Offline
Maike defende o Brasil no 23º Mundial Sênior de Karate
20/10/2016 12:50 em Esportes Olímpicos

 

 

Blumenauense participa na categoria Kumitê até 61 quilos. Competição será entre os dias 25 e 30 de outubro, em Linz, na Áustria

 

Líder do ranking da Confederação Brasileira de karate (CBK) há quatro anos na categoria Kumitê Sênior até 61 quilos, Maike de Oliveira, da Associação Blumenau de karate/Ipiranga/Barão/Park Europeu/Promoshirt/Berkan/FMD Blumenau, viajou nesta quinta-feira de madrugada, dia 20 de outubro, para o principal desafio da temporada 2016. A blumenauense vai defender o Brasil no 23º World Championships Sênior de karate, que será disputado entre os dias 25 e 30 de outubro, em Linz, na Áustria, no Ginásio Tips Arena.

 

O campeonato realizado pela World karate Federation (WKF) reúne os melhores atletas e líderes do ranking um mundial, muitos dos quais, campeões de etapas da Premier League. Por mencionar Premier League, para ganhar experiência e conhecer melhor algumas de suas possíveis adversárias, nos últimos dois anos, Maike participou de diversas etapas do torneio na Holanda, Alemanha e Japão, nesta última, em 2015, tendo conquistado a medalha de bronze, o que lhe garantiu a liderança no ranking de 2015 da CBK e a vaga para defender o Brasil no Mundial.

 

Na atual temporada foram muitos torneios internacionais, dentre os quais, etapa da Premier League no Marrocos, campeonatos Sul e Pan-Americano. A blumenauense ainda disputou o Open de Las Vegas (EUA) e o Open da Turquia. Em ambos conquistou a medalha de prata.

 

A Seleção Brasileira de karate é formada por cinco atletas em ambos os naipes no Kumitê individual (ver tabela), mais dois que integram a equipe – além de quatro atletas no Kata, também em ambos os naipes. De acordo com as regras da WKF, cada País só pode inscrever para o Mundial, um representante por categoria disputada. De acordo com dados da WKF, a 23º edição do Mundial terá recorde de participantes. Mais de 1,2 mil atletas de 118 países já confirmou presença no evento. 

 

Preparação

“Espero defender bem o Brasil. É um torneio difícil, que conta com a participação dos melhores karatecas do mundo. Tive uma preparação intensa e direcionada para o campeonato”, comenta a atleta. O treinador Vanderlei de Oliveira destaca que a vaga de titular da atleta na Seleção Brasileira é o resultado de muito trabalho e planejamento.

 

Maike se mostra confiante na sua participação em Linz. Segundo ela, após o Mundial em Bremen, na Alemanha, em 2014, foram dois anos, de muitos intercâmbios e disputas de alguns dos mais tradicionais torneios internacionais. “Acredito que tive a oportunidade de adquirir uma boa bagagem e chegar mais preparada em Linz. Estou indo em busca da minha medalha na competição mundial mais importante do karate”, avisa a blumenauense. “Estou indo em busca da minha medalha na competição mundial”.

 

Para atingir seu objetivo, Maike terá de fazer em torno de cinco a seis lutas. Mas reconhece que o percurso será difícil. Afinal, a sua categoria (até 61 quilos), é a que tem maior número de atletas inscritas, entre 60 e 70 – além de ser a mais equilibrada tecnicamente. Das principais adversárias, Maike cita a representante do Egito, atual campeã mundial – além das atletas da Franca, Turquia e Japão. “São as que têm mais regularidade na Liga Mundial e no Mundial”, comenta.

 

“Foram períodos intensos de treinamentos, ajustes táticos, concentrações com a Seleção e, principalmente, de amadurecimento como atleta. Acredito que seja um momento de valorização do trabalho de base que desenvolvemos na Associação Blumenau de karate”, argumenta o treinador Vanderlei.

 

 

 

 

Delegação brasileira

ATLETA / CATEGORIA

Williames Santos / Kata individual

Nicole Yonamine / Kata individual

Luis Antônio, Brendon Danzi, Guilherme Augusto / Kata Equipe

Nicole Yonamine, Monique Yonamine, Claudina Aguiar / Kata Equipe

Douglas Brose / Kumitê -60kg

Vinícius Figueira / Kumitê -67kg

Milton Menezes / Kumitê -75kg

Alberto Azevedo / Kumitê -84kg

Wellington Barbosa / Kumitê +84kg

Aline de Paula / Kumitê -50kg

Valéria Kumizaki / Kumitê -55kg

Maike de Oliveira / Kumitê -61kg

Natália Spigolon / Kumitê -68kg

Isabela Rodrigues / Kumitê +68kg

Hernani Veríssimo, Breno Teixeira / Kumitê Equipe

Ricardo Aguiar, Simone Yonamine, Lucélia Brose / Técnicos

 

Fontes: Vanderlei de Oliveira, treinador da FMD Blumenau, Seleção Brasileira e Catarinense de Karate e Maike de Oliveira, atleta.

Assessor de Comunicação: Humberto Trindade.

Fotos: Geraldo de Paula/CBK

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!