Offline
Blumenau vence o Português/AESO e abre vantagem na disputa da última vaga das semifinais
23/11/2016 22:30 em Esportes Olímpicos

 

 

Na noite desta quarta-feira (23) a equipe da Abluhand/Furb/FMD Blumenau largou na frente do Português/AESO (PE) na briga pela última vaga nas semifinais da Liga Nacional Feminina de Handebol, ao vencer o jogo pelo placar de 24 a 22. A equipe Camisa 10 da Rádio Web Esportiva transmitiu essa partida. No 'jogo de volta' nesta quinta-feira o time de Blumenau poderá perder por diferença de um gol que ainda assim garantirá sua vaga entre os 4 melhores times dessa edição da Liga. Já o clube pernambucano precisa vencer por no mínimo 3 gols de diferença. Se vencer por 2 gols, a vaga será definida nos demais critérios desempate.

 

Quem acompanha o handebol 'de longe', talvez achasse que seria uma partida fácil para o time de Blumenau, uma vez que os outros 3 times da Conferência Sul/Sudeste/Centro se classificaram às semifinais, com relativa facilidade, sobre as equipes vindas das chaves Norte e Nordeste. Ledo engano. O time do Português/AESO tem sido nos últimos anos um celeiro de jogadoras para as seleções brasileiras de categorias de base e neste ano sagrou-se campeão de duas competições organizadas pela CBHb: o Campeonato Brasileiro (vencendo Blumenau na final) e a Copa do Brasil. Além disso, a equipe comandada por Cristiano Rocha estava invicta até então na Liga com 7 vitórias em 7 jogos disputados. Ou seja, este prometia ser o confronto mais equilibrado dos 4 embates das quartas de final. E a previsão se confirmou. As equipes se equivalem em força, juventude e determinação. Quem esteve no Sesi presenciou um baita jogo de handebol.

 

 

O time de Pernambuco fez o 1º gol do jogo e comandou o placar durante toda a primeira etapa. Com uma defesa bem postada e contra-ataques rápidos, o Português/AESO ia marcando seus gols e 'administrando' uma vantagem de 2 a 3 gols. Blumenau pecava um pouco na definição das jogadas e não conseguia converter todos os ataques. A pivô Scheyla estava muito bem marcada, limitando assim as opções ofensivas do time de Sérgio Graciano. A ótima goleira Rê (Renata Arruda) e a trave também impediam os gols de Blumenau. Só na primeira etapa foram 3 bolas na trave da goleira pernambucana. O time da casa até apresentou um melhor volume de jogo nos minutos finais da etapa inicial, mas não foi suficiente para alcançar a liderança no marcador. Ao final dos primeiros 30 minutos de jogo o placar estava 12 a 10 para o Português/AESO.

 

 

A segunda etapa começou do mesmo jeito que a primeira: Blumenau desperdiçando alguns ataques e o Português/AESO sendo fatal nos contra-ataques. Aos poucos a equipe da Abluhand foi se acertando e com 12 minutos de segundo tempo o time alcançou a liderança (16 a 15) pela 1ª vez. Alguns fatores foram fundamentais pra isso: a ótima atuação das goleiras Paula e Pammy. Paula, a titular, fez defesas importantes, algumas até quando estava no um contra um. Já a reserva Pammy entrava para tentar defender os tiros de 7 metros e teve um desempenho sensacional, pegando 3 de 5 cobranças. Neste quesito, aliás, Blumenau teve 100% de aproveitamento com o 'motorzinho' Marcela, que fez 9 gols no jogo, dos quais 5 foram da linha de 7 metros. A torcida também entrou no jogo no segundo tempo e embalou a reação blumenauense. Tamara, Ariane, Amanda e Carol também foram fundamentais pra manutenção da liderança no placar. Quando faltavam 3 minutos para o final do jogo o placar marcava 23 a 20 para Blumenau e a equipe da casa estava em vantagem numérica, pois Cecília tomou dois minutos de punição. Mas o handebol é um jogo onde a palavra tranquilidade dificilmente pode ser usada. Mesmo com uma jogadora a menos o Português/AESO fez dois gols em um minuto, cortando a diferença pra uma posse de bola. Sérgio Graciano pediu tempo, acalmou as meninas e traçou as últimas jogadas. Nos instantes finais Blumenau anotou mais um gol e ainda fez uma boa defesa, dando números finais ao confronto: Blumenau 24 x 22 Português/AESO.

 

 

Os gols da partida:

Blumenau = Marcela 9 gols (artilheira do jogo), Ariane (5), Amanda (4), Tamara (3), Carol (3).

Português/AESO = Wendy e Talitinha 4 gols cada, Vivi (3), Iasmin (3), Bia (3), Cami (2), Dani (1), Thay (1), Jade (1).

 

 

A partida desta quinta-feira (24) iniciará as 19:00, no ginásio do SESI, com entrada franca. A Rádio Web Esportiva vai transmitir esse jogo a partir das 19:25 no www.radiowebesportiva.com.br ou nos aplicativos p/ Facebook, Android e iOS.

 

 

 

 

Texto e fotos: Juliano Russi.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!