Clube Náutico América completa 100 anos de fundação
05/03/2020 15:21 em Remo

 

 

Exposição Cultural vai relembrar a história do clube.

 

Com uma história que se confunde com a cidade de Blumenau, o Clube Náutico América vai realizar no próximo dia 17 de março, o lançamento das ações alusivas ao seu centenário. Um coquetel para convidados vai reunir atletas, ex-atletas, empresários e integrantes que ao longo de décadas construíram a história vencedora do clube. Ainda em março, será realizada uma exposição cultural que inicia no próximo dia 10 de março, na Câmara Municipal de Vereadores.

 

Fundado em 20 de outubro de 1920, a agremiação estima que mais de 5 mil pessoas tenham passado pelo clube nestes anos. O presidente do clube, Henrique Willecke Passold ressalta a importância do centenário que vai contar com uma exposição cultural e um livro sobre a história do América. “Nós temos muito a comemorar, não é sempre que uma entidade esportiva completa 100 anos. É momento de relembrar as conquistas e os nomes que por aqui passaram”, afirma.

 

O ex-atleta Roque Ricardo Zimmermann, que já fez parte da Seleção Brasileira de Remo se criou no clube. “Me criei no clube e posso garantir que olhar o rio Itajaí-Açu por este ângulo é maravilhoso. A paixão pelo remo eu herdei do meu pai que está no clube há mais de 40 anos”, salienta. Roque é instrutor de remo e coordena as equipes do clube.

 

Atualmente a agremiação faz parte do Programa de Iniciação Esportiva, coordenado pela Secretaria Municipal do Esporte (SME) e oferece aulas de remo para jovens de 10 a 17 anos de idade, de forma gratuita. Há três anos, também passou a oportunizar em parceria com a Associação de Paradesporto de Blumenau (Apesblu) e a Confederação Brasileira de Remo (CBR), aulas através do Paradesporto às pessoas com mobilidade reduzida. A intenção é que o centenário ajude a ampliar o número atletas e paratletas no clube.

 

Exposição Cultural

 

De 10 a 31 de março, o clube vai realizar uma exposição cultural contando sua história. A ação será realizada no Espaço Manoel da Luz Rampelotti, o Salão Nobre da Câmara Municipal de Vereadores. No espaço, os visitantes poderão conhecer ou relembrar momentos que marcaram a história de um dos clubes de remo mais antigos de Santa Catarina. A exposição vai trazer fotos, troféus e equipamentos utilizados pelos remadores desde o ano da fundação. O clube estuda a possibilidade de expor um barco no local. A visitação será aberta de segunda a sexta feira, das 7h às 19h, com entrada gratuita.

 

O Livro

 

Em 2020, um dos projetos voltados ao centenário é o lançamento de um livro contando a história do Clube Náutico América. A obra vai trazer um resgate fotográfico e apresentar depoimentos de pessoas que passaram e daqueles que continuam presentes no dia a dia do clube. A missão de organizar os materiais que serão transformados em livro está sob responsabilidade de Márcia Keunecke Hamann. A tesoureira do clube e organizadora da obra está fazendo a captação de materiais que possam enriquecer a obra. O livro deverá ser lançado no segundo semestre deste ano.

 

Assessor de Comunicação: João Vitor Korc

Foto: Adalberto Day

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!