Rodada contou com dois resultados positivos das equipes de fora
A quinta-feira (7) foi movimentada na Conferência Sul/Sudeste da Liga Nacional de Handebol. Foram duas partidas pelo feminino: Abluhand/FURB/FMD Blumenau (SC) x UNIP/São Bernardo (SP) e P.M. Maringá/Unimed/Unicesumar (PR) x E.C. Pinheiros (SP).
No Centro Esportivo Bernardo Werner (SESI), em Blumenau (SC), as donas da casa fizeram um primeiro tempo equilibrado (12 a 13) contra a Unip/São Bernardo (SP), e na segunda parte mantiveram o nível, mas acabaram por ceder a vitória (25 a 29). Tainara e Mariane, do time paulista, com oito gols cada, foram o destaque. Amanda foi a artilheira da Abluhand, com 7 gols.
Síntese do jogo: Blumenau começou a partida num ritmo 'frenético', abrindo 4 a 0 em 5 minutos e forçando o técnico Eduardo Carlone a queimar o seu primeiro tempo técnico. A goleira blumenauense Pamela fez seguidas defesas e só foi vazada aos 5:15 da primeira etapa. O time da casa seguiu comandando o placar até os 19 minutos, quando São Bernardo assumiu a liderança que não viria mais a perder até o final da etapa, que terminou 13 a 12. O time de Sérgio Graciano tinha boas variações de ataque, e era muito cirurgico nas jogadas pelas pontas. O jogo das pivôs (Scheila e Paloma) não funcionou muito bem, por conta da forte marcação da equipe da Unip. Vale a pena ressaltar que a equipe de São Bernardo veio com 22 jogadoras, ou seja, dando muitas opções para o seu técnico. E este elenco, mesmo após o encerramento da parceria com a Metodista (que já durava 24 anos), segue sendo um dos mais fortes do país (na humilde opinião deste plantão esportivo, é o mais forte).
O segundo tempo iniciou com a mesma tônica dos minutos finais da primeira etapa: o time de São Bernardo pouco errava e seguia liderando o placar, enquanto Blumenau pecava em algumas trocas de passes, talvez pela inexperiência de algumas jogadoras ou pelo nível de tensão que a partida tinha. A Abluhand perdia por 16 a 19 e conseguiu empatar, muito por conta da superioridade numérica, já que a equipe da Unip teve duas jogadoras punidas com dois minutos. Este foi o melhor momento de Blumenau na etapa, quando o jogo chegou em 19 a 19. Porém, daí pra frente São Bernardo começou a abrir vantagem (que chegou a 6 gols) e fechou a conta em 29 a 25. O time paulista segue invicto em 4 jogos disputados. Já Blumenau conheceu sua primeira derrota em três partidas. Agora as comandadas de Sérgio Graciano farão 3 jogos consecutivos fora de casa, e encerrarão sua participação na primeira fase no dia 7 de outubro, no Sesi, contra Cascavel. Das 8 equipes que disputam essa conferência, as 4 melhores vão passar pra segunda fase.
No outro jogo da noite, em Maringá (PR), no ginásio Chico Neto, a P.M. Maringá/Unimed/Unicesumar (PR) enfrentou as atuais campeãs do E.C. Pinheiros (SP) e foi superada por 16 a 28.
Liga Nacional Feminina de Handebol / Conferência Sul-Sudeste
Abluhand/FURB/FMD Blumenau (SC) 25 x 29 UNIP/São Bernardo (SP)
Local: SESI - Centro Esportivo Bernardo Werner
Rua Itajaí, 3434 - Blumenau (SC)
P.M. Maringá/Unimed/Unicesumar (PR) 16 x 28 E.C. Pinheiros (SP)
Local: Gin. Francisco Bueno Neto
Av. Duque de Caxias, 1368 - Vila Olímpica - Maringá (PR)
Classificação:
1) São Bernardo(SP) 8 pontos (4 vitórias)
2) Blumenau(SC) 4 pontos (2V-1D)
2) Cascavel(PR) 4 pontos (2V-1D)
2) Concórdia(SC) 4 pontos (2V-1D)
2) Pinheiros(SP) 4 pontos (2V-1D)
6) Maringá(PR) 3 pontos (1V-1E-3D)
6) Guarulhos(SP) 3 pontos (1V-1E-3D)
8) Caxias/Farroupilha(RS) 0 ponto (4D)
Próximos jogos:
sábado, dia 9
16:00 Concórdia x São Bernardo
17:00 Cascavel x Pinheiros
Dia 11, UCS/Farroupilha x Unip/São Bernardo, as 20:00
Dia 21, Cascavel x Concórdia, Pinheiros x UCS e Maringá x Blumenau
Dia 23, Maringá x Concórdia e Pinheiros x Blumenau
Dia 5/10, Concórdia x Blumenau; Dia 7/10 Blumenau x Cascavel
Texto base: photoegrafia.com.br
Análise do jogo de Blumenau e outros adendos: Juliano Russi
Fotos: Juliano Russi