Cerca de 180 atletas estarão de 28 de setembro e 1º de outubro, na AABB e no Sesi de Blumenau, para as disputas de medalhas das ginásticas artística e rítmica da Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc).
A programação terá início com o congresso técnico da ginástica artística, às 19h de quinta-feira, 28, no Complexo Esportivo do Sesi, local onde 90 atletas representantes de 10 municípios estarão competindo, até sábado, 30, nas provas de salto sobre a mesa, barra fixa, trave e solo.
Já a ginástica rítmica contará com 89 atletas de 10 municípios, na prova de conjunto cinco cordas e nas individuais mãos livres e bola. O congresso técnico acontece na sexta-feira, 29, às 19h, e a competição ocorre de sábado, 30, a domingo, 1º de outubro, no ginásio de esporte da AABB.
As ginásticas artística e rítmica foram antecipadas em função de o município-sede da Olesc, Rio do Sul, não dispor de espaço nos padrões exigidos pela confederação das modalidades, a exemplo da natação que foi antecipada para os dias 16 e 17 de setembro, em Palhoça, onde Joinville e Jaraguá do Sul largaram na frente na tabela de pontuação da Olesc.
As demais modalidades acontecem de 7 a 14 de outubro, em Rio do Sul.
PARAJASC TÊM NOVA DATA PARA SEREM REALIZADOS, EM CRICIÚMA
A Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) e o Município de Criciúma tornam público que o novo período de realização da 13ª edição dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina será de 30 de novembro a 6 de dezembro.
A decisão foi tomada do município de Criciúma, ter solicitado o adiamento do evento, tendo por problemas administrativos que comprometeriam o cumprimento de toda a estrutura do evento.
A 13ª edição dos Parasjasc, terá aproximadamente 1.700 atletas de 52 municípios, irá contemplar também eventos paralelos para o público do paradesporto. Juntamente com a Fesporte, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) oferecerá cursos de capacitação para árbitros e técnicos, com reconhecimento nacional, nas modalidades de natação, atletismo e bocha. Além disso, o evento contará com a presença de atletas paralímpicos brasileiros, que representaram o Brasil nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.
A Fesporte também informa que as inscrições dos atletas estão abertas no sistema da Fundação, até o dia 31 de outubro.
Texto: Heron Queiroz
Foto: Heron Queiroz/Fesporte