Offline
JASC, matérias especiais por modalidades: O destaque hoje é o Taekwondo
24/10/2016 21:47 em JASC

 

 

Taekwondo ou Tae kwon do é uma arte marcial que foi criada, pelo general sul-coreano Choi Hong Hi, em 11 de abril de 1955. Nas Olimpíadas de Seul (1988), o Taekwondo tornou-se um esporte olímpico de exibição. Nos Jogos Olímpicos de Sydney (Austrállia), em 2000, tornou-se um esporte olímpico oficial.

Em coreano a palavra taekwondo possui o seguinte significado: caminho dos pés e das mãos através da mente. Apesar de ser uma luta, possui, assim como quase todas as artes marciais, uma filosofia que consiste na valorização da perseverança, integridade, auto-controle, cortesia, respeito e lealdade.

 

Chegada ao Brasil: O Taekwondo chegou ao Brasil em 1970, através do mestre Sang Min Cho.

Proteção: Os praticantes deste esporte devem utilizar equipamentos de proteção com o objetivo de não ocorrer ferimentos em função dos golpes. Os equipamentos de proteção servem para proteger a cabeça, o tórax, região genital e as pernas. A vestimenta usada, geralmente na cor branca, chama-se dobok.

 

Competições: Uma luta de taekwondo entre faixas-preta ocorre em 3 rounds de 3 minutos cada. Já para os praticantes de faixas coloridas, a luta pode durar de 2 a 3 rounds, também de 3 minutos cada.

 

Regras principais:  

- Não é permitido agarrar, socar no rosto, atingir abaixo da linha de cintura ou empurrar adversário (estas práticas fazem o lutador perder pontos);

- Vence o lutador que conseguir provocar num nocaute (queda do adversário sem que ele apresente condições de continuar a luta). Se esta situação não ocorrer até o final da luta, vence quem obtiver um maior número de pontos, que são conquistados através dos golpes.

 

Fonte: http://www.suapesquisa.com/educacaoesportes/taekwondo.htm

 

Essa arte marcial que virou categoria olímpica há apenas 16 anos nos jogos de Siney, na Austrália, busca o seu devido lugar. Em Santa Catarina, a modalidade entrou para os Jogos Abertos (Jasc) na 48ª edição, em 2008, realizada nas cidades de Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros e Timbó. E isso só foi possível após um “estágio probatório” de três anos. A partir de 2011 o Taekwondo passou a contar pontos para a classificação geral.

 

Histórico:

 

MASCULINO

Itajaí = 3 títulos (atual bicampeão)

Florianópolis = 2

TOTAL = 5 edições

 

Campeões e vices por ano

2011 Fpolis Itajaí

2012 Itajaí Chapecó

2013 Fpolis Itajaí

2014 Itajaí São Bento do Sul

2015 Itajaí Chapecó

 

FEMININO

Itajaí = 2 títulos (atual bicampeão)

Florianópolis = 2

Chapecó = 1

TOTAL = 5 edições

 

Campeões e vices por ano

2011 Fpolis Blumenau

2012 Fpolis Chapecó

2013 Chapecó Blumenau

2014 Itajaí Chapecó

2015 Itajaí Chapecó

 

Extraído de fesporte.sc.gov.br (montagem de Juliano Russi)

 

Como foi no ano passado:

 

TAEKWONDO INICIA COM ATLETAS DE ALTO NÍVEL

 

Desde que estreou nos Jogos Abertos de Santa Catarina em 2011, o taekwondo reúne atletas de alto nível. Esse ano, em Joaçaba, estão quatro nomes da Seleção Brasileira Adulta da modalidade. Destaque para as lutadoras do feminino, Alessandra Trevisan, de Florianópolis, e Talisca Reis, que compete por Itajaí. Ambas têm chances de conseguir uma vaga na Olimpíada 2016.

Natural de Rondônia, Talisca, 26 anos, disputa os Jasc pelo segundo ano e já tem uma medalha de ouro. Mesmo sendo atleta de Seleção, ela valoriza a competição estadual. “Disputo os Jogos Abertos de São Paulo e de Santa Catarina e acho incrível. Há uma dedicação enorme das equipes e é um evento que ajuda a revelar novos talentos”, afirma.

 

Nos Jasc, Talisca compete na categoria até 54Kg. Já na seletiva olímpica, em janeiro, ela disputa uma vaga na categoria até 49Kg. “Espero estar no Rio de Janeiro em 2016 para realizar o sonho de disputar os Jogos Olímpicos”, complementa a atleta, conhecida como a “musa do taekwondo”.

No masculino também são dois atletas de Seleção Brasileira, Breno Pinheiro e Jhonatan Luiz dos Santos, ambos representantes de Itajaí.

 

ITAJAÍ FORTALECE A BASE E FORMA CAMPEÕES NO TAEKWONDO

 

A delegação de Itajaí se destacou ao conquistar todos os troféus das artes marciais nos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc). E depois do judô e do karatê, a última vitória veio na tarde desta quarta-feira no taekwondo, disputado no Colégio São Francisco, em Luzerna. Itajaí ficou em primeiro lugar no feminino e no masculino, tendo Chapecó como vice em ambos os naipes e Blumenau em terceiro entre as mulheres e Navegantes entre os homens.

E tantas vitórias não caíram do céu. Tudo isso é fruto de um trabalho que inicia ainda na base, investindo em apostas que, de fato, dão resultado e formam campeões. É o que acontece com atletas como Leonardo Teixeira, de 21 anos, Natana Caurio, 18.

Nos Jasc, Leonardo, que já havia sido medalhista na edição de 2011, em Criciúma, ficou com o bronze na categoria 54 quilos. Natana, por sua vez, conquistou o ouro na categoria 68 quilos e incrementou ainda mais o seu já admirável currículo, com títulos como o de campeã dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina, campeã brasileira adulto, campeã brasileira interclubes, campeã dos Jogos Regionais de São Paulo e vice-campeã brasileira sub 21.

 

Muito mais que habilidade, é necessário ter caráter e ser bom estudante

 

Todo esse trabalho é coordenado por um casal respeitado no taekwondo catarinense: os mestres Lenoir de Oliveira e a esposa dele, Volnete Fornara. Os treinamentos, associados à disciplina e à organização, levam os alunos da escolinha a se tornarem atletas de alto nível, almejando conquistas cada vez maiores.

“O taekwondo é uma modalidade olímpica desde 1992, em Barcelona. Nosso projeto para atletas como o Leonardo e a Natana é a Olimpíada de 2020, em Tóquio. E isso se faz com treinos, intercâmbio, experiência, títulos e ranking”, diz o professor Lenoir.

Aos atletas é exigido muito mais que lutar bem. Eles são obrigados a serem pessoas de caráter, respeitosas, disciplinadas e com bom desempenho escolar.

“É isso que forma um grande campeão. Não adianta ser bom de luta e ruim de cabeça”, conclui o mestre.

E assim, Itajaí mantém a sua fórmula nada secreta e mágica para continuar conquistando títulos e levando seus atletas ao lugar mais alto do pódio em várias partes do mundo.

 

Textos: Murilo Roso e Antônio Prado

Fotos: Murilo Roso, Renato Tristão e Cleber Bicca

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!