Os atletas se despediram neste domingo, 1º, da ginástica artística da 17ª edição da Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc), disputando as finais individuais no complexo esportivo do Sesi, em Blumenau. Oito ginastas no masculino se apresentaram nos aparelhos solo, cavalo, argolas, salto, paralelas e barra. No feminino, também oito ginastas disputaram medalhas nos aparelhos salto, paralelas, trave e solo.
Mas, o dia foi mesmo de celebração dos municípios campeões gerais da competição. Entre os homens a façanha coube ao surpreendente time de São Bento de Sul, que bateu o favorito Blumenau, que era o campeão da edição anterior. Os são-bentenses somaram 204,500 pontos deixando os blumenauenses em segundo lugar com 203,650 pontos. Itajaí fechou sua participação em terceiro lugar com 191,800 pontos. O time campeão de São Bento do Sul formou com os ginastas Vitor Lopes, Renan Hruschka, Willian Bard, Gabriel Ramos, Felipe dos Santos e Kaike dos Santos.
Acostumado a disputar competições internacionais, o treinador campeão de Brusque, o armênio Vachik, disse que o título é importante no processo de formação de atletas, mas faz uma ressalva: “o ideal não é o título em si, mas fomentar um trabalho que leve a formação de atleta olímpico. Para isso precisamos de apoio das instituições”, pede.
Entre as mulheres não houve surpresa na GA e como no ano anterior, Blumenau levou o título de campeão geral com 182,267 pontos deixando em segundo lugar Itajaí, com 177,483, e Florianópolis, em terceiro lugar com 163,550 pontos. As blumenauenses foram campeãs com Mayara Plicarpo, Yohanna da Silva, Raissa da Silva, Camilly Silva, Mayara Moser e Luana Ricardo.
Os atletas destaques da competição, ou seja, os melhores do torneio, que conquistaram a medalha de ouro no individual geral foram Victor Hugo Rigueira Zagulski, 10 anos, de Blumenau, e Adriana Druck, de Itajaí, 12 anos. Eles foram os melhores em todos os aparelhos no primeiro dia de competição. Eis os campeões por aparelho neste domingo:
Feminino
Solo – Fernanda Zimmermann (Itajaí)
Trave – Fernanda Zimmermann (Itajaí)
Paralelas – Fernanda Zimmermann (Itajaí)
Salto – Raissa Camile Silva (Blumenau)
Masculino
Salto – Victor Zagulski (Blumenau)
Cavalo – Kevin Ferreira (Blumenau)
Solo – Kevin Ferreira (Blumenau)
Argolas – Heitor dos Santos (Itajaí)
Paralelas – Kevin Ferreira (Blumenau)
Barra fixa – Heitor dos Santos (Itajaí)
BRUSQUE PONTUA MAIS E ERGUE O TROFÉU DE CAMPEÃO DA GR
Somando 54,08 pontos no geral a equipe de Brusque levantou o troféu de campeã da ginástica rítmica da 17ª Olesc, neste sábado, 30, no ginásio da AABB, em Blumenau. Primeira colocada no individual por equipe e segunda no conjunto, além de contar com a melhor ginasta da competição, a menina Thayná Martins, a equipe comandada pela treinadora Amanda Gallo superou Chapecó, que somou 53 pontos, e Florianópolis, com 50,55.
Amanda destaca o empenho da equipe, apesar do desgaste em função do calendário intenso. “É fruto de um trabalho de um pouco mais de um ano. São meninas de 10 a 12 anos que chegaram, em geral, sem qualquer contato anterior com a ginástica. O Município de Brusque está investindo bastante, principalmente em clínicas com técnicos nacionais. E os frutos começam a aparecer. No ano passado, na Olesc chegamos perto, neste ano, depois de já termos conquistado o estadual da modalidade, veio o ouro com a Olesc”, completou a treinadora.
Brusque esteve em todos os pódios
Foram dois dias de competições da ginástica artística da Olesc, envolvendo 77 meninas de 9 a 12 anos. Na modalidade conjunto, Chapecó ficou em primeiro, com 20,75 pontos; Brusque em segundo, com 17,45, e Joinville em terceiro, com 17,10.
No individual, concurso de mãos livres, Nathalia Nogueira, de Blumenau, ficou com o ouro, somando 9,80 pontos; Nicole da Silva, de Brusque, teve 9,65 e ficou com a prata; e Nicolly Crepas, também de Brusque, com 9,40, foi bronze. No aparelho bola, Maria Clara Rosa, de Chapecó subiu no mais alto do pódio, com 9,65 pontos, a brusquense Thayná Martins, fez 9,60, e Nathalia Nogueira com 8,90, conquistou o bronze para Blumenau. No individual geral, deu Thayná Martins, com 19,65 pontos, seguida de Maria Clara Rosa, com 18,70, e de Luisa Quaresma Marx, da capital, com 18,50.
Agora, após Blumenau sediar as competições da ginástica artística e ginástica rítmica, as atenções se voltam para Rio do Sul, que, no período de 7 a 14 de outubro, sediará a etapa estadual da Olesc com as demais modalidades: atletismo, ciclismo, futsal, handebol, voleibol, basquete, judô, caratê, tênis, tênis de mesa e xadrez. A natação da Olesc foi realizada dia 17 de setembro no complexo aquático da Unisul, em Palhoça. Joinville foi o campeão no masculino e Jaraguá do Sul no feminino.
A Olesc é uma promoção do Governo do Estado, por intermédio da Fesporte, com parceria da Prefeitura de São Bento do Sul e 12ª Agência de Desenvolvimento Regional.
Textos: Antonio Prado e Heron Queiroz, Assessoria de Comunicação - Fesporte
Fotos: Heron Queiroz/Fesporte e facebook.com/agiblumenau/