Offline
Teve de tudo!
28/12/2016 17:22 em Basquete

 

 

O ano de 2016 foi histórico para o basquete brasileiro feminino dentro e fora das quadras; relembre os melhores fatos que aconteceram no período

 

O ano de 2016 mostrou que o basquete feminino segue crescendo no território brasileiro. Recheado de grandes feitos, parceiros e patrocínios fortes dentro e fora de quadra e um campeonato nacional cada vez mais consolidado, o ano 2016 termina sem dúvidas como um período de 365 dias positivos para a modalidade no Brasil.

 

A Liga de Basquete Feminino (LBF CAIXA) é uma competição que conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e os apoios da Liga Nacional de Basquete (LNB) e do Ministério do Esporte.

 

– A LBF CAIXA 15/16:

Na virada de 2015 para 2016 a fase de classificação da sexta edição da história da LBF CAIXA já estava pegando fogo. Corinthians/Americana, Sampaio Corrêa e América de Recife já disputaram ferrenhamente a ponta da tabela de classificação, com Santo André/APABA, Maranhão Basquete e Presidente Venceslau disputando a última vaga para os playoffs do campeonato (4ª colocação).

 

O posicionamento de cada time para os playoffs foi decidido apenas na última semana de jogos da fase de classificação da LBF CAIXA e terminou com o Corinthians na liderança, seguido por Sampaio Corrêa e América de Recife, com Maranhão completando os quatro times que disputariam o título do maior campeonato de basquete feminino do Brasil.

 

No chaveamento olímpico, Corinthians (1º) e Maranhão (4º) protagonizaram uma semifinal e Sampaio Corrêa (2º) e América de Recife (3º) a outra. Os dois times de pior campanha venceram o Jogo 1 das respectivas séries, mas as equipes de melhor campanha triunfaram nas duas partidas seguintes e venceram  e avançaram para a decisão do campeonato.

 

Mesmo com o mando de quadra sendo do Corinthians, o Sampaio Corrêa, até então novato na competição, venceu as duas primeiras partidas da série final, ambas realizadas em Americana (SP), por 81 a 58 e 83 a 66, e abriu imensa vantagem. O Corinthians até diminuiu a desvantagem após vencer o Jogo 3 (60 a 52), mas o Sampaio Corrêa, apoiado por mais de seis mil torcedores, confirmou seu favoritismo, venceu o Jogo 4 e conquistou o título da temporada 2015/2016 da LBF CAIXA.

 

Protagonista do Sampaio Corrêa nas quatro partidas da Final da LBF CAIXA, a experiente ala Iziane fechou a série com média de 18,7 pontos por jogo e conquistou o prêmio de MVP (atleta mais valiosa) da decisão do campeonato nacional. Falando em prémio, a técnica cubana Lisdeive Pompa, também do Sampaio Corrêa, conquistou o troféu de melhor técnica da temporada.

 

– Jogo das Estrelas:

O fã de basquete feminino brasileiro não teve nem tempo de respirar após a Final da LBF CAIXA e Jogo das Estrelas do maior campeonato de basquete feminino do Brasil foi realizado em Campinas (SP). A grande novidade desta edição do evento que sempre recebe as principais estrelas do basquete feminino foi que as lendárias ex-atletas Magic Paula e Hortência trabalharam como madrinhas do evento.

 

 

Com direito a um Ginásio Taquaral completamente lotado, as principais atletas da LBF CAIXA fizeram o jogo festivo na pegada de uma partida séria, que terminou com vitória do time Rainha Hortência por apenas um ponto de diferença do time Magic Paula (79 a 78).

 

 

– Patrocínio Master:

Um dos grandes momentos do ano não só do basquete feminino mas como do basquete brasileiro em geral aconteceu no dia 16 de março, em Brasília (DF), quando a Caixa Econômica Federal e a Liga de Basquete Feminino (LBF) assinaram um vínculo de patrocínio válido por quatro anos, com duração até março de 2020.

 

A partir do dia em que o vínculo foi assinado, a CAIXA possui os naming rights da LBF e o campeonato nacional agora tem o nome de LBF CAIXA. Além disso, a instituição financeira tem sua marca exposta em todas as quadras de times da LBF CAIXA e em todas as publicidades gerada pela entidade, seja ela em eventos, mídias sociais ou no site oficial.

 

– Seleção Brasileira:

O ano de 2016 foi bem movimentado para a Seleção Brasileira. Logo nos primeiros dias do ano, a equipe verde-amarela participou de torneio amistoso, junto com Austrália, Argentina e Venezuela, que foi realizado na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico da Barra, no Rio de Janeiro (RJ), que serviu de evento-teste para o Rio 2016.

 

Na sequência do calendário de seleções, o Brasil disputou o Sul-Americano, que foi realizado na cidade de Barquisimeto, na Venezuela. Com elenco completamente formado por atletas que disputaram a LBF CAIXA, o selecionado verde-amarelo foi soberano em toda a competição e conquistou o 26º título de sua história na competição, o 16º vencido de forma consecutiva.

 

Em agosto, foi hora do evento mais esperado do ano: os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Mais uma vez formada por um elenco 100% de atletas que disputaram a última edição da LBF CAIXA, a Seleção Brasileira disputou a fase de grupos junto com Austrália, Japão, Bielorrússia, Turquia e França.

 

Mesmo jogando em casa e com um dos times mais experientes de todo o torneio, o selecionado amarelo não conseguiu bons resultados e acabou eliminado da disputa do Rio 2016 ainda na primeira fase, depois de sair de quadra com resultados negativos em cada um dos cinco jogos que disputou.

 

– A LBF CAIXA 2016/2017:

Depois de um longo período de pós-temporada, a sétima edição do maior campeonato de basquete teve seu início no dia 15 de dezembro, com o duelo entre Corinthians/Pague Menos/Americana e Presidente Venceslau, em Americana (SP).

 

Para a temporada 2016/2017, a LBF CAIXA têm mais uma vez seis equipes participantes, são elas: Corinthians, Presidente Venceslau, Santo André/APABA, Sampaio Corrêa, Uninassau Basquete e Blumenau Basquete, a grande novidade do campeonato nacional, que volta a disputar a LBF CAIXA após quatro temporadas.

 

Falando em novidades, a LBF CAIXA começou sua temporada com mais força do que nunca. Além dos parceiros e patrocínios já confirmados, a CAIXA como sua patrocinadora master e a Liga Nacional de Basquete apoiando a entidade na parte organizacional e de planejamento do campeonato, a LBF CAIXA passa a contar com o patrocínio da SKY e com Magic Paula e Hortência como embaixadoras do campeonato.

 

A sétima edição da LBF CAIXA começou com tudo. Apesar de apenas uma semana de jogos, com cada time atuando apenas duas vezes antes da pausa para as festas de final de ano, muita coisa já rolou na tabela. O Corinthians saiu na frente, com duas vitórias em dois jogos, Blumenau e Uninassau venceram uma partida cada da rodada dupla em que se enfrentaram.

 

 

por Liga de Basquete Feminino

 

Fotos: Celio Messias e Luiz Augusto

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!