Offline
JASTI encerram, em Gaspar, com festa dos campeões
27/05/2019 13:55 em JASC

 

 

O grito de campeão soou nas quadras de Gaspar nesta sexta-feira, 24, último dia da etapa estadual da 12ª edição dos Jogos Abertos da Terceira Idade de Santa Catarina (Jasti). Foram definidos os vencedores da canastra, dominó, voleibol, bocha e bolão 23. A competição, promovida pelo Governo de Santa Catarina, por meio da Fesporte, em parceria com  a prefeitura de Gaspar, começou dia 19, com congresso técnico, com a participação de 2.300 idosos, com idade a partir de 60 anos de 178 municípios.

 

Nesta sexta-feira, as disputas de mesa foram bastante equilibradas. No dominó masculino, Luiz Alves foi campeão com a dupla Osni Kreff e Osni Betold e ainda Orlando Kreff. “Foi a primeira vez que participei dos Jasti, e este título foi espetacular”, disse o campeão Kreff, de 60 anos.

 

A dupla Renilton Torteli e Anelson Colluso, de Água Doce, conquistou o título na canastra masculina com a participação de José Brugnara. Já a canastra feminina o troféu de campeão ficou com Dolores Londo e Zilda Ludwig, de Timbó. Trude Gertrude completou o time.

 

Entre as mulheres a conquista do dominó ficou com Lindamira Aparecida e Mariza Rodrigues, de Biguaçu. “Essa minha conquista foi emocionante porque é a primeira vez que Biguaçu é campeã no dominó”, festejou a campeã Lindamira. 

 

Ao fim dos Jasti, o presidente da Fesporte, Rui Godinho, se disse satisfeito com o resultado final do evento. “Estão de parabéns os atletas, minha equipe da Fesporte e a prefeitura de Gaspar pela parceria. Tivemos dias incríveis, jogos de auto nível e uma sinergia bastante positiva entre os competidores”, destacou.

 

 

Floripa e Caçador vencem no voleibol

 

Na decisão do voleibol masculino, no ginásio da escola Ivo de Aquino, Florianópolis desbancou Treze Tílias, que já vinha embalado com dois títulos (2017 e 2018). A equipe da capital fez 2 a 0 (15/12 e 15/13) e levantou o caneco pela primeira vez na competição. Brusque ficou na terceira colocação, ao vencer Pomerode por 2 a 0 (15/11 e 15/6).

 

O time campeão jogou com Adilson Mello, Alaercio Silvy, Antônio Dutra, Dionízio Colombi, Elio Furtado, Ireno da Rosa, Jackson Greinert, Joel Fagindes, Luiz Brunatto, Manilo Bianchini, Marcelino Pontes, Murilo Pereira, Roberto Scalabrin, Rubens Bock, Sidnei da Rosa e Sidnei Junckes.

 

No feminino, também houve conquista inédita. Caçador, que já havia chegado perto nas duas edições anteriores, com um vice em 2017 e um terceiro lugar em 2018, bateu Joinville por 2 a 0 (15/13 e 15/7), ocupando o primeiro lugar no pódio. Balneário Camboriú, campeão na edição anterior, ficou com o terceiro lugar, vencendo Florianópolis por 2 a 0 (15/5 e 15/6). 

 

A equipe caçadorense jogou com Eliane França, Elza Bellaver, Erlete Battochio, Eva França, Ivonete Bazzanella, Maria Salete Werlang, Mariza Bueno, Neide Baú, Neusa Cordeiro, Orilda dos Anjos, Raquel Moro, Samara Moro, Sarita Loss e Yeda Driessen.

 

No cerimonial de premiação, o presidente Rui Godinho, fez entrega de troféus de honra ao mérito aos atletas destaques: à jogadora de vôlei da equipe de Brusque, com 83 anos, Ruth Hoffmann, que atuou nos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) desde a primeira edição, de 1960 a 1972, e teve sete títulos; e ao jogador de vôlei de Florianópolis, Dionízio Colombi, atleta mais velho da competição, com 93 anos.

 

 

Resumo da participação de Blumenau:

 

3º lugar na Dança Coreográfica Popular/Folclórica

 

3º lugar no Bolão 23 Masculino 

849 pinos na passada final, dois a menos que Herval do Oeste, que foi prata. 

 

4º lugar na Bocha Feminina 

(perdeu a disputa do Bronze para Palmitos por 12 a 8)

 

7º lugar na Dança de Salão a partir de 70 anos

 

Todos os campeões por modalidade:

Bocha Feminina: 1) Chapecó, 2) Campo Erê, 3) Palmitos, 4) Blumenau

Bocha Masculina: 1) Timbó, 2) Caçador, 3) Jaraguá do Sul, 4) Agrolândia

Bolão 23 Feminino: 1) Gaspar, 2) Itajaí, 3) Timbó, 4) Joinville

Bolão 23 Masculino: 1) Gaspar, 2) Herval do Oeste, 3) Blumenau, 4) Concórdia

Canastra Feminina: 1) Timbó, 2) Santa Cecília, 3) Lageado Grande, 4) Jaraguá do Sul

Canastra Masculina: 1) Água Doce, 2) Romelândia, 3) Campos Novos, 4) Três Barras

Dança Coreográfica Popular/Folclórica: 1) Balneário Camboriú, 2) São José, 3) Blumenau, 4) Arvoredo

Dança Coreográfica Livre: 1) Santiago do Sul, 2) Fpolis, 3) Criciúma, 4) Ituporanga

Dança de Salão 60 a 69 anos: 1) Fpolis, 2) Porto Belo, 3) Gravatal, 4) Agronômica

Dança de Salão a partir de 70 anos: 1) Joaçaba, 2) Chapecó, 3) Ituporanga, 3) Joinville

Dominó Feminino: 1) Biguaçú, 2) Lages, 3) Presidente Nereu, 4) Bom Retiro

Dominó Masculino: 1) Luis Alves, 2) Seara, 3) Brusque, 4) Chapecó

Truco Feminino: 1) Catanduvas, 2) Caçador, 3) Jaraguá do Sul, 4) Quilombo

Truco Masculino: 1) Tangará, 2) Descanso, 3) Zortea, 4) Itá

Voleibol Feminino: 1) Caçador, 2) Joinville, 3) Baln. Camboriú, 4) Fpolis

Voleibol Masculino: 1) Fpolis, 2) Treze Tílias, 3) Brusque, 4) Pomerode

 

Texto: Antonio Prado e Heron Queiroz

Adendos de Juliano Russi

Fotos: Heron Queiroz (facebook.com/fesportesc)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!