Offline
Equipe do Clube Náutico América disputa nessa semana o Campeonato Brasileiro de Remo
21/09/2021 15:32 em Remo

 

 

A pandemia da Covid-19 afetou (e segue afetando) todos nós. Muita gente precisou se reinventar e achar alternativas para conseguir fazer o que fazia até fevereiro de 2020. E no esporte não foi diferente. Clubes fechados, restrições de acesso, regras, protocolos, e tantos outros termos passaram a fazer parte do nosso cotidiano. Mas aos poucos as coisas parecem voltar ao "normal" e depois de uma espera de quase 18 meses o América volta a disputar uma competição oficial de Remo. E não é qualquer uma: é o Campeonato Brasileiro Interclubes de Remo, a competição mais importante do país, na Lagoa Rodrigo de Freitas no Rio de Janeiro (RJ), no mesmo local onde foi disputada as olimpíadas e paralimpíadas Rio 2016.

 

Entre 21 e 26 de Setembro estarão reunidos 346 atletas de 35 clubes de 11 estados do Brasil, sendo que todas as 5 regiões do país tem representantes! O CN América de Blumenau está presente com oito atletas (+ comissão técnica) sendo três homens e cinco mulheres. Destes 8, sete irão nas provas olímpicas e uma representante numa prova paralímpica.

 

A equipe:

- Giulia Renata Alves dos Santos;

- Lavínia Nagel Pacheco; 

- Yasmin Alves Ramos; 

- Isabella Alves Ramos; 

- Bruna Cristina Gomes de Araújo (pararemo);

- João Vítor Threis da Costa;

- Raphael Luciani; 

- Daniel Passold Filho.

Técnicos: Roque Ricardo Zimmermann e Walfrid "Índio" Zimmermann

Presidente: Renato Luiz Martins Gaertner

 

As provas onde teremos atletas do América

- Single Skiff (1x) Junior A Feminino (até 18 anos) Giulia Renata Alves dos Santos;

- Single Skiff (1x) Junior B Feminino (até 16 anos) Lavínia Nagel Pacheco;

- Single Skiff (1x) Sub23 Masculino (até 22 anos) João Vítor Threis da Costa;

- Single Skiff (1x) PR1 Feminino (Paradesporto) Bruna Cristina Gomes de Araújo;

- Dois sem (2-) Junior A Masculino (até 18 anos) Raphael Luciani e Daniel Passold Filho;

- Double Skiff (2x) Junior A (até 18 anos) Yasmin Alves Ramos e Isabella Alves Ramos;

- Quatro sem (4-) Junior A Feminino (até 18 anos) Giulia, Lavínia e mais uma atleta do União (POA) e do Crossrowing (Brasília);

- Quatro sem 4- Junior A Masculino (até 18 anos) Raphael e Daniel + 2 atletas do Clube de Regatas Curitiba;

- Four Skiff (4x) Junior A Feminino (até 18 anos) Giulia e Lavínia com uma atleta do União (POA) e uma do Crossrowing (Brasília);

- Four Skiff (4x) Sub 23 Masculino (até 22 anos) João com + 3 atletas (1 do Aldo Luz e os outros 2 do Riachuelo);

- Oito com (8+) Junior A Feminino (até 18 anos) Yasmin e Isabella com mais 6 atletas do C.R Flamengo;

- Oito com (8+) Junior A Masculino (até 18 anos) Raphael com mais outros clubes: C.R Vasco da Gama, C.R Curitiba, C.R. Aldo Luz, C.N. Riachuelo.

 

Ao todo o clube vai em 12 provas. É a primeira vez na história que o América participa de tantos eventos numa edição de Campeonato Brasileiro!

 

Primeiros resultados (terça-feira, dia 21):

 

a) Single Skiff (1x) Junior A Feminino (até 18 anos) Giulia Renata Alves dos Santos

Giulia chegou em terceiro na sua eliminatória (9:12.44) e foi pra repescagem, onde novamente ficou em 3º lugar (09:06.89) e passou pra Final B (disputa do 7º ao 12º lugares)

 

 

 

b) Single Skiff (1x) Junior B Feminino (até 16 anos) Lavínia Nagel Pacheco

Lavínia terminou sua regata em 2º lugar (07:09.66) e precisou disputar a repescagem, onde ela venceu a prova e avançou pra Final A

 

 

 

c) Dois sem (2-) Junior A Masculino (até 18 anos) Raphael Luciani e Daniel Passold Filho

O barco americano venceu sua eliminatória com o tempo de 07:38.70 e avançou direto pra Final A.

 

 

 

quarta-feira, dia 22

- Four Skiff (4x) Sub 23 Masculino (até 22 anos) João Vitor Threis da Costa com + 3 atletas (1 do Aldo Luz (Matheus Alvares) e os outros 2 do Riachuelo (Anderson Schimitt e Luca Leger))

O barco misto com a participação do atleta do América João Vitor chegou em 2º lugar na eliminatória (07:04.63) e precisou disputar a repescagem, onde terminou em 3º lugar (07:10.67) e avançou pra Final A.

 

Retrospecto nas competições anteriores:

 

Como mencionado, esta será a primeira competição oficial desde Março de 2020. Imaginem o nível de ansiedade de remadores e da comissão técnica! Todos estão com saudades e preparados para competir. Como pondera o técnico Roque: "em outros campeonatos brasileiros este grupo de atletas iria para disputar vagas em uma final A (entre os 6 melhores atletas de cada categoria). Desta vez o clube vai com uma perspectiva diferente: de voltar com algumas medalhas". Segundo ele "todos os atletas tem chance e condições de medalhar em suas provas. A equipe evoluiu muito nestes 18 meses sem competição" complementa o treinador.

 

Nunca é demais lembrar que toda a equipe é oriunda das categorias de base, no trabalho realizado na Escolinha do Clube em parceria com a SME Blumenau/Iniciação Esportiva

 

CN América completou 100 anos em 20 de Outubro de 2020

 

Perto do seu aniversário de 101 anos e retomando a participação nas competições a nível nacional, o América segue com a campanha de novos sócios. Quem se interessar em conhecer as atividades desenvolvidas e como fazer para se associar pode entrar em contato pelo telefone (47) 3326-6613, ou através das redes sociais:

Instagram: @nauticoamerica

Facebook: @clubenauticoamericablumenau

Site: www.clubenauticoamerica.com.br

 

Próximos desafios

 

No mês de Outubro estão agendadas as duas únicas etapas do Campeonato Estadual de 2021. Em Novembro acontecerá o Jovens Talentos (competição nacional) e o JASC. Já em Dezembro teremos uma competição de Barco Costal (barco para mar) em Florianópolis.

 

Para os atletas que conquistarem índices no Brasileiro e nos Jovens Talentos terão campings de treino da seleção brasileira, com objetivo de ir ao Campeonato Sulamericano no mês de Dezembro em Assunção no Paraguai.

 

Fonte: Roque Zimmermann e Confederação Brasileira de Remo

Resultados:

https://www.remobrasil.com/boletins/resultados-oficiais/153-temporada-2021/2052-cbi-de-remo-e-para-remo-2021

Fotos: Roque, Yasmin Alves e Renato Gaertner

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!