Offline
Blumenau vai sediar Campeonato Brasileiro de Bocha Paralímpica
01/12/2016 09:40 em Esportes Olímpicos

 

 

Competição mais importante do Brasil na modalidade individual ocorrerá nos dias 2 e 3 de dezembro.

 

Nos próximos dias 2 e 3 de dezembro, Blumenau vai sediar uma das competições mais importantes do paradesporto nacional, o Campeonato Brasileiro de Bocha Paralímpica. Mais de 70 paratletas de todo o país virão para a cidade durante nessa semana para competir por medalhas na modalidade individual, em diversas categorias. Entre eles, estarão também campeões paralímpicos da Rio 2016.

 

Organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e pela Associação Nacional do Desporto para Deficientes (Ande), em parceria com a Prefeitura Municipal de Blumenau por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Associação do Paradesporto de Blumenau (Apesblu), o evento ocorrerá no setor 2 da Vila Germânica e tem abertura marcada para as 8h45 da sexta-feira, dia 2.

 

Segundo o diretor técnico da Ande, Felipe Jacovazzo, além de evidenciar a importância do paradesporto para o desenvolvimento dos atletas, a competição é um celeiro de talentos que poderão ser selecionados para a seleção brasileira de bocha paralímpica. "Na competição, que é de altíssimo nível técnico, representantes do CPB virão observar os atletas que poderão vir a representar o Brasil". Além disso, os três primeiros colocados em cada categoria terão direito à bolsa-atleta oferecida pelo governo federal para que possam continuar com seus treinamentos.

 

Esse é o quarto evento esportivo de bocha sediado em Blumenau. Nos anos anteriores, o município sediou duas edições do Sul Brasileiro, classificatório para o nacional, e no ano passado, recebeu a Copa Brasileira de Bocha de Pares. "A cidade oferece um apoio muito importante na realização destes eventos, em termos de logística e estrutura. Prova disso é o aumento do número de participantes nas competições. E por isso decidimos trazer o Brasileiro pra cá e no ano que vem pretendemos trazer novamente o Regional Sul de bocha", revela o diretor.

 

Este ano Blumenau trará uma atração nova para o Campeonato, com as "Vivências Paralímpicas". Conforme explica a coordenadora do Paradesporto Escolar de Blumenau, Giselle Margot Chirolli, a equipe do programa vai disponibilizar as modalidades de bocha, atletismo, tênis e basquete sobre rodas para serem experimentadas pelo público que visitar a competição. "O objetivo é que pessoas sem deficiência, ou mesmo com deficiência e que ainda não experimentaram os benefícios do esporte, possam sentir como é o paradesporto", explica.

 

A disputa tem encerramento previsto para as 17h do sábado, dia 3. Toda a comunidade está convidada a prestigiar os atletas. A entrada é gratuita. O evento conta ainda com o apoio da Fundação Municipal de Desportos, do Parque Vila Germânica, da Fundação Pró-Família, UNIMED, Fácil Comunicação Visual, SCS e JC Sonorização, CRW Som e Telão, Cuka Filmes, Executivo Transportes e RBS TV.

 

 

Assessora de Comunicação: Aline Franzoi Santos Fleith 

Foto: Eraldo Schnaider

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!