Offline
Blumenau está fora do campeonato catarinense de basquete feminino adulto em 2017
31/03/2017 21:49 em Basquete

 

 

Na tarde desta quinta-feira (30), foi realizada a Reunião Técnica da FCB (Federação Catarinense de Basketball), em Florianópolis, onde foi definido o calendário de 2017 do Basquete Catarinense. O fato que chamou a atenção de todos foi a não participação da equipe de Blumenau, na edição de 2017 do estadual feminino adulto. Atual vice-campeã do estadual, Blumenau representou Santa Catarina na Liga Nacional nesta temporada, além de ser o maior campeão da competição com 14 títulos catarinenses, em 21 edições.

 

O motivo: Blumenau não apresentou condições de disputar o estadual nas categorias sub 17 e sub 19, o que para esta temporada, foi uma das exigências da Federação, para estar apto a disputar o adulto. O técnico da equipe de Blumenau, João Almeida Camargo Neto, comentou a alteração no regulamento da competição: "prevaleceu a alteração no regulamento deste ano, e vamos continuar nosso trabalho de base, fortalecer ainda mais nosso trabalho no sub 12, sub 13 e sub 15 e outro desafio nosso é o Jogos Abertos, estes são nossos desafios neste ano".

 

 

O presidente da Associação de Pais das atletas do Vasto Verde, Péricles, salientou que mesmo não jogando o estadual, a equipe adulta do Vasto Verde não pára: "É uma pena, mas vamos continuar com a nossa base, mais a equipe adulta do feminino em Blumenau não para, vamos montar uma equipe universitária, para disputar os jogos universitários, haja visto que o regulamentos nos impede de disputar o estadual".

 

 

A competição no naipe feminino será realizada com cinco (5) equipes: Chapecó (atual campeã), Ginástica Joinville (4º lugar 2016), Salesiano Itajaí, ABASMO (São Miguel do Oeste) e ADIEE (Florianópolis). A quantidade de equipes para o ano de 2017, não agradou em nada o presidente da FCB, Oscar Archer, que comentou o baixo números de equipes: "Me pergunto, há 25 anos, o que acontece com o basquete feminino, a nível Brasil. Ele está em uma decadência e uma descendência terrível, e a gente não consegue entender, por que, esta tão difícil fazer basquete feminino".

 

Em relação a não participação de Blumenau, Oscar disse se sentir decepcionado, pelo fato: "o que mais me surpreendeu foi ver equipes, que fizemos investimentos, que foram feitos para estar em uma Liga Nacional, um basquete que sempre teve presente com adulto, base, não ter uma equipe de 17 anos para jogar o adulto, isto infelizmente foi o fim da picada, para mim federação, fiquei horrorizado e decepcionado".

 

O campeonato terá início em Julho e irá até Outubro, com todos jogando contra todos, em turno e returno, com as quatro primeiras equipes passando a próxima fase.

 

Catarinense Masculino contará com 14 equipes

 

O campeonato masculino terá a participação de 14 equipes, divididas em três (3) chaves, duas com cinco equipes e uma com quatro equipes. As equipes da Liga Ouro serão cabeça de Chave, assim a APAB Blumenau ficou na Chave B, junto com ABLUJHE (Joaçaba), AJAB (Jaraguá do Sul), Projeto Escola Basquete (Rio do Sul) e ADFT (Tubarão).

 

A fórmula de disputa terá em torno de 75 a 78 jogos em um total, com a equipe chegando a título podendo jogar de 12 a 17 jogos, números que agradam o presidente da FCB Oscar Archer, “ Vamos fazer as três chaves, distribuir as equipes de ponta como cabeças de chave, colocar aqueles intermediários mais bem distribuídos até regionalmente e os novos que estão chegando para equilibrar junto aos medianos, para que pelo menos este confronto ser interessante entre eles ”.

 

A grande novidade fica para a próxima temporada, a divisão da categoria masculina em duas divisões, a primeira com as oito melhores equipes ranqueadas em 2017, a segunda divisão com as seis piores equipes neste estadual, podendo somar com outras equipes que queiram ingressar no certame em 2018. 

 

O campeonato terá início em Julho e irá até Outubro, nas chaves com cinco equipes, passam as três melhores, na chave com quatro equipes, os dois melhores colocados irão as semifinais. 

 

 

Texto e fotos: Róbson Sidral.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!