Offline
Flamengo Blumenau é vice-campeão do Campeonato Brasileiro de Basquete
24/05/2021 10:04 em Basquete

 

 

Time blumenauense foi superado pelo União Corinthians (RS), por 80 a 68.

 

A equipe do Flamengo Blumenau conquistu o vice do Campeonato Brasileiro de Basquete. A final deste sábado colocou frente a frente o Flamengo de Blumenau e o União Corinthians de Santa Cruz do Sul (RS). Além do basquete e das excelentes campanhas até aqui na competição, as duas cidades têm algo mais em comum, a Oktoberfest. Enquanto Blumenau tem a maior festa alemã das Américas, a cidade gaúcha promove a principal festa germânica do Rio Grande do Sul.

  

E para saber quem tem o melhor basquete entre as cidades de tradições germânicas, o palco para o espetáculo foi uma quadra neutra, a Arena Multiuso, em Brusque.

  

Enquanto o Flamengo foi o segundo colocado na Conferência Gerson Victalino, o União Corinthians foi o líder da Conferência Hélio Rubens Garcia e da classificação geral. Campanha que denotava o grande adversário que os blumenauenses tinham pela frente.

  

O início da partida mostrou a força da equipe gaúcha, que abriu seis pontos e não deixava o Flamengo Blumenau jogar. O técnico André Germano, percebendo isso, logo de cara colocou o armador Adyel Borges, que foi o grande reforço da equipe nos playoffs.

  

A entrada do jovem jogador fortaleceu a equipe blumenauense, que começou a finalizar mais as jogadas construídas, quebrando o turno da equipe gaúcha. O Flamengo melhorou na partida, mas não evitou a derrota no primeiro quarto, que acabou em 25 a 16 para o União Corinthians.

  

O segundo quarto começou com João Pedro pontuando. Ele que foi destaque da semifinal vencida pelo Flamengo Blumenau no sábado. O intervalo foi positivo para os blumenauenses, que encaixaram a marcação nos adversários e, além disso, conseguiram converter as oportunidades ofensivas, chegando a virar a partida com uma cesta de três pontos convertida por Gabriel Henrique. A diferença que ao fim do primeiro período era de nove pontos, ao término da segunda etapa reduziu para dois pontos, com 40 a 38 no placar para os gaúchos.

  

Definitivamente vivo no confronto, o Flamengo Blumenau voltou à quadra determinado para virar o jogo e segurar a liderança no marcador no terceiro quarto, mas não foi o que aconteceu no decorrer do período. Os dois times intercalaram lances de afobação e acumularam erros, mas o União Corinthians manteve o ritmo inicial e foi para o intervalo com cinco pontos de vantagem, 54 a 49.

  

O último período começou tenso, mas com a promessa de ser o mais disputado do jogo, afinal eram os últimos minutos para brigar pelo título. Porém, faltando pouco menos de cinco minutos para o fim, o União Corinthians abriu 11 pontos, mas o rubro-negro não desistiu. 

  

Nos instantes decisivos da partida, os blumenauenses fizeram uma marcação alta, o que de resultado, pois faltando um minuto a diferença caiu para oito pontos. O técnico André Germano pediu tempo e definiu a estratégia para os segundos finais, era o tudo ou nada.

  

Precisando de ataque rápido e defesa agressiva, o Flamengo Blumenau voltou pontuando, renovando as esperanças de uma virada. Infelizmente para o torcedor blumenauense, todo o esforço em quadra não foi suficiente para evitar a derrota por 80 a 68.

 

O título e os anéis de campeões ficaram com o União Corinthians, repetindo o feito de 1994, quando a equipe gaúcha conquistou o titulo nacional. Para Blumenau fica o vice-campeonato e a comprovação da força da cidade nos esportes, além da parceria vitoriosa construída neste ano com o Clube de Regatas do Flamengo.

 

A Secretaria Municipal do Esporte (SME) destaca o resultado esportivo do time de basquete chegando à final, que é fruto de uma parceria de sucesso com o Clube de Regatas do Flamengo. Para o secretário da SME, Ricardo Echelmeier, independente do título todos estão de parabéns pelo trabalho desenvolvido. “Quero parabenizar todos os parceiros envolvidos e diretoria nesse processo. Não temos dúvidas que isso vai atrair a comunidade, futuros patrocinadores e jovens atletas, que vão ter nessa equipe um espelho”, destaca.

     

Em entrevista para a Band Sports ao final da partida, o atleta blumenauense, Gabriel Henrique, muito emocionado falou sobre a participação da equipe no campeonato. “ Eu que sou de Blumenau, formado na base da Associação de Pais e Amigos do Basquetebol de Blumenau (APAB), me sinto orgulhoso da campanha e do projeto que foi construído na cidade”, disse.

 

A classificação do campeonato ficou da seguinte forma:

1º União Corinthians

2º Fla Blumenau

3º Basket Osasco

4° Botafogo

 

Assessor de Comunicação: Adriano Lins.

Foto: Emanuel Kulka/Brand/CBB

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!