Offline
Jasc 2017: Remo será a primeira modalidade a ser disputada
28/10/2017 06:58 em JASC

 

 

As raias de mil metros receberão mais de 50 atletas dos sete municípios confirmados para a competição

 

Neste domingo, dia 29, no Raia Náutica de Florianópolis, acontecerá a primeira competição da 57ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc). Este ano, o remo reunirá competidores de sete municípios do Estado. As finais terão transmissão da Rádio Web Esportiva, a partir das 07:45!



Na sexta-feira, 27 de outubro, aconteceu o Congresso Técnico da modalidade, no auditório da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), reunindo coordenadores da modalidade, árbitros, técnicos e dirigentes, para as definições do cronograma de provas, da localização das raias e do balizamento.



A hipótese de realizar todas as provas num único dia foi descartada em função da instabilidade do tempo. Com base nisso, as regatas ficaram programadas para sábado (28), com as eliminatórias a partir das 9h e a repescagem às 11h. E no domingo (29), às 9h, as finais. Porém, neste sábado (28) não houve condições para a realização das provas. Os ventos estavam muito fortes. Com isso, no domingo acontecerão as finais, com raias cheias. Algumas provas terão 7 barcos disputando ouro, prata e bronze e devem acontecer na Baía Norte, nas proximidades da Praça de Portugal (Trapiche).

 



Sete municípios inscreveram-se para a modalidade. Como o número mínimo previsto no regulamento dos Jasc é de oito, não haverá pontuação no quadro geral das competições, embora a premiação ocorra normalmente. As cidades inscritas são Águas Mornas, Blumenau, Chapecó, Florianópolis, Presidente Getúlio, Santo Amaro da Imperatriz e Tubarão. Em 2015, na mais recente edição dos Jasc, que ocorreu em Joaçaba, o município campeão foi Florianópolis e o segundo colocado foi Criciúma.



As raias de mil metros receberão mais de 50 atletas nas provas de double-skif peso leve, dois sem timoneiro, single-skiff, double-skiff sênior, single-skiff (feminino) e quatro sem timoneiro peso leve. “Estamos numa região em que é comum haver interferência eólica para a prática do remo. Com vento do quadrante sul, faz-se o remo na Baía Norte, e do nordeste, faz-se na Baía Sul. É uma troca habitual nas competições de remo de Florianópolis, que não implicará qualquer dificuldade para o evento, em função da proximidade das duas baías”, disse o presidente da Federação Catarinense de Remo, Carlos Alberto Dutra, que coordenará a arbitragem das provas.

 



As 6 provas em disputa:

- Double Skiff (Walfrid Zimmermann, o Índio, e Gabriel Teixeira Paulo representarão Blumenau);

- Dois sem timoneiro (Roque Zimmermann e Paraíba serão os remadores blumenauenses);

- Single Skiff (Roque Zimmermann representa Blumenau).

- Double Skiff Peso Leve (Blumenau remará com Aruan Reichert e Renato Gaertner);

- Single Skiff Feminino (barcos de Santo Amaro da Imperatriz, Águas Mornas e Florianópolis. Blumenau não inscreveu nenhuma atleta);

- Quatro sem timoneiro peso leve (equipe de Blumenau com Jean Scherer, Roque, Aruan e Paraíba).

 

O remo dos Jasc foi antecipado em função da necessidade de que a modalidade fosse transferida para Florianópolis, dado à falta de local que atendesse as determinações federativas.



A programação oficial da 57ª edição dos Jasc acontecerá de 3 a 11 de novembro, em Lages. A antecipação do remo se deu em decorrência de não haver local para a prática regulamentar da modalidade no município-sede do evento.



Texto: Heron Queiroz + Assessoria de Imprensa/Pref. Lages
Fotos: Petra Mafalda

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!