Na tarde desta quarta-feira, 25, a Fesporte definiu o calendário 2021 das etapas estaduais dos seus eventos esportivos. O encontro foi realizado na sede da Fesporte, em Florianópolis, e contou com a participação dos representantes municipais que sediarão os eventos e das diretorias e gerências das áreas de rendimento e escolar da Fesporte. A reunião obedeceu todos os protocolos de segurança contra o coronavírus.
Foram definidas datas e sedes das etapas estaduais dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc), Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc), Jogos Escolares Paradesportivos de Santa Catarina (Parajesc), Joguinhos Abertos de Santa Catarina, Jogos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc), Campeonato Catarinense Escolar de Futebol - Moleque Bom de Bola, Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) e Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti). O calendário será enviado ao Conselho Estadual de Esporte para ser homologado.
Entre as principais mudanças para o ano que vem ficou definido que a Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc) será usada como evento para a formação da seleção escolar de Santa Catarina que irá disputar a etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ), 15 a 17 anos organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), que passou de competição escolar para rendimento.
Com isso a Fesporte se adequa à nova formatação dos JEJ, proposto pelo COB, que a partir do ano que vem será entre seleções estaduais escolares e não mais uma competição entre escolas, como ocorria anteriormente. Antes a seletiva catarinense para os JEJ saia dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc).
Com a volta da etapa nacional dos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’S) para 2021, a serem organizados pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), a etapa estadual dos Jesc 12 a 14 anos passa a ser seletiva para o evento nacional, que é disputado entre escolas.
As noites comemorativas aos 22 anos do Festival Escolar Dança Catarina ficaram programadas para ocorrer entre os dias 11 a 13 de junho.
Para o presidente da Fesporte, Rui Godinho, a reunião foi extremamente positiva. “Nossa gestão é democrática e os municípios são nossos parceiros na realização de eventos, por isso convidamos os representantes para que juntos discutíssemos um calendário que fosse bom pra todos. Todos nós saímos satisfeitos”, destacou.
“Essa reunião foi muito positiva. Os municípios ficaram muito felizes por essa conversa. Por essa forma democrática que tivemos aqui em relação ao calendário 2021, por isso quero parabenizar a todos por essa iniciativa”, destacou Sérgio Cirola, diretor geral da Fundação Municipal de Esportes de Videira.
Confira como ficou o calendário das etapas estaduais
Jesc 12 a 14 anos – 2 a 10 de julho - Timbó
Olesc – 23 a 31 de julho – Curitibanos
Parajesc – 5 a 8 de agosto – Timbó
Joguinhos – 4 a 12 de setembro – Videira
Parajasc – 24 a 29 de setembro – Rio do Sul
Moleque Bom de Bola – 29 de setembro a 3 de outubro – Luis Alves
Jasc – 27 de outubro a 5 de novembro – Jaraguá do Sul
Jasti – 1 a 5 de dezembro – Criciúma
Texto e foto: Antonio Prado / Ascom Fesporte