Offline
COM 12 EQUIPES, CATARINENSE DE BASQUETE MASCULINO COMEÇOU NESTA QUINTA-FEIRA (7)
08/10/2021 09:07 em Basquete

 

 

Começou o Campeonato Catarinense de Basquete Masculino 2021. Nesta quinta-feira (7), a bola subiu para três jogos, abrindo a competição que tem mais sete partidas ao longo da semana de estreia. Depois de uma temporada atípica, em 2020, nesta edição, o estadual volta a ter um grande número de participantes com 12 times e mais de 180 atletas buscando o principal título do basquete no estado.

 

São 11 cidades representadas na competição – apenas Joinville tem mais dois times – e a primeira fase vai ser dividida por regiões. São quatro grupos de três equipes com turno e returno em que os dois melhores de cada avançam à fase semifinal. Nas semis, dois quadrangulares definem os quatro finalistas que decidem a competição num emocionante Final Four. No total serão 32 jogos na competição.

 

“É muito importante ver o basquete catarinense retornando cada vez mais forte depois de tudo que o mundo passou. Voltamos aos poucos, passamos por um período de transição em que realizamos as competições 3x3, depois as copas e taças na base e, em setembro, um mês de retorno com as disputas da Copa SC e Taça FCB no adulto. Agora chegamos ao Campeonato Catarinense, com o dobro de times de 2020, mostrando que estamos cada vez mais perto do ideal. Vai ser um belo campeonato”, falou o presidente da Federação Catarinense de Basketball, Fábio Deschamps.

 

Já na primeira semana, três partidas da competição serão transmitidas nessa semana no Canal da FCB no Youtube, em parceria com o Clube do Basquete Podcast (a abertura do Catarinense Feminino, no dia 8, também será transmitida):

 

07/10 – 20h00 – A.D. Brusque 77x66 ABAVI (Balneário Camboriú)

08/10 – 20h30 – ADIEE / Avaí (Florianópolis) x Criciúma Basquete Clube

09/10 – 10h00 – A.D. Brusque x Basquete Joinville

 

Conhecendo as equipes

Grupo A

ABLUJHE (Joaçaba); AVIBA Basquete Videira; ACOB / SENAC / Passarela / SEDEC / Concórdia.

 

O basquete do Oeste vive ótima fase e ninguém terá vida fácil nessa chave. A ABLUJHE é a atual vice-campeã estadual, bronze na Copa SC e vem forte mais uma vez na competição para tentar superar o feito do último estadual. Já a AVIBA é um nome de tradição no basquete estadual com diversos talentos formados na própria base, além de campanhas históricas como duas pratas no fim da década de 2000. E a ACOB é uma força na base catarinense que agora quer mostrar que pode fazer bonito também no adulto, o qual conquistou a Taça FCB, mostrando que pode chegar longe no Estadual.

 

Grupo B

Basket São José; ADIEE / Avaí / FME (Florianópolis); Criciúma Basquete Clube.

 

Uma chave com diversos times jovens, cheios de talento e que prometem fazer bons jogos na disputa pelas duas vagas para as semifinais. O Basket São José é uma equipe que consolida cada vez mais seu trabalho, tendo disputado o Campeonato Brasileiro Interclubes Sub-19 (CBI), além do quarto lugar na Copa SC. Já a ADIEE, vice da Taça FCB, é uma equipe de tradição que tem vários jogadores do adulto formados ali mesmo em sua base com bons pivôs e jovens talentos no perímetro. Por fim, o Criciúma volta à competição também com atletas que há poucos anos eram destaque na base do estado. É um time entrosado, que já está disputando a Liga Sul e agora busca fazer bonito também no Catarinense.

 

Grupo C

A.D. Brusque FME Aradefe Trimania; ABAVI / FLIP / COSMO / BRAVASUSHI (Baln. Camboriú); Basquete Joinville / Católica SC.

 

Duas equipes de muita tradição disputam essa chave fazendo um clássico catarinense. O Brusque, vice-campeão da Copa SC, chega com um elenco experiente e armadores velozes, sempre figurando entre as favoritas. Já o Basquete Joinville volta ao calendário estadual após dois anos e com elenco reformado desde o último Campeonato Brasileiro, onde chegou às quartas, assim como Brusque. A ABAVI tem uma dura missão pela frente, mas é um time que mistura juventude e experiência e pode surpreender, como fez na última rodada da fase de grupos da Copa SC.

 

Grupo D

APAB Blumenau; AJAB / SECEL / Unimed (Jaraguá do Sul); Blackstar Unisociesc (Joinville).

 

Este Grupo é o mesmo da Copa SC em que a APAB Blumenau se classificou para a Copa SC e a AJAB para a Taça FCB. Porém, cada competição tem sua história. O Blackstar passa por uma reformulação em seu projeto, mas, como diz o ditado, não se subestima a força do atual campeão estadual. A AJAB tem diversas gerações de sua base em um elenco que vai aproveitar o entrosamento de um time jovem e cheio de talento para ir longe. Já Blumenau, além de conquistar o título da Copa SC, foi vice-campeão brasileiro, o que coloca como o time a ser batido pelos adversários, pelo menos nesse início de competição.

 

O Campeonato Catarinense de Basquete é realizado pela Federação Catarinense de Basketball com apoio da Trimania.

 

Texto: Lucas Inácio / FCB

Foto: Victor Guião / Virtus

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!