Offline
Lançamento do livro "ALEX CORAÇÃO AMERICANO - O CAMPEÃO DO JOGO LIMPO".
23/05/2017 09:55 em Futebol

 

 

Obra escrita por Silvio Kohler será lançada em Blumenau no dia 3 de Junho

 

Mais que uma homenagem, o livro é um documento do melhor tempo do futebol Brasileiro. Quando só o Brasil era Tricampeão Mundial e, quando sobravam craques pelos gramados do país. Foi nesse tempo - décadas de 60 e 70 - que Alex jogou e foi dos que mais jogou, no Maracanã com a camisa do América. Desejado pela Seleção Alemã, naturalizou-se Brasileiro a pedido da CBD (sucedida pela CBF), convocado por João Saldanha (ao lado dos colegas de America Edu e Zé Carlos), acabou ficando entre os 17 (dos quarenta convocados) que não embarcaram para o México. Opção de Zagalo, que acabou tendo que improvisar um volante (Piazza) na zaga, ao lado de Brito. Isso e muito mais, em "Alex Coração Americano - O campeão do jogo limpo." 

 

Venha ao Olímpico em 3 de Junho. Esperamos você.

 

Data: 3 de Junho 

A partir das 16:00 Horas 

Local: Grêmio Esportivo Olímpico - Blumenau.

 

 

 

Um pouco da trajetória de Alexandre Kamianecky

 

Alexandre Kamianecky, ou simplesmente Alex, nasceu em Hannover, Alemanha, no ano que a Segunda Guerra Mundial terminou. Foi um zagueiro-central tido como referência no futebol brasileiro, pela alta técnica e disciplina exemplar.

 

Defendeu o América do Rio por mais de 12 anos, atuando em 673 jogos entre 1967 e 1979. Naturalizado brasileiro, integrou a lista dos 40 pré-convocados para a Copa de 1970, mas inexplicavelmente foi cortado, não indo ao México. Também teve a chance de ter ido à Copa de 1974, mas também, de modo inexplicável, não foi convocado.

 

Pelo seu espírito de liderança, Alex também foi capitão do time por praticamente toda sua carreira no América. Apesar de inúmeras propostas para se transferir para outros grandes clubes do Brasil, o camisa 3 rejeitou a todas, querendo permanecer no seu time de coração. Pelo clube alvi-rubro conquistou a Taça Guanabara em 1974, num grande time que ainda constavam Edu Coimbra, irmão de Zico, e outros craques como Ivo Wortmann, Bráulio e Orlando Lelé.

 

Em sua admirável carreira, enfrentou mega-craques como Pelé, Zico, Jairzinho e Rivelino, contudo jamais machucou um colega de profissão, primando pela lealdade.

 

Ganhou o Prêmio Belfort Duarte em agosto de 1977, o qual é concedido pela Confederação Brasileira de Futebol a atletas de futebol que tivessem em suas respectivas carreiras ao menos duzentos jogos oficiais sem sofrer expulsões ao longo de no mínimo dez anos, algo inimaginável para um defensor. Bem como jamais machucou um colega de profissão, também jamais sofreu uma contusão séria em sua carreira, ficando fora por um tempo por um problema de hepatite.

 

No ano de 1980, Alex transferiu-se para o Sport Recife e depois jogou no América FC de Natal conquistando o título. Em 1981 foi campeão maranhense pelo Moto Club de São Luís. Em 1982, encerrou sua brilhante carreira no São Cristóvão. Uma das cláusulas que Alex quis que constasse em seu contrato com outros clubes foi a de que jamais enfrentaria o América. Foi imortalizado na Calçada da Fama do Estádio do Maracanã.

 

Texto inicial: facebook de Silvio Kohler

Resumo da carreira de Alexandre Kamianecky por: Ricardo Lkhz (http://br.blastingnews.com/)

Fotos: Jorge Eduardo (https://www.facebook.com/profile.php?id=100004854240040&pnref=story) e 

Silvio Kohler (https://www.facebook.com/silvio.kohler.988)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!