Offline
Governo anuncia na quinta cancelamento JASC 2016
26/10/2016 19:26 em JASC

 

 

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Comunicação (Secom) vai emitir, nesta quinta-feira (27), nota oficial dando conta do cancelamento dos Jogos Abertos de Santa Catarina. Cerca de 4.500 atletas de 86 municípios ficarão órfãos da competição em 2016.  Tanto o Conselho Estadual de Esporte (CED), quanto a Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), dois dos integrantes do sistema esportivo catarinense, já se manifestaram desfavoráveis à realização do evento por diversos fatores.

 

O assunto chegou  oficialmente ao governador Raimundo Colombo na noite de quarta-feira (26) pelas mãos do secretário de esporte, turismo e cultura Filipe Mello. Caberá ao governador assinar o comunicado oficial e colocar fim à polêmica iniciada a partir do vendaval que assolou a cidade de Tubarão no último dia 16 e que culminou com a desistência da cidade em sediar a competição, inicialmente programada para o período de 11 a 18 de novembro.

 

Na quarta-feira (26), um dia após o CED manifestar a inviabilidade do evento, a diretoria da Fesporte se reuniu a fim de buscar alternativas para tentar salvar a competição, porém inúmeros fatores contribuíram negativamente para a proposição de uma saída. Entre os agravantes, destaque para a indisponibilidade de tempo para definição de processos licitatórios necessários a contratar inúmeros serviços praticados numa eventual nova sede a partir da desistência de Tubarão.

 

A indisponibilidade de escolas para acomodar os atletas durante o período de competição, na plenitude do fechamento do ano letivo, também figura entre as reais razões do cancelamento. Soma-se ao quadro, o reduzido tempo disponível –  a partir da realização do evento, –  para o município efetuar a prestação de contas, uma vez que em 31 de dezembro termina o ano fiscal no setor público.

 

Certo mesmo é que está confirmada a realização da Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc) no período de 16 a 21 de dezembro, em Caçador e que o Jasc acontecerá somente em 2017, em Chapecó, por ocasião das comemorações alusivas ao centenário da cidade do Oeste catarinense.

 

Fonte: Júlio Castro

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!