Representantes dos 97 municípios estiveram na tarde desta quinta-feira, 19, no Serrano Tênis Clube, em Lages, participando do congresso técnico da etapa estadual da 57ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) que ocorrerá no município de 3 a 11 de novembro. Por meio de sorteio, foram realizadas a composição das chaves das modalidades coletivas: basquetebol, bocha, bolão 16, bolão 23, futebol, futsal, handebol, tênis e voleibol.
Além das coletivas, os organizadores instruírem os participantes sobre as especificidades de das demais modalidades que terão seus congressos técnicos específicos às vésperas do início de cada modalidade: atletismo, ciclismo, ginástica artística, ginástica rítmica, judô, karatê, natação, remo, tiro (armas curtas, armas longas e ao prato), triathlon, xadrez, punhobol, tênis de mesa, e vôlei de praia.
O remo será realizado na raia náutica de Florianópolis nos dias 28 e 29 de outubro. A modalidade, além do feminino do triatlo, bolão 16, tênis e basquete não pontuarão nos Jasc por terem apenas sete municípios inscritos em cada modalidade. A Resolução Nº 01 do Conselho Estadual de Esporte determina que a modalidade para pontuar necessita de ter oito equipes. A partir do ano que vem o mesmo documento determina que seja no mínimo 10 participantes. A previsão para divulgação do boletim completo dos Jasc 2017 no site da Fesporte é para o fim da tarde desta sexta-feira, 20.
Entre as autoridades presentes no congresso técnico estiveram prefeito de Lages, Antonio Ceron, o secretário da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Lages João Alberto Duarte, que também é o vice-presidente da Comissão Central Organizadora (CCO) dos Jasc e também Dárcio de Saules, diretor de Esportes da Fesporte e coordenador geral dos Jasc.
Ao discursar o prefeito Ceron enalteceu os Jogos Abertos e se disse feliz por sediar o evento. “Tenho certeza que esta competição em Lages é o início da retomada do fortalecimento dos Jasc”, destacou
Dárcio de Saules enfatizou a solicitude de Lages ao encampar a ideia de sediar a etapa estadual dos Jasc. “Assim que a equipe da Fesporte ligou para o prefeito Ceron colocando a possibilidade do município ser a sede dos Jogos Abertos, prontamente houve uma aceitação, uma vontade muito grande em sediar o evento. E acreditamos que faremos o melhor Jasc da história”, pontuou De Saules.
Participarão dos Jasc 4.600 atletas de 97 municípios disputando 46 troféus em 27 modalidades: atletismo, ciclismo, ginástica artística, ginástica rítmica, judô, karatê, taekwondo, natação, remo, tiro (armas curtas, armas longas e ao prato), triathlon, xadrez, basquetebol, bocha, bolão 16, bolão 23, futebol, futsal, handebol, punhobol, tênis, tênis de mesa, voleibol e vôlei de praia.
Confira como ficou a composição das chaves
Basquete masculino
Período de competição 6 a 11/11. Local: G.E Ivo Silveira/G.E do C.A.V.
Chave A: Joinville, São José e Chapecó. Chave B: Blumenau, Lages e Joaçaba. Chave C: Videira, Içara e Balneário Camboriú. Chave D: Rio do Sul, Jaraguá do Sul, São Bento do Sul e Brusque.
Basquete feminino
Período de competição: 3 a 8/11. Local: G.E Ivo Silveira/G.E C.A.V.
Chave A: Chapecó, Joinville e Balneário Camboriú. Chave B: Blumenau, Florianópolis, Rio do Sul e Itajaí.
Bocha masculino
Período de competição 3 a 5/11. Local: Canchas do Parque de Exposições.
Chave A: Chapecó, Blumenau, Salto Veloso e Gravatal. Chave B: Timbó, Nova Trento, Dionísio Cerqueira e São Ludgero. Chave C: Caçador, Ipira, Agrolândia e Lages. Chave D: Criciúma, Santa Cecília, Xaxim e Joinville.
Bocha feminino
Período de competição 6 a 8/11. Local: Canchas do Parque de Exposições.
Chave A: Chapecó, Campos Novos e Trombudo Central. Chave B: Itajaí, Jaraguá do Sul e Itapiranga. Chave C: Blumenau, Quilombo e Timbó. Chave D: São Ludgero, Florianópolis, Concórdia e São Carlos.
Bolão 16 masculino
Período de competição 9 a 10/11. Local: Pistas do Clube Caça e Tiro.
Chave A: Itajaí, Joinville, Caçador e Brusque. Chave B: Blumenau, Indaial, Timbó e Lages.
Bolão 16 feminino
Período de competição 8/11. Local: Pistas do Clube Caça e Tiro.
Chave A: Itajaí, Tubarão e Joinville. Chave B: Blumenau, Caçador e Indaial.
Bolão 23 masculino
Período de competição: 3 a 5/11. Local: Pistas do Clube Caça e Tiro.
Chave A: Herval d’Oeste, Timbó e Lages. Chave B: Rio do Sul, Curitibanos, Chapecó e São João do Oeste. Chave C: Xanxerê, Joaçaba, Campo Alegre e Blumenau. Chave D: Itajaí, Arroio Trinta, São José e Agrolândia.
Bolão 23 feminino
Período de competição: 5 a 7/11. Local: Pistas do Clube Caça e Tiro.
Chave A: Timbó, Chapecó e Seara. Chave B: Itajaí, São João do Oeste, Rio do Sul e Blumenau. Chave C: Lages, Xanxerê, São José e Rio Negrinho.
