No último dia 10 foram definidas as 7 equipes (eram 9 interessados inicialmente) que vão participar da Liga Ouro de Basquete Masculino 2017. Em disputa uma vaga para o NBB 2017-2018. Ainda não há confirmação oficial por parte da LNB (Liga Nacional de Basquete), mas compilamos abaixo algumas informações que obtivemos com colegas de imprensa aqui de SC: Augusto Ittner (Jornal de Santa Catarina) e Elton Carvalho (blog Toque de Letra).
Equipes confirmadas:
- Apab/Blumenau
- Brusque
- Joinville
- Contagem (MG)
- São José (SP)
- Botafogo (RJ)
- Santos (AP).
Outras duas equipes estavam pré-inscritas, mas acabaram desistindo: Anápolis (GO) e Facisa (PB).
Fórmula de disputa:
1ª fase em turno e returno. Os seis melhores avançam para os playoffs – 1º e 2º colocados vão direto para a semifinal e aguardam os adversários que sairão dos jogos entre o 3º x 6º e 4º x 5º. Depois, a disputa segue para semifinais e finais. Os confrontos de mata-mata serão em melhor de cinco partidas. O campeonato deve iniciar em Março e a tabela de jogos deve sair até o final de Janeiro.
Blumenau:
Manteve a maior parte do elenco vice-campeão catarinense de 2016 e inicia a pré-temporada no próximo dia 24. As partidas em casa deverão ser sempre às quintas-feiras, às 19:30, no Ginásio Sebastião Cruz, o Galegão.
Porém, duas notícias publicadas no portal "O VALE" e assinadas por Marcos Eduardo Carvalho dão conta que a equipe de São José não participará da competição. Abaixo os respectivos destaques das duas matérias:
São José Basquete está fora da Liga Ouro em 2017
São José dos Campos, 12/01/2017
Mais um toco no basquete. Os amantes da modalidade tiveram uma ducha de água fria nesta quinta-feira em São José dos Campos. A Prefeitura informou que não irá inscrever o time para a disputa da Liga Ouro 2017, torneio de acesso ao NBB (Novo Basquete Brasil).
O São José, que já estava pré-inscrito no ano passado, tinha até o dia 10 de janeiro para confirmar oficialmente a participação no torneio. Porém, isso não aconteceu. No início da semana, o novo prefeito da cidade, Felicio Ramuth (PSDB) já havia informado que o prefeito anterior, Carlinhos Almeida (PT) havia deixado uma dívida de R$ 309 milhões para o município, o que resultou em muitos cortes neste início de mandato, inclusive o basquete.
Na temporada passada, o time já tinha ficado de fora do Campeonato Paulista, onde era o então atual campeão, e também do NBB, por falta de verba. A OS (Organização Social) São José Desportivo, que gerenciava a modalidade, também não havia conseguido um patrocinador máster para bancar a equipe.
Basquete de São José fica 'órfão' mais um ano
São José dos Campos, 14/01/2017
Com o time do São José sem disputar a temporada adulta pelo segundo ano seguido, amantes do esporte na cidade já estudam alternativas para voltar forte
O Caldeirão esfriou de vez. O torcedor do basquete joseense mais uma vez está órfão. Pelo segundo ano consecutivo, a cidade vai ficar sem o time adulto disputando as principais competições do ano.
Entre 2007 e 2015, a cidade respirou basquete, viu o time ganhar três títulos paulistas e um vice do NBB (Novo Basquete Brasil). Mas, na última quinta-feira, a Prefeitura confirmou que o time em 2017 não disputará nenhum campeonato adulto, assim como aconteceu no ano passado, no último ano do governo do prefeito Carlinhos Almeida (PT). Agora com Felicio Ramuth (PSDB), o time continuará sem atividade por falta de verba.
Assim, pessoas ligadas ao esporte na cidade defendem um novo modelo de gestão para evitar que o basquete retome a atividade sem depender do poder público.
Zé Geraldo, ex-jogador e coordenador da modalidade, entende que em 2017 será um ano para tentar reestruturar o esporte. “Agora é hora de juntar uma equipe de pessoas da cidade que gostem de basquete e começar a planejar o futuro”.
Fontes:
http://www.ovale.com.br/
http://wp.clicrbs.com.br/toquedeletra/ (Elton Carvalho)
http://jornaldesantacatarina.clicrbs.com.br/sc/esportes/noticia/2017/01/augusto-ittner-os-preparativos-de-blumenau-para-a-divisao-de-acesso-do-novo-basquete-brasil-9331150.html