Com um início de jogo arrasador, quando chegou a fazer 5 x 0, a UnC/Concórdia (SC) derrotou a Unip/São Bernardo, por 15 a 14, na casa do adversário, o ginásio Vitório Zanon (Baetão), em São Bernardo do Campo (SP), neste domingo (19), e conquistou pela segunda vez o título da Liga Nacional Feminina de Handebol.
O time catarinense começou forçando jogadas com a pivô Isaura, que levava boa vantagem sobre a defesa de São Bernardo, mas teve de mudar de postura quando ela se contundiu e, aos oito minutos, deixou a quadra. A vantagem, que se mantinha em cinco gols diminuiu e no final do primeiro tempo Concórdia vencia por 8 a 7, muito graças a ótima atuação da goleira Luciane.
O segundo tempo foi bastante equilibrado, com Agda como destaque no time catarinense e Dayane como principal atacante do time da casa. A ponta esquerda marcou um gol aos 17 minutos do segundo tempo, quando pela primeira vez São Bernardo passou à frente do marcador, em 13 a 12.
Mas Concórdia não se assustou e logo empatou com Tauani e virou com Agda. O São Bernardo ainda chegou mais uma vez ao empate, mas Agda marcou 15 a 14 para o time de Santa Catarina. Nos instantes finais, a equipe paulista tentou o empate de todas as formas, mas esbarrou no ótimo sistema de defesa de Concórdia, que segurou a vantagem e ficou com o título.
Dayane Pires foi a artilheira do jogo, com seis gols, e Agda a principal goleadora de Concórdia, com cinco. No final da partida, ela destacou a importância da vitória fora de casa: “Nós perdemos um título em 2015 para São Bernardo jogando em casa, foi frustrante, então nada melhor do que hoje conseguirmos o título na casa deles”, disse Agda.
O técnico campeão, Alexandre Schneider, destacou a força defensiva do time. “Nossa defesa trabalhou muito bem, é só ver o placar baixo, 15 a 14. Quando perdemos a Isaura tivemos de mudar algumas coisas mas a saída dela acabou até unindo mais o grupo”. Schneider também espera que o título ajude na continuidade da equipe: “Tomara que seja um impulso para o time se manter, até porque conseguimos vaga para o Pan-Americano de Clubes, que era o nosso sonho”, acrescentou.
UnC/Concórdia - Luciana, Suzana (3), Isaura (1), Deise (3), Sabrina (1), Agda (5), Tauani (1), Ana Maria (1), Amanda, Carolina, Carina, Greice, Jerusa, Taiss e Maysa.
Unip/São Bernardo - Atalita, Bárbara, Tainara (3), Dayane (6), Jéssica, Daniele (1), Regiane, Mariane (2), Bruna Rodrigues (2), Carolina, Débora, Bruna Barbosa, Bruna Oliveira, Maria Paula e Deborah.
EC Pinheiros (SP) conquista o bronze da Liga Nacional Feminina
O EC Pinheiros, campeão da última edição da Liga Nacional Feminina de Handebol, terminou a temporada 2017 na terceira colocação do campeonato, ao derrotar a Abluhand/FURB/FMD Blumenau, por 23 a 19, neste domingo (19), no ginásio Vitório Zanon (Baetão), em São Bernardo do Campo (SP). Ao jogar com agressividade desde o início, o time do técnico Alex Aprile, que contava com duas convocadas para a Seleção Brasileira - a pivô Tamires, e a central Dani Jóia -, logo se impôs na partida e terminou o primeiro tempo com uma boa vantagem de três gols, 10 a 7, com três de Tamires.
No segundo tempo o time catarinense saiu para tentar descontar e, embora o Pinheiros usasse bem os contra-ataques, Blumenau logo empatou e virou em 13 a 12. A partir daí, o jogo ficou equilibrado até os 20 minutos, quando o Pinheiros novamente tomou conta da partida e abriu até fechar em 23 a 19, para conquistar e medalha de bronze na competição. Isabelinha, do Pinheiros, foi a principal goleadora, com seis gols. No lado de Blumenau, quem mais colocou a bola na rede foi Ariane, com cinco.
Pinheiros: Tatiana, Amanda (1), Rafaela, Isabelinha (6), Carol, Nicole, Tamires (4), Alice, Monica (1), Ana Claudia (3), Kadi (3), Julia (1), Nathalie (1), Mirian, Mayara (1) e Dani Joia (2).
Blumenau: Pamela, Marcela, Ana Carolina (2), Ariane (5). Maíra, Tamara (4), Vaniele (3), Paloma, Scheyla (3), Paula, Maju, Marilia, Pri e Kathi (2).
Texto: www.photoegrafia.com.br
Foto: Ricardo Valarini/Photo&Grafia