Offline
56ª edição do JASC está momentaneamente sem sede
19/10/2016 09:36 em JASC

 

 

A RWE (Rádio Web Esportiva) está veiculando há mais de 20 dias uma série de matérias diárias no site + áudios na programação sobre os Jogos Abertos de SC, numa espécie de 'contagem regressiva', contando alguns fatos históricos, resumos das modalidades, relação de campeões e demais curiosidades. Hoje, originalmente, o texto programado seria o do Remo. Mas, faltando 23 dias para a data original do evento, a notícia que precisa ser publicada é a da desistência de Tubarão em receber os JASC. Nosso papel não é julgar os motivos, até porque nos parecem mais do que justificáveis. De todo modo, abaixo um 'compilado' sobre o ocorrido e, tão logo tenhamos uma definição oficial, publicaremos no site e também nas redes sociais.

 

Na tarde desta terça-feira (18), o prefeito Olavio Falchetti anunciou a desistência oficial de Tubarão em sediar os Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC), que aconteceriam na Cidade Azul entre os dias 11 e 19 de novembro.

 

O forte vendaval que abateu a cidade no último domingo foi o principal fator para que o município abrisse mão de sediar o evento deste ano. "Seria uma oportunidade ímpar para a cidade sediar este evento, porém tivemos vários danos nas escolas que serviriam de alojamentos para as delegações, e não teríamos tempo hábil para as reformas necessárias e infelizmente tivemos de tomar esta decisão", lamentou o diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura e Esporte, José Acco Jr.

 

Além dos danos em parte dos equipamentos esportivos provocados pelo temporal do final de semana, a falta do repasse pelo governo dos recursos referentes ao convênio assinado com o município sede, num total de R$ de 1 milhão e 600, também foi um fator decisivo. Combinadas, estas duas situações acabaram por inviabilizar competição que estava programada para 11 a 19 de novembro. Os equipamentos esportivos mais comprometidos são os destinados ao tênis, à natação, à ginástica e às lutas, no Clube de Campo, Clube 29 de Maio e dois ginásios da Unisul.

 

Augusto Ittner (Jornal de Santa Catarina) conversou com o presidente da Fundação Municipal de Desportos (FMD) de Blumenau, João Sendeski. Segundo ele, não houve qualquer sondagem da Fesporte até o momento. E Blumenau poderia receber o evento, desde que seja após o fim do ano letivo.

 

Na sua conta no twitter, na manhã desta quinta-feira, o jornalista Mário Luiz Medaglia (‏@medaglialuiz) postou: 

"Governo do Estado ainda não se manifestou sobre o cancelamento dos Jogos Abertos em Tubarão. Pres da Fesporte alega q não foi foi comunicado".

 

 

O jeito é aguardar. Além dos JASC, a 16ª edição da Olesc também está sem sede. Palhoça desistiu de receber o evento que está marcado para iniciar em 26 de novembro. Os Joguinhos Abertos, encerrados no último sábado, também estiveram por um fio. Caçador 'declinou' e depois voltou atrás. E agora a incerteza paira sobre os JASC: as datas serão mantidas? Será postergado? Será cancelado, como foi em 1983 e 2008? Aguardaremos.

 

Texto: Prefeitura Municipal de Tubarão c/ adendos de Mário Luiz Medaglia (http://ndonline.com.br/), Augusto Ittner (Jornal de Santa Catarina) e Rodrigo Santos, com montagem de Juliano Russi

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!