Offline
Resumo dos primeiros dias dos Jogos Escolares da Juventude (JEJs), 15 a 17 anos.
14/11/2016 12:41 em Esportes Olímpicos

 

 

PRIMEIRAS MEDALHAS DE SC NOS JEJS VÊM NO JUDÔ E ATLETISMO

Saíram as duas primeiras medalhas de Santa Catarina nos Jogos Escolares da Juventude, 15 a 17 anos, em João Pessoa, na Paraíba. Na manhã desta sexta-feira, 11 de novembro, dia de abertura das competições, o judoca Vinícius Köhler e o corredor Carlos Tenfen conquistaram a prata. Vinícius é aluno da EEB Walter Fontana, de Concórdia, enquanto Carlos estuda na EEB Osvaldo Aranha, de Joinville.

Vinícius teve uma campanha segura e venceu quatro lutas até chegar à decisão da categoria até 90 quilos, onde perdeu com um wazari nos últimos 30 segundos de luta para Aythan Zanela, do Mato Grosso do Sul. Ao sair do tatame, a alegria do catarinense era visível e, clichês à parte, foi uma prata com sabor de ouro. “Olha, foi uma emoção imensa, tu não sabes quanto é bom chegar aqui depois de treinar todo dia, o ano inteiro, e medalhar em uma competição tão grande. Já venho há vários anos buscando essa medalha em competições nacionais e sempre alguma coisa atrapalhava meu desempenho, mas todo mundo perde um dia e nessa hora é treinar, voltar e ganhar ”.

Os demais judocas da delegação catarinense foram bem na competição, apesar de não conquistarem medalha. Felipe Vastres (acima de 90kg), Duanne Ramos (acima de 70kg) e Paloma Neis (até 70kg) venceram suas estreias e seguiram até as quartas de final, quando Paloma e Duanne foram derrotadas na fase e na repescagem. Já Felipe seguiu até às semifinais, e foi derrotado na fase e na disputa do bronze.

Felipe representa a EEB Professor Eugênio Marchetti, de Herval d’Oeste; Duanne é da EEB Professor Germano Timm, de Joinville; e Paloma é da EEB Altamiro Guimarães, Antônio Carlos.

 

 

Prata também no atletismo

Já no atletismo, a medalha de prata veio nos 800 metros com o joinvilense Carlos Tenfen. O aluno da EEB Osvaldo Aranha fez o tempo de 1m57s00. O primeiro lugar ficou com Matheus Aguiar (PB), com o tempo de 1m55s44. A premiação será realizada neste sábado.

 

TÊNIS DE MESA CONQUISTA PRIMEIRO OURO DE SC NOS JEJS

O primeiro ouro da delegação catarinense nos Jogos Escolares da Juventude, veio no tênis de mesa. SC fez bonito e conquistou ouro no masculino e prata no feminino por equipes. Enzo Nakashima (Colégio Cenecista Elias Moreira, de Joinville) e Luis Eduardo Camarço (EEB Professor Eugênio Marchetti, de Herval D’Oeste) foram os responsáveis pelo feito ao vencer São Paulo na final.

No masculino, a campanha do título foi com vitórias sobre Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Paraná e São Paulo, respectivamente. Luis Eduardo falou sobre a sensação de mais essa conquista para o estado. “Sempre bom ganhar o ouro, ainda mais em cima de São Paulo que tem um nível técnico bem forte. Agora é tentar mais medalhas e se não der, faz parte, mas sempre vamos dar o nosso melhor”

Já a equipe feminina, formada por Ranifer Almeida Meurer (EEB Paulo Zimmermann, de Rio do Sul) e Letícia Martins Araújo (EEB Eng Sebastião Toledo dos Santos, de Criciúma) estreou com vitória também contra Rio Grande do Norte, venceu Bahia e São Paulo e perdeu para o Paraná na decisão. “A competição foi boa, mas acho que dava para de sermos campeãs por um pouquinho e ainda tem muito campeonato pela frente para conseguirmos esse resultado” avaliou Letícia.

 

 

 

JEJS: ATLETISMO CONQUISTA CINCO MEDALHAS NESTE SÁBADO

A delegação catarinense de atletismo dos Jogos Escolares da Juventude, 15 a 17 anos, deu show na manhã deste sábado. Na pista de atletismo da Universidade Federal da Paraíba, nossos esportistas disputaram nove finais, foram cinco medalhas, sendo uma de ouro, duas de prata e duas de bronze.

O destaque foi o título de Milena Sens (EEB Paulo Zimmermann, de Rio do Sul) que lançou para 15,60m e levou a bandeira catarinense ao topo. “A sensação muito boa por ser meus primeiros JEJs e participar com medalha de ouro foi muito importante. Minha marca poderia ter sido melhor, mas como teve a prova do lançamento do disco antes, mesmo me poupando, isso afetou um pouco, mas foi uma boa marca para fechar o ano”, falou a atleta que ficou em 4º no lançamento de disco. E que ano especial para Milena, já que ela foi prata na Gymnasíade da Turquia, em julho.

Se a medalha do lançamento de disco feminino ficou no quase, ela saiu no masculino e também para um aluno da EEB Paulo Zimmermann, com Luis Felipe Bernardo que conquistou a prata. Já no salto em distância, Andriele Zander, da EEB São Ludgero (de município com mesmo nome) fez 5,44m, melhorou sua marca pessoal e levou o bronze.

As outras duas medalhas vieram em uma prova muito especial para Santa Catarina: os 100 metros rasos feminino. Ludmila Cardoso (da EEB Honório Miranda, em Gaspar), entrou para defender o título de campeã da prova. Saiu com a prata e sensação de dever cumprido. “Eu não fiz uma das minhas melhores marcas nem desse ano, mas em contra partida eu fico feliz por ter levado a prata. As coisas têm um tempo e a trajetória do atleta requer paciência e saber trabalhar com esses momentos de adversidade”.

Contente também ficou Tayra de Lima, da EEB São Ludgero, que fechou o pódio da prova com o bronze. “Eu vim para cá no intuito de melhorar a minha marca, não consegui, mas por outro lado não achava que ia levar medalha, por isso fiquei muito feliz pelo resultado e espero que possa participar de muitas competições desse nível”

 

 

VÔLEI DE PRAIA FECHA JEJS COM PRATA E ACESSO PARA A 1ª DIVISÃO

Santa Catarina está de volta à elite do vôlei de praia masculino dos Jogos Escolares da Juventude (JEJs), 15 a 17 anos. Na praia de Cabo Branco, em João Pessoa, João Victor Pinheiro e Gustavo Markiewicz (da EEB Holando Marcellino Gonçalves, de Jaraguá do Sul) foram prata no torneio da segunda divisão e conquistaram uma das duas vagas para a primeira.

 

Já a dupla formada por Keila Dos Santos e Eduarda Americano (EEB José Bonifácio, de Pomerode) ficou em 5º lugar na primeira divisão do vôlei feminino, melhorando a colocação do estado que foi 7º nos JEJs, em 2015. “Acabamos perdendo o primeiro jogo, não conseguimos dar o nosso melhor pelo clima, que a gente não está acostumada, e com o vento a gente sofreu bastante. Depois vencemos duas contra São Paulo e Tocantis, passamos em segundo do grupo, mas pegamos a equipe do Rio de Janeiro que é campeã brasileira sub-19 e vice sub-21”, falou Keila.

 

 

Textos e fotos: Lucas Inácio/Fesporte

COMENTÁRIOS