Offline
Na Prancheta, por Daniel Charles! (nr. 6)
14/10/2016 21:25 em Futebol

 

 

Deu Urubu! Flamengo vence o Fluminense, em clássico marcado por polêmica.

 

O Flamengo derrotou o Fluminense por 2 a 1, em partida disputada na noite desta quinta-feira, no Estádio Raulino de Oliveira. Com a vitória o Rubro-Negro carioca chegou aos 60 pontos, apenas um a menos que o líder Palmeiras.

Já o Fluminense segue com 46 pontos e ocupa a sexta posição na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro. 

Próximos jogos: na próxima rodada, o Fluminense vai enfrentar o São Paulo, em Edson Passos. O Flamengo vai visitar o Internacional, no Beira-Rio.

 

Resumo da partida:

A partida teve em um contexto geral, um equilíbrio muito grande, com boas chances para ambos os lados, porém, com o Flamengo mais objetivo e eficiente. Aos 11 minutos o Flamengo marcou o primeiro gol. Diego bateu falta, Rever se chocou com o goleiro Julio Cesar e a bola sobrou para Leandro Damião. William Matheus tentou cortar, mas a bola acabou nas redes tricolores. Os tricolores reclamaram muito de falta no lance, mas a arbitragem confirmou o gol.

Depois do gol e das reclamações o Fluminense partiu para buscar o gol do empate, mas bem postado em seu sistema defensivo, o Flamengo não permitiu que a pressão tricolor se refletisse no placar. Numa das poucas chances de empatar a partida ainda no primeiro tempo, Wellington Silva aos 30 minutos ganhou na corrida de Fernandinho e cruzou, a zaga se atrapalhou e a bola acabou sobrando para Marcos Junior que bateu por cima, desperdiçando boa chance. Mais reativo e armado estrategicamente para jogar nos contra ataques, o Flamengo teve uma chance claríssima de ampliar o marcador. Diego bateu falta, Júlio César deu rebote e Leandro Damião, livre na área, conseguiu mandar para fora. 

O segundo tempo começou com a mesma intensidade do primeiro tempo. E, logo no primeiro minuto, o Fluminense marcou o gol do empate. Gustavo Scarpa cruzou, Cícero ajeitou de cabeça e Marcos Junior bateu para deixar tudo igual.

Mas não deu nem tempo de comemorar. Aos oito minutos o Flamengo voltou a ficar na frente do placar. Pará cruzou da direita, Wellington Silva falhou e Fernandinho, livre, teve calma para colocar a bola nas redes. 

Depois do 20 minutos, o aspecto físico pesou e a intensidade foi diminuindo gradativamente. 

Atrás do marcador o técnico Levir Culpi decidiu colocar o meia Marquinho e o atacante Magno Alves nas vagas de Pierre e Marcos Júnior, deixando o tricolor altamente ofensivo. O Flamengo jogava nos erros do Fluminense.

Confusão: aos 39 minutos, Gustavo Scarpa cobrou falta da esquerda e o zagueiro Henrique cabeceou para empatar. O lance chegou a ser invalidado depois que o assistente marcou impedimento, mas depois de conversa com o árbitro, o gol foi confirmado. Depois da confirmação, o time rubro-negra cercou a arbitragem para reclamar de irregularidade no lance. Até os reservas entraram para protestar e a PM precisou entrar em campo para proteger o trio de arbitragem.

O jogo ficou interrompido durante oito minutos até que o juiz decidiu mudar novamente de posição e invalidou o gol, gerando revolta entre os tricolores.

Nos acréscimos, o Fluminense quase marcou o gol do empate, mas o goleiro Alex Muralha salvou o Flamengo com grande defesa em desvio de Wellington Silva, após chute de Wellington.

 

Tática e Estratégia: um jogão com muita riqueza de conceitos dos dois lados e muita intensidade. O Flamengo veio posicionado no seu 4-2-3-1 tradicional, com Alan Patrick por dentro articulando as jogadas e com Leandro Damião centralizado. Por alguns momentos a estratégia rubra negra funcionou, Fernandinho e Diego sempre dobrando pelos lados e nunca acompanhando laterais, mas fechando a linha defensiva do meio-campo e ocupando espaços. Já o Fluminense, diferentemente do Flamengo, é um time que jogou no 4-1-2-3 com 3 atacantes agudos de muita velocidade. Quando se defendia, formatava o sistema para um 4-3-3, recuando um pouco mais Cicero e Gustavo Scarpa. A estratégia do tricolor era clara: propor o jogo em profundidade. Porém, o Flamengo durante quase todo o jogo conseguiu marcar de forma compacta sem eficiência nenhuma. Aliás, Willian Matheus e Wellington Silva erraram demais. 

 

DESTAQUES:

Muralha – O goleiro do Flamengo mostrou porquê é goleiro de nível de seleção e fez pelo menos três boas defesas, e mais uma vez apresentou uma atuação muito segura.

Fernandinho – Além de marcar o gol da vitória, taticamente teve papel fundamental na movimentação e criação de espaços.

DEIXOU A DESEJAR:

William Matheus – Mais uma vez o lateral esquerdo do tricolor teve um alto percentual de errou de passes, além de defensivamente cometer alguns erros de cobertura e posicionamento. 

 

Análises e comentários finais: objetividade e eficiência! São essas as duas palavras que eu defino como preponderantes na vitória do Flamengo.  

 

Vale a pena destacar: o Fluminense passou por um processo reconstrução durante a temporada. Levir Culpi inteligentemente conseguiu ter critério, discernimento e foco, vencendo adversidades, além ter conseguido dar um padrão de jogo com regularidade a esta equipe. Outro fato interessante é que o Fluminense é uma equipe formada por jovens jogadores, mas que estão mostrando através de processo de evolução uma grande maturidade partida após partida.

 

Ficha TécnicaFLUMINENSE 1 X 2 FLAMENGO

FLUMINENSE: Júlio César, Wellington Silva, Gum, Henrique e William Matheus; Pierre(Marquinho), Cícero, Gustavo Scarpa e Wellington; Marcos Junior(Magno Alves) e Richarlison. Técnico: Levir Culpi

FLAMENGO: Alex Muralha, Pará, Réver, Rafael Vaz e Jorge; Márcio Araújo, Willian Arão, Alan Patrick(Everton) e Diego; Leandro Damião(Emerson Sheik)e Fernandinho(Marcelo Cirino). Técnico: Zé Ricardo

Local: Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ)

Data: 13 de outubro de 2016 (Quinta-feira)

Árbitro: Sandro Meira Ricci (Fifa-SC)

Assistentes: Emerson Augusto de Carvalho (Fifa-SP) e Marcelo Carvalho Van Gasse (Fifa-SP)

Público: 9008 pagantes

Cartão Amarelo: Wellington Silva, Gustavo Scarpa(Flu); Alan Patrick, Jorge, Marcelo Cirino(Fla)

GOLS: Leandro Damião, 11min do 1ºT; Marcos Junior, 1min, Fernandinho, 8 do 2ºT

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!