Offline
Grandes nomes da bocha disputaram a final do campeonato anual da modalidade
06/12/2016 12:14 em Esportes Olímpicos

 

 

Blumenau (SC) recebeu neste fim de semana as finais do XVII Campeonato Brasileiro de Bocha Paralímpica. A competição foi disputada no pavilhão 2 da Vila Germânica e consagrou Guilherme Germano (BC1), Maciel Santos (BC2), Evelyn Oliveira (BC3) e Marcelo Santos (BC4) como os campeões brasileiros de 2016 das respectivas classes.

 

De todos os finalistas do torneio, apenas Solange Amaral, da classe BC3, não disputou os Jogos Paralímpicos Rio 2016. Na classe BC1, a grande decisão foi entre Guilherme Germano (Smel Mogi), que venceu José Carlos Chagas por 5 a 3. Tamna Nascimento (AETERJ) venceu o jogo contra Suelen Ribas, no tie break, e ficou com a terceira posição.

 

Lucas Araújo (ANDEF) e Maciel Santos (Smel) decidiram o ouro na classe BC2. Maciel venceu a partida decisiva por 3 a 2 e ficou com o primeiro lugar - esse é o 12º título brasileiro dele. A medalha de bronze foi disputada por Mauro Santoro (UMPM) e Emerson Rafael (ADVISA). Rafael venceu Mauro por 6 a 2 e conquistou, pela primeira vez, uma medalha em âmbito nacional.

 

 

Na classe BC3, Evelyn Oliveira (SESI) derrotou Solange Amaral na final. Evelyn, medalhista de ouro nos Jogos Paralímpicos do Rio, ganhou por 9 a 0. Richardson Rocha (APP-PR) venceu por 7 a 4 Mateus Carvalho (CDDU-MG) na disputa pela medalha de bronze.

 

Na classe BC4, os irmãos Marcelo e Eliseu Santos, medalhistas de prata nas Paralimpíadas do Rio 2016, se enfrentaram na final. Marcelo venceu Eliseu por 5 a 1 e conquistou o ouro. No bronze, Dirceu Pinto não deu chances para Alcides Castro, o Barão, e venceu por 9 a 1. Ele terminou a competição em terceiro lugar.

 

 

Destaques

O atleta Emerson Rafael (ADVISA), da classe BC2, terminou na terceira colocação e foi eleito o destaque masculino do XVII Campeonato Brasileiro de Bocha. Rafael, como prefere ser chamado, começou na bocha há um ano e quatro meses, conseguiu a terceira posição no regional nordeste deste ano e chegou até as semifinais do brasileiro 2016.

 

O destaque feminino foi a atleta Solange Amaral (SESI), que disputou a grande final da classe BC3 contra Evelyn Oliveira. Ela desbancou favoritos e chegou até a grande final. Na disputa pelo ouro, acabou derrotada por Evelyn Oliveira e terminou a competição com a medalha de prata.

 

Na disputa por regiões, os clubes do sudeste foram os campeões. Eles conquistaram o maior número de medalhas dentre todas as regiões participantes. E segundo lugar ficou a região dona da casa, a Sul, e na terceira posição, a equipe do Leste completou o pódio.

 

Com informações da Associação Nacional de Desporto para Deficientes (ANDE).

 

Adendo de Aline Franzoi Santos Fleith:

O Paradesporto Escolar de Blumenau também participou do evento, proporcionando Vivências Paralímpicas aos visitantes. Pessoas com ou sem deficiência podiam experimentar a prática de esportes em diversas modalidades, por meio dos equipamentos disponibilizados pelo Programa. Para a coordenadora Giselle Margot Chirolli, sediar o maior evento nacional da Bocha Paralímpica foi extremamente importante para o paradesporto da cidade. “Este é o maior evento nacional, de onde saem os futuros beneficiados do Bolsa-Atleta, que terão incentivo para continuar treinando e integrarão a seleção brasileira. Receber um evento deste, em ano de Paralimpíadas no Rio de Janeiro é uma honra e um crescimento enorme para o Paradesporto de Blumenau. Tudo correu como o previsto e fizemos o nosso melhor para que o Campeonato fosse um sucesso.”, completou.

O Campeonato Brasileiro Individual de Bocha Paralímpica contou ainda com o apoio da Fundação Municipal de Desportos, do Parque Vila Germânica, da Fundação Pró-Família, UNIMED, Fácil Comunicação Visual, SCS e JC Sonorização, CRW Som e Telão, Cuka Filmes, Executivo Transportes e RBS TV.

 

 

Fonte: Assessoria de imprensa do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br). http://cpb.org.br/

Fotos: facebook.com/fanpageANDE/

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!