Futebol feminino
Período de competição: 3 a 8/11. Local Estádio Vidal Ramos Jr./Campo Amador/Vila Marista/Sesi.
Chave A: Lages: Chapecó, Tunápolis e Maravilha. Chave B: Itajaí, São Carlos, Caçador e Lindóia do Sul. Chave C: São José, Mondaí, Concórdia e Joinville.
Futsal masculino
Período de competição: 3 a 8/11. Local: G.E. Jones Minosso/G.E Clube Caça e Tiro/G.E Sesi.
Chave A: Itajaí, Armazém, Tubarão e Chapecó. Chave B: Joinville, Bandeirante, Pouso Redondo e Curitibanos. Chave C: Jaraguá do Sul, Blumenau, São Lourenço do Oeste e Joaçaba. Chave D: Concórdia, Lages, Campos Novos e São Francisco do Sul.
Futsal feminino
Período de competição: 6 a 11/11. Local: G.E. Jones Minosso/G.E Clube Caça e Tiro/G.E Sesi.
Chave A: Brusque, Tubarão e Lages. Chave B: Chapecó, Curitibanos e Joinville. Chave C: Blumenau, Videira, Braço do Norte e Concórdia. Chave D: Itajaí, Xaxim, Serra Alta e Barra Bonita.
Handebol masculino
Período de competição: 6 a 11/11. Local: G.E. Jones Minosso/Centro Serra.
Chave A: Itajaí, São Bento do Sul e Campos Novos. Chave B: Chapecó, Saudades, Joaçaba e Içara. Chave C: Blumenau, Xanxerê, Lages e Florianópolis.
Handebol feminino
Período de competição: 3 a 8/11. Local: G.E. Jones Minosso/Centro Serra
Chave A: Blumenau, Chapecó e Videira. Chave B: Concórdia, Seara e Tubarão. Chave C: Itajaí, Joinville, Treviso e Balneário Camboriú.
Punhobol
Período de competição: 8 a 10/11. Local: Campo do Clube Caça e Tiro
Chave A: Blumenau, Balneário Camboriú, Timbó e Lages. Chave B: São Bento do Sul, Florianópolis, Rio Negrinho, Joinville e Pomerode.
Tênis masculino
Período de competição: 3 a 6/11. Local: Quadras do Serrano Tênis Clube/Quadras do Clube Caça e Tiro.
Chave única: Brusque, Joaçaba, Indaial, Abelardo Luz, Videira, Lages, Campos Novos, Florianópolis, São Carlos, Caçador, Orleans, Rio do Sul, Itajaí, Morro da Fumaça, Joinville, Blumenau e Balneário Camboriú.
Tênis feminino
Período de competição: 3 a 5/11. Local: Quadras do Serrano Tênis Clube/Quadras do Clube Caça e Tiro.
Chave única: Joinville, Lages, Blumenau, Florianópolis, Balneário Camboriú, Abelardo Luz e Itajaí.
Voleibol masculino
Período de competição: 3 a 8/11. Local: G.E AABB
Chave A: Concórdia, Braço do Norte e Pinheiro Preto. Chave B: Chapecó, Xanxerê e Gaspar. Chave C: Blumenau, Curitibanos, São José e Pouso Redondo. Chave D: Itajaí, Lages, Pinhalzinho e Joinville.
Voleibol feminino
Período de competição: 6 a 11/11. Local: G.E. Colégio Santa Rosa.
Chave A: Chapecó, Brusque, Lages. Chave B: Blumenau, Pinhalzinho, Joinville e Morro da Fumaça. Chave C: Florianópolis, Videira, Curitibanos e São Lourenço do Oeste.
FOGO SIMBÓLICO DOS JASC É ACESO EM BRUSQUE
Na noite desta quinta-feira (19), na Sociedade Esportiva Bandeirante, em Brusque, a tradicional cerimônia do fogo simbólico anuncia a 57ª edição dos Jasc.
O salão nobre do Bandeirante esteve repleto para o ato do acendimento do fogo que representa a essência dos Jogos Abertos de Santa Catarina. No berço dos Jasc, onde o empresário Arthur Schllösser deu início à principal competição esportiva em 1960, a emoção tomou conta dos presentes. Recheado de simbolismos, como o recebimento da bandeira dos Jogos pelo município sede da 57ª edição, o ponto alto da noite, claro, foi com o acendimento da pira.
Representado por Juliano Polese, vice-prefeito e também presidente da Comissão Central Organizadora, o município-sede Lages recebeu das mãos do presidente da Fundação Catarinense de Esporte, Erivaldo Nunes Caetano, a bandeira dos Jogos Abertos. O ato simbólico representou a oficialização da cidade como a detentora, por nove dias dos Jasc.
Emoção toma conta dos homenageados
Nove nomes que muito fizeram para Santa Catarina foram homenageados e, certamente, na noite desta quinta-feira, foi o momento de maior emoção e também aplausos pelo público presente.
Arthur Schlosser (in memoriam), Rubens José Facchini (in memoriam), Orlando Francisco Muller, Ruth Mosimann Hoffmann, Vinícius José Bado, Bruno Appel, Osni Cesar Muller e Rudi Nodari. Todos exibiram muita emoção no momento de receber uma placa de agradecimento pelo serviço prestado ao esporte catarinense.
Texto e fotos (congresso técnico): Antonio Prado/Assessoria de Comunicação - Fesporte
Texto (fogo simbólico): Renan Koerich
Foto (fogo simbólico): Heron Queiroz