Offline
2ª rodada do Brasileiro da Série D
20/06/2016 21:11 em Futebol

 

 

Em jogo equilibrado e bem movimentando, com uma estratégia muito inteligente, mesmo com nove jogadores em campo, Ituano consegue segurar a pressão e acaba vencendo o Metropolitano.

 

Por: Daniel Charles. 

 

No último sábado, dia 18, Metropolitano e Ituano mediram forças em jogo válido pela segunda rodada do grupo A17 do Campeonato Brasileiro da Série D. Melhor para o 'galo de itú' que, mesmo numericamente com dois jogadores a menos, acabou vencendo a partida com gols de Marcão aos 5 e Claudinho aos 40 minutos, ambos na segunda etapa.

 

Resumo

O primeiro tempo teve em um contexto geral um equilíbrio muito grande, com boas chances para ambos os lados. Di Maria por parte do Metropolitano, e Marcão pelo lado do Ituano foram os responsáveis pelas jogadas de maior perigo. Apesar de algumas boas chances, ambas as equipes não conseguiram abrir o placar. Antes do intervalo, Naylhor foi expulso e o time paulista ficou com um jogador a menos.

 

Mesmo em desvantagem numérica, quem abriu o placar na segunda etapa foi o Ituano. Marcão cobrou faltou e contou com um desvio no meio do caminho para fazer 1 a 0. Depois do gol sofrido o Metropolitano até que tentou, mas faltou calma, tranquilidade e principalmente organização. Aos 31 minutos Igor também foi expulso. Mesmo com dois jogadores a menos o Ituano ampliou o placar aos 40 minutos: Claudinho aproveitou que o goleiro Dida foi ao ataque tentar o empate no escanteio. Após a cobrança, a defesa do Ituano afastou e Claudinho de forma inteligente e estando muito bem posicionado recebeu a bola e depois de linda jogada individual deu números finais a partida.

 

 

Analise tática e comentários finais:  

Meio que na base da empolgação o Metropolitano até que tentou. O clube verde da cidade de Blumenau começou a partida tentando impor seu ritmo, mas caiu de produção na segunda etapa. Além de passar por problemas técnicos e táticos como já esta previsto, destaco também a falta tranquilidade e o preciosismo da equipe, que mesmo com dois jogadores a mais, não foi inteligente o suficiente para se aproveitar da vantagem numérica. Exemplo claro disso é o lance do segundo gol, onde além de haver uma falha de cobertura e posicionamento, houve uma falha muito grande comunicação. Do outro lado o organizado e perigoso Ituano, comandado pelo inteligentíssimo Tarcísio Pugliese, mostrou porque é o grande favorito do grupo. Mesmo numericamente com dois jogadores a menos, conseguiu sair das adversidades e estrategicamente de forma inteligente acabou vencendo a partida. Tarcísio Pugliese veio com a proposta de jogar nos erros dos Metropolitano, e de forma eficiente conseguiu atingir seu objetivo, através de um modelo de jogo e um sistema tático bem interessante. O 'galo de Itú' veio posicionado no 4-4-2 em linha. Desde o início do jogo, os jogadores do Ituano mostraram uma aplicação tática muito grande e mesmo depois de estar em desvantagem numérica a equipe conseguia diminuir espaços, compactar a marcação, acertar a cobertura e a recomposição.   

Além de mostrar um sistema defensivo solido o Ituano mostrou efetividade em termos ofensivos. Destaco individualmente a dupla Simião e Claudinho que mostram uma versatilidade muito grande. Ambos jogadores além de serem implacáveis na marcação, dando uma sustenção ao sistema defensivo, ofensivamente conseguiram efetuar boas saídas de bola e apoiar o ataque com inteligência. Eles foram fundamentais e determinantes no esquema de Tarcísio Pugliese.   

 

Ficha Técnica – Metropolitano 0 X 2 Ituano

Data: 18/02/2016

Local: SESI - Blumenau (SC)

Árbitro: Carlos Eduardo Nunes Braga (RJ), auxiliado por Johnny Barros de Oliveira (SC) e Carlos Felipe Schmidt (SC)

Cartões:

Amarelos: 

Metropolitano-SC: Léo Maringá, Elber

Ituano-SP: Guly, Igor

Vermelhos: 

Ituano-SP: Naylhor, Igor

Gols

Ituano-SP: Marcão 5' 2T, Claudinho 40' 2T

 

Escalações: Metropolitano: Dida;Bruno Santos, Maurício, Ricardo e Juninho; Elber (Beto), Luis Felipe, Léo Maringá (Bruninho) e Mucuri (Eder); Radsley e Di María.

Técnico: Cesar Paulista

Ituano: Fábio; Arnaldo (Pacheco), Naylhor, Luiz Felipe e Peri; Guly, Simião e Igor; Claudinho, Marcão (Rafael Martins) e Aloísio (Léo).

Técnico: Tarcísio Pugliese

 

PRÓXIMOS JOGOS

As duas equipes voltam a campo no próximo final de semana para a disputa da terceira rodada. Às 16h do sábado, o Metropolitano enfrenta o Maringá no Sesi, em Blumenau. No domingo, o Ituano enfrenta Caxias, às 15h.

  

 

Crédito das fotos: Sidnei Batista/Metropolitano

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!