Offline
SC É VICE-CAMPEÃ DAS PARALIMPÍADAS COM 94 MEDALHAS
27/11/2017 12:40 em Esportes Olímpicos

 

 

Santa Catarina repetiu o feito do ano passado e sagrou-se vice-campeã geral das Paralimpíadas Escolares 2017 nesta sexta-feira, 24, em São Paulo. Os catarinenses somaram no total 381 pontos contra 458 de São Paulo, primeiro lugar. O Distrito Federal fechou sua participação em terceiro lugar com 379.

 

Oficialmente o time Santa Catarina conquistou, no total, 94 medalhas sendo 47 de ouro, 35 de prata e 12 de bronze. Foram 18 medalhas a mais em relação a 2016, cujo quadro final foi de 76 medalhas.

 

Nem todas as medalhas entraram para a pontuação oficial, já que o regulamento determina que para entrar no cômputo geral a prova tem que ter pelo menos cinco representantes de estados diferentes. 

 

Atletismo e natação, com o maior número de atletas, foram os destaques. No atletismo Santa Catarina conquistou 40 medalhas: 17 de ouro, 17 de prata e 6 de bronze, ficando em quinto lugar na classificação geral. 

 

Já na natação os catarinenses arremataram 40 medalhas sendo 26 de ouro, 9 de prata e 5 de bronze, fechando a participação com o vice-campeonato.

 

Outros destaques foram a bocha paralímpica, campeã geral com um ouro e duas pratas; o tênis de mesa com o terceiro lugar com três de ouro, uma prata e três bronze; além tênis cadeira de rodas com 1 ouro e duas pratas e o terceiro lugar na classificação geral.

 

O basquete em cadeira de rodas ficou em terceiro lugar na classificação geral e o goallball fechou sua participação em sétimo lugar. O judô catarinense teve apenas um representante e conquistou uma medalha de ouro.

 

A delegação catarinense foi composta por 130 pessoas entre técnicos, dirigentes e atletas. As competições começam na quarta-feira, 24, com as modalidades de atletismo, bocha paralímpica, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, goalball, judô e futebol de sete.

 

Promovida pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, a competição reúniu cerca de 1000 atletas de todo o Brasil com idade entre 12 a 17. A delegação catarinense foi gerenciada pelo Governo de Santa Catarina, por intermédio da Fesporte.

 

 

 

Blumenau contribui com 18 conquistas!

 

Os atletas do Programa Paradeporto Escolar de Blumenau conquistaram 18 das 94 medalhas obtidas pela delegação de Santa Catarina. Foram quatro ouros, oito pratas e seis bronzes.

 

O resultado supera a participação em 2016, quando foram conquistadas 14 medalhas. “Novamente fomos a maior equipe a integrar a delegação estadual, com 20 atletas e cinco técnicos e estamos muito felizes com as conquistas dos nossos alunos”, observa a diretora do Paradeporto, Giselle Margot Chirolli.

 

Além das premiações, outro fato muito comemorado foi a convocação da atleta Isabelle Garcia Velásquez para realizar um treinamento com a Seleção Brasileira de Natação durante os meses de janeiro e fevereiro do ano que vem. “Nosso desempenho demonstra a eficácia do trabalho realizado com esses jovens”, destaca Giselle.

 

O Programa Paradesporto atende mais de 300 crianças por mês, com dez modalidades e mais de 60 polos em toda a cidade. A Prefeitura disponibiliza transporte e 27 professores para desenvolver este trabalho, por meio da Secretaria de Educação (Semed).

 

Texto: Antonio Prado e Aline Franzoi Santos Fleith

Fotos: Antonio Prado

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!