Offline
Em meio a falta de tempo e a falta de recursos, Metropolitano estreia na Série D diante do Caxias no Estádio Centenário.
11/06/2016 18:30 em Futebol

 

 

O Clube Verde da cidade de Blumenau enfrenta o Caxias na tarde do próximo domingo (12), às 16:00, no estádio Centenário em Caxias do Sul, na sua estreia na Série D de 2016.

 

Diante das dificuldades financeiras, com recursos bem limitados, o grupo do Metropolitano para a Serie D será bem jovem. Entre os mais experientes que foram contratados estão o goleiro Dida, velho conhecido da torcida verde, e o meio-campo Léo Maringá.  

 

Além deles chegaram Di Maria, de 27 anos, que estava no Artsul do Rio de Janeiro, Bruno Santos, que chega por empréstimo do Figueirense, Rodrigo Mucuri, que chega por empréstimo do Atlético (MG), o lateral-direito Michel Gilioli, que estava na Chapecoense, Luís Felipe, que estava no Villa Nova (MG) e Roger Cerezine, que vem do Colo Colo da (BA). Somam-se ao elenco alguns outros jovens que já tiveram passagens pelo time profissional e outros que foram promovidos das categorias de base e que estavam disputando a Copa SC Sub 20.

 

Cesar Paulista é o treinador, auxiliado por Egídio Da Rosa Beckhauser. Clauter Barros será o preparador físico, enquanto Gustavo Solci assume a função de preparador de goleiros.

 

Nos últimos treinos da semana Cesar praticamente já definiu a equipe para a partida. Salvo alguma mudança de última hora o Crocodilo do Vale deve ir a campo com Dida no gol, Bruno Santos na lateral-direita, Maurício e Ricardo Lima na dupla de zaga e Juninho na lateral-esquerda. Luís Felipe, Beto e Léo Maringá no meio campo, Radsley, Bruninho e Héder no comando de ataque.

 

Existe possibilidade de Rodrigo Mucuri (que veio do Atlético-MGjogar. Ele treinou entre os reservas porque depende ainda da liberação da documentação. O volante Élber é outra dúvida, devido a uma pancada na coxa direita que o mesmo levou durante o treino da última segunda-feira.

 

Do outro lado o Caxias, time treinado por Beto Campos que só terá os seus 11 iniciais confirmados minutos antes da partida. Beto Campos tem dois desfalques confirmados. Em jogo válido pela 2º divisão do Gauchão diante do Farroupilhense o meia Cleiton bateu a cabeça e teve que ser substituído no início do segundo tempo. Ele deixou o gramado reclamando de dores em virtude do choque. O atacante Clebinho, que sentiu um desconforto muscular, é outro que pode ficar de fora do confronto

 

Local: Estádio Centenário, em Caxias do Sul (RS)

Data: 10/06/2016 (domingo)

Horário: 16h (de Brasília)

Árbitro: João Ennio Sobral (RJ) (CBF-2)

Auxiliares: Max Augusto Guimarães Vioni (RS) (CBF-3) e Tiago Augusto Kappes Diel (RS) (CBF-3)

Quarto árbitro: Diego Almeida Real (RS) (ASP-FIFA)

Assessor: José Mocellin

 

Análises e comentários finais: naturalmente a falta de tempo e escassez de recursos financeiros serão os principais problemas do Metropolitano no início e provavelmente durante toda a Série D. Diante do curto espaço de tempo que o clube teve para trabalhar na preparação visando a Serie D, ocasionado principalmente pela inconstância sobre a posse de uma diretoria e por estar passando por problemas financeiros, tendo poucos recursos para serem investidos na montagem do elenco, o Metropolitano passará por muitas dificuldades na competição, a começar pelo sua estreia.

 

Taticamente o clube deverá encontrar muitas dificuldades em seu processo evolutivo, principalmente no que diz respeitos a princípios operacionais e princípios fundamentais. A coordenação na saída de bola, a movimentação para preparar as jogadas e variação tática serão os maiores problemas do clube verde de Blumenau. Cesar Paulista deve optar pelo posicionamento da equipe e três linhas num 4-3-3. Caso Rodrigo Mucuri jogue a equipe deverá passar para um 4-4-2. Porém, mais importante que a formação de sistema tático concebido a partir das características dos jogadores será a execução de um modelo de jogo sólido. Será bem improvável que isso aconteça num curto espaço de tempo.  

 

Fisicamente o rendimento da equipe poderá oscilar de uma partida para outra. Alguns jogadores poderão apresentar alguns problemas devido à falta de intensidade. Por outro lado, alguns atletas devido a alta intensidade dos esforços e o grande número de jogos, além da redução dos períodos de descanso e repouso provocam respostas agudas e crônicas de fadiga. A organização técnica e tática da equipe exigem aprimoramento constante.

 

Resumidamente falando: será bem difícil e pouco provável que o Clube alcance voos mais altos dentro da competição. Penso eu que o Metropolitano deve usar a série D como forma de preparação para o ano de 2017, haja vista que o clube para este ano não teve muito tempo para planejar a competição, devido a inconstância que o clube passou nos últimos meses.  

 

Crédito da foto: Sidnei Batista/Metropolitano

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!