A bola "laranja" quicou pelas quadras do Brasil, na noite de quarta (11/01), em mais uma rodada do NBB 2016/2017. Foram três jogos equilibrados, que marcaram a décima quarta rodada da competição. Ontem foram outras 4 partidas realizadas.
Em Caxias do Sul, o Pinheiros conseguiu segurar a pressão do Caxias do Sul Basquete e cosneguiu importante vitória fora de casa, destaque para o ala norte-americano Desmond Holloway, que foi o principal nome do Pinheiros na partida ao anotar um duplo-duplo de 21 pontos e 10 rebotes. Pelo lado dos donos da casa, o ala/pivô Arthur foi o destaque. Regular em toda a partida, o jogador saiu de quadra com 32 pontos e foi peça fundamental na reação do Caxias no terceiro quarto, quando a vantagem no placar caiu de 16 para apenas dois pontos (67 a 65). Placar final no Ginásio Vasco da Gama, Caxias Basquete 93 x 99 Pinheiros.
Outra equipe a vencer longe da sua torcida foi o Paulistano, que em um jogo emocionante, venceu o Basquete Cearense, no Ginásio Paulo Sarasate pelo placar de 74 x 76. Destaque dos vencedores, Eddy foi o cestinha do jogo com 19 pontos, além de quatro assistências.
Os donos da casa, contaram com boas atuações dos dois armadores da equipe. O titular Davi Rossetto terminou a partida como cestinha da equipe nordestina, com 18 pontos, e ainda alcançou cinco rebotes. Já Gustavinho, que veio do banco de reservas, entrou muito bem e em menos de 19 minutos produziu 17 pontos e três assistências.
A única equipe a fazer valer o fator casa, foi o Universo/Vitória, que venceu o Liga Sorocabana pelo placar 74 a 69, no Ginásio Poliesportivo de Cajazeira. A equipe baiana contou com mais uma grande atuação do armador norte-americano, Kenny Dawkins, que anotou 15 pontos, quatro rebotes, cinco assistências e três roubos de bola. Os visitantes contaram com boas atuações de Jefferson Sobral, autor de 15 pontos, Ted Simões, que somou mais 11 tentos, e Enzo Cafferata, responsável por dez pontos e quatro roubos de bola.
Pela abertura da décima quinta rodada, 4 partidas foram disputadas na noite desta quinta-feira:
Minas 60 x 89 Flamengo - Arena Minas. O Flamengo contou com ótimo desempenho coletivo e seis atletas fazendo mais de dez pontos: Marquinhos (16), JP Batista (16), que também apanhou sete rebotes, Lelê (13), Olivinha (12), que ainda pegou nove sobras, mesma quantidade de Rafael Mineiro (11), e Marcelinho Machado (11), que deu seis assistências.
Brasília 74 x 72 Macaé - Ginásio da ASCEB. Com três bolas de 3 consecutivas nos minutos finais, o garoto Deryk, de 22 anos, foi o grande líder da virada candanga na reta final do confronto. Ao todo, o armador, que substituiu Fúlvio, lesionado, na armação, somou 17 pontos e seis assistências.
Mogi Basquete 82 x 63 Franca - Gin. Prof. Hugo Ramos. O time mogiano segue sem saber o que é perder jogando no Ginásio Hugo Ramos nesta temporada. Contabilizando as partidas do Campeonato Paulista, Liga Sul-Americana e NBB CAIXA, a equipe conquistou sua 18ª vitória em sua casa.
Campo Mourão 62 x 82 Bauru - Ginásio de Esportes Belin Carolo. Bauru segue próximo do G-4 e chegou ao oitavo triunfo em 14 partidas disputadas (57,1% de aproveitamento). Agora, os atuais vice-campeões ocupam a sétima posição, enquanto que o time paranaense caiu para o nono lugar, com um total de sete vitórias também em 14 jogos (50% de aproveitamento).
Flamengo segue líder, e agora foca no 'clássico dos campeões'
A campanha do Flamengo é realmente muito boa. A equipe rubro-negra tem 23 pontos e 91,7% de aproveitamento, contabilizando apenas uma derrota em 12 jogos. Confira a classificação do NBB 2016/2017:
Texto: Róbson Sidral (com adendos de Fernando Gavini)
Fotos: facebook (divulgação).