Offline
Rio do Sul em contagem regressiva para os Jogos Abertos de Santa Catarina
13/10/2022 17:12 em JASC

 

 

Capital do Alto Vale sedia o principal evento esportivo do Estado em novembro

 

Rio do Sul vive a expectativa de voltar a sediar uma edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina depois de 27 anos. E faltam apenas 30 dias para a cidade receber a 61ª edição, entre os dias 11 e 20 de novembro. A Prefeitura de Rio do Sul já colocou em prática uma grande estrutura de trabalho e organização do maior evento esportivo do Sul do país. 

 

Cerca de sete mil pessoas estarão em Rio do Sul no período do evento, sendo cerca de cinco mil atletas e dois mil dirigentes desportivos, árbitros, equipes de apoio e esportistas que atuam com os cerca de 200 municípios que vão disputar o evento.

 

Considerado o maior evento esportivo de Santa Catarina, o Jasc reúne anualmente 27 modalidades nos naipes masculino e feminino. Para receber o evento, pelo menos 25 locais de competição estão sendo preparados, como ginásios de colégios particulares, entidades do município, além de clubes e parques da cidade.

 

Algumas modalidades não poderão ser realizadas em Rio do Sul, como o remo, que será em Florianópolis. O bolão 16 feminino e masculino será realizado em Indaial e Lages, enquanto o tiro de armas acontece em Agrolândia. Já as ginásticas artística e rítmica terão sede em Blumenau. Agronômica e Ibirama também devem receber algumas partidas. 

 

Atletas e equipes de renome mundial estarão em Rio do Sul. Darlan Romani, quarto lugar nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020 no arremesso do peso, representa Concórdia. O blumenauense Matheus Correa da marcha atlética e Simone Ferraz, de Jaraguá do Sul, nos três mil metros com barreira, também estiveram na Olimpíada.

 

Outros atletas olímpicos também estarão presentes como Douglas Brose, do karatê, Felipe Wu do tiro de armas curtas, Regina Ribeira do xadrez, além de campeões brasileiros em suas modalidades, como Karina Olimpo, nas provas de cross country e marathon do ciclismo e Lucas Borba, que representará Rio do Sul no downhill.

 

Equipes de modalidades coletivas que se destacam no Brasil também competem em Rio do Sul, como Jaraguá e Joinville Futsal, além do handebol e basquete de Blumenau, assim como o Apan/Eleva que disputa a Superliga Masculina de Vôlei e Chapecó que compete na Superliga Feminina B. 

 

“Os melhores atletas e equipes do Brasil estarão em Rio do Sul. Nosso Estado se destaca esportivamente e em várias modalidades com muitos atletas de Seleção Brasileira, que já se preparam para a Olimpíada de 2024 competindo por aqui”, comentou o superintendente da Fundação Municipal de Desportos (FMD) de Rio do Sul, Jeberton Fermino, que também preside a CCO do evento.

 

A abertura dos Jogos Abertos será realizada no dia 11 de novembro às 20h, no Estádio Municipal Alfredo João Krieck, que receberá grande estrutura para atender as delegações e a comunidade. A entrada é gratuita.

 

Esta é a terceira vez que Rio do Sul sedia o Jasc, que ocorreu na cidade em 1971 e 1995. E a cidade vem com experiência em eventos esportivos, já que recebeu recentemente a Olimpíada Estudantil (Olesc), os Joguinhos Abertos e os Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti). O prefeito José Thomé exaltou o esforço para realizar um evento deste porte. 

 

“Estamos trabalhando intensamente em muitas frentes de serviço. Historicamente e tradicionalmente este evento tem um clima diferente por envolver muitos aspectos e grandes nomes do esporte. E por ser gratuito e aberto a toda comunidade, Rio do Sul e a região ganham muito, podendo acompanhar de perto grandes nomes que são inspiração”, falou.

 

Fonte: Departamento de Comunicação Prefeitura de Rio do Sul

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!