Offline
Chapecó derrota o Vasto Verde/Blumenau e conquista o título estadual pela 1ª vez
08/10/2016 22:37 em Basquete

 

 

Entre 2011 e 2015 as duas equipes se encontraram em 11 finais de competições estaduais. E nas 11 vezes o resultado foi sempre o mesmo: vitória de Blumenau. Neste sábado (8) foi escrito mais um capítulo dessa recente rivalidade, só que desta vez com um final diferente. Depois de perder 3 finais de Taça FCB, 4 finais de JASC e 4 finais da Campeonato Estadual, Chapecó 'quebrou a escrita', derrotou Blumenau por 57 a 51, e se sagrou Campeã Catarinense pela 1ª vez na sua história.

 

 

O Campeonato Catarinense de Basquete Feminino de 2016 reservou para a última rodada do quadrangular final em Chapecó momentos emocionantes. Na primeira partida da tarde Rio do Sul derrotou Joinville e conquistou o Bronze numa virada espetacular. Já na partida que valia o título, o Clube de Basquete Chapecó teve uma ótima apresentação e quebrou um incômodo jejum que já durava algumas temporadas. As parciais por período:

1º quarto, Chapecó 11x10

2º quarto, Chapecó 17x11

3º quarto, Chapecó 12x12

4º quarto, Blumenau 18x17 (Final, C.B. Chapecó 57x51 Beagle/Uniasselvi/FMD/Motors by Péricles/Zeus do Brasil/Vasto Verde de Blumenau).

 

 

A cestinha da partida foi a pivô Glenda, de Chapecó, que anotou 22 pontos. Também se destacaram Fran, com 11 pontos e Mel com 9. Pelo lado da equipe blumenauense, a pivô Fernanda marcou 14 pontos, Mariana 13 e três jogadoras marcaram 5 pontos cada: Patrícia, Roberta e Carina.

 

 

O time de Chapecó veio pra quadra com uma tática que, humildemente durante a transmissão demos a alcunha de 'suicida'. As atletas exerciam uma marcação muito forte, dobrando todo o tempo, e sem bem agressivas (tudo dentro do limite da lealdade). Era visível que não seria possível suportar esse ritmo durante os 40 minutos. Mas, enquanto as meninas conseguiram aguentar, essa tática deu certo, pois Chapecó liderou o placar e começou a abrir vantagem. Blumenau ainda reagiu, mas terminou o 1º quarto perdendo por um ponto. O técnico Camargo de Blumenau estava visivelmente irritado e a todo momento procurava orientar suas jogadoras e fazia várias mexidas na equipe. O jogo de pivôs não estava funcionando e os arremessos da zona morta e também da linha de 3 teimavam em não cair. Chapecó mantinha sua defesa agressiva e venceu a parcial por 17 a 11, indo pro intervalo com uma diferença de 7 pontos.

 

Blumenau esboçou uma reação no início do 3º quarto, que logo foi freada por Chapecó. As comandadas da técnica Aline Wonsick vibravam em cada lance e ainda contavam com o apoio que vinha dos mais de 200 torcedores presentes na arquibancada do Ginásio Ivo Silveira. O Vasto Verde alternava bons e maus momentos e o período terminou empatado em 12 a 12. Assim, a vantagem de 7 pontos construída no primeiro tempo se manteve.

 

 

Faltando 10 minutos pro final, a equipe de Chapecó demonstrava alguns sinais de cansaço e as chances começaram a aparecer pra Blumenau. Só que infelizmente as meninas do time blumenauense não conseguiam engatar uma sequência de pontos e seguiam com baixo aproveitamento no ataque. O tempo ia passando e a inédita conquista se aproximava de Chapecó. Blumenau não conseguiu reagir e assim que o cronômetro zerou a emoção tomou conta das atletas de Chapecó. Elas eram campeãs estaduais, pela primeira vez na história do clube. Alguns familiares invadiram a quadra, a técnica Aline tomou um banho de água mineral, e depois da entrega de troféus e medalhas, todas deram a volta olímpica. 

Em reportagem ao fim da partida, a técnica Aline Fagundes Wonsick, mostrou sua alegria.

 

 

 Destaque da equipe da casa, a armadora Fran, falou após a conquista: 

  

 

Chapecó venceu com Glenda (22 pontos), Fran (11), Mel (9), Lissandra (7) e Angela (3). Vieram do banco: Ana Paula, Eduarda, Josiane (2), Kauana, Nathalia e Renata (2). Técnica Aline Fagundes Wonsick.

 

Blumenau, que disputou sua 19ª final em 21 edições de Campeonato Catarinense (14 títulos e agora 5 vices) perdeu com: Fernanda (14 pontos), Mariana (13), Patrícia (5), Jaqueline (2) e Carina (5). Vieram do banco: Isabela (3), Roberta (5), Joana, Sabrina (2), Jéssica (2) e Aline. Técnico João Almeida Camargo Neto.

A ala Patricia, lamentou a derrota da equipe blumenauense. 

Confira a entrevista do técnico Camargo, da equipe do Vasto Verde Blumenau. 

 

 

 

Glenda, pivô de Chapecó, terminou como Cestinha do Campeonato com 186 pontos anotados ao longo dos 9 jogos que Chapecó venceu na competição. 

 

 

Ao final da partida, o presidente da Federação Catarinense de Basketball, Oscar Archer, fez uma análise da competição: 

 

A Rádio Web Esportiva transmitiu 4 dos 6 jogos do Final Four e assim completou (até o momento) 18 transmissões no Campeonato Catarinense (7 jogos masculinos e 11 femininos).

E vem mais por aí: a partir de 20/10 a RWE estará em Joaçaba, acompanhando o triangular semifinal que vai reunir o time da casa, Joinville e a Apab/Blumenau. Estas 3 equipes disputarão duas vagas no Final Four, no começo de novembro. 

 

Final Four Campeonato Catarinense de Basquete Feminino (Ginásio Ivo Silveira - Chapecó)

06/10 – Quinta- Feira

Vasto Verde 83x24 Projeto Escola Basquete/FMD Rio do Sul

C.B. Chapecó 54x35 Sociedade Ginástica Joinville/FELEJ 

 

07/10 – Sexta- Feira

Vasto Verde 89x36 Sociedade Ginástica Joinville / FELEJ

C.B. Chapecó 75x28 Projeto Escola Basquete/FMD Rio do Sul

 

08/10 – Sábado

Sociedade Ginástica Joinville/FELEJ 54x62 Projeto Escola Basquete/FMD Rio do Sul

C.B. Chapecó 57x51 Vasto Verde 

 

 

 

 

 

Texto e fotos: Juliano Russi.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!