Offline
JOGOS ESCOLARES DE SANTA CATARINA TERÃO LUTA OLÍMPICA
30/03/2017 20:22 em JASC

 

 

As edições de 2017 dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc) para estudantes de 12 a 14 anos e 15 a 17 anos terão uma novidade que há muito tempo era aguardada pela comunidade escolar: a inclusão da luta olímpica. A iniciativa terá parceria entre a Fesporte, organizadora do evento, e a Federação Catarinense de Wrestling (luta em inglês) e já passa a valer para as etapas estaduais que serão realizadas em São Bento do Sul, na faixa etária de 12 a 14 anos (no período de 28 de junho a 2 de julho), e em Curitibanos (entre os dias 6 a 10 de setembro), que inclui atletas de 15 a 17 anos.

 

Para Josélia Maranho, técnica da Gerência de Esporte de Base e Inclusão da Fesporte, a introdução da luta olímpica nos Jesc vem preencher uma lacuna: “Era a única modalidade que Santa Catarina não disputava na etapa nacional dos Jogos Escolares. Agora estaremos presentes em todas”, enfatizou Josélia. 

 

“Acredito que, a partir desta inclusão da luta olímpica nos Jesc, esta modalidade terá um outro patamar”, diz Talita Rosa Giongo, presidente da federação esportiva. A ideia, segundo ela, é difundir esta prática esportiva nas escolas catarinenses com auxílio da Fesporte, federação e professores de educação física, já que a modalidade figura como esporte olímpico e pode ser um importante canal para a descoberta de futuros campeões.

 

Talita revela que a luta olímpica tem cerca de 200 praticantes em Santa Catarina, espalhados em sete núcleos: Florianópolis, Garopaba, Tubarão, Cocal do Sul, Blumenau, Gaspar e Lontras. Diz ainda que os atletas mais qualificados estão na faixa acima dos 17 anos, portanto será necessário realizar um trabalho de difusão da modalidade para a descoberta de campeões na faixa escolar dos Jesc. 

 

Todos os anos, Santa Catarina participa das etapas nacionais dos Jogos Escolares 12 a 14 anos e 15 a 17 anos que são os Jogos da Juventude promovidos pelo Cob no meio e no final de ano. A delegação catarinense é formada pelos campeões estaduais dos Jesc, com o gerenciamento do Governo de Santa Catarina, por meio da Fesporte.  

 

5 DE ABRIL É PRAZO PARA TERMO DE COMPROMISSO DOS JOGUINHOS

 

Termina, no próximo dia 5 de abril, o prazo para registro do termo de compromisso para participação nos Joguinhos Abertos de Santa Catarina. O encaminhamento deve ser efetuado pelo município por intermédio do site oficial da Fesporte, no ícone cadastro de atletas.

 

No dia 19 de abril finaliza o período de registro das relações nominais. A etapa microrregional dos Joguinhos tem início no dia 21, seguindo até o dia 28 de maio. De 1º a 30 de junho, acontecem os eventos da etapa seletiva; e de 22 a 29 de julho é a vez da etapa estadual, que terá como sede a cidade de Caçador.

 

Os Joguinhos Abertos são promovidos pelo Governo de Santa Catarina, por intermédio da Fesporte, em parceria com as Agências de Desenvolvimento Regional (ADRs) e os municípios-sede. 

 

 

Calendário completo em:

http://fesporte.sc.gov.br/calendario

 

Textos: Heron Queiroz e Antonio Prado

Foto: Alexandre Loureiro Cob/Inovafoto

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!