Offline
O Futuro do Clube Atlético Metropolitano
11/04/2017 13:17 em Futebol

 

 

Análise de Daniel Charles Schmitt

 

O Metropolitano não esconde de ninguém que a cada dia que passa a situação do clube esta cada vez mais complicada! O Clube corre sérios riscos de ser rebaixado na elite do futebol catarinense, e para piorar a saúde financeira é critica. Muito torcedores me perguntam se existe alguma solução para reverter este quadro. Confira abaixo minha análise sobre este assunto tão complexo:

 

FOCO: o futebol precisa ser enxergado como um negócio, onde há uma necessidade muito grande de capital de giro e investidores, podendo assim, planejar e focar em algum objetivo.

 

VISIBILIDADE: a cidade e as marcas envolvidas começam a ter visibilidade em todas as mídias quando os resultados são alcançados e multiplica-se, ficando difícil no momento mensurar, pois dependendo do calendário, a exposição torna-se anual, nacional e até internacional.

 

ENTRETENIMENTO: é pujante e claríssima a euforia da sociedade com um clube que representa bem sua região, pelo orgulho e satisfação de poder comentar resultados, jogos e adversários possíveis. A autoestima se aflora e de um modo geral, tornado passível a associação ao clube!

 

DIVÍSAS: com o faturamento de um clube, a arrecadação de tributos cresce, justificando a animação do setor público, não diretamente, mas, com os instrumentos necessários para tal, como estádio de futebol e as condições necessárias para a boa prática do negócio. Os empregos diretos e indiretos se somam e de um modo geral há retorno para ambas às partes como poder público, investidores, marcas e sociedade.

 

 

CATEGORIAS DE BASE: este deve ser o foco dos investidores. Além de ser simpático na formação do cidadão, pois o apelo social é forte, formará a matéria prima futura que sustentará o negocio.

A partida do investimento, se considerarmos a terceira divisão estadual, deve-se entender que com o vencimento das etapas os custos tendem a diminuir, pela entrada de apoiadores de marcas, investidores, sócios e até mesmo retorno de possíveis negociações de atletas.

 

Com estas observações, surge a possibilidade de análise do cenário atual, onde podemos entender e decidir sobre o futuro como negócio bem sucedido, embasado e planejado. 

 

Possibilidades para o futuro do Metropolitano:

 

OPÇÃO 1 – O investimento no CAM pode ser bem sucedido, porém o passivo é alto, o retorno será demorado devido à situação atual do clube.

 

OPÇÃO 2 – Canalizar investimentos na base, dando condições na formação de atletas que darão a sustentação necessária futura. O Instituto passa a gerir tanto a base como o profissional.

 

OPÇÃO 3 – Federar o Instituto, que possui tranquilidade financeira, ativo de captação com projeto aprovado e base treinando regularmente, podendo este disputar a terceira divisão estadual.

 

Conclusão: não há como sustentar um negócio sem investir, com planejamento ordenado e foco. Passar o "pires" e pedir ajuda está provado que não funciona, ficando a carga para uma minoria que acaba frustrando a si próprio como toda uma sociedade.

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!