Offline
SC confirma cinco times nas competições nacionais de 2019
29/01/2019 07:33 em Basquete

 

 

O basquete catarinense contará com cinco equipes nas competições nacionais de 2019. Nesta semana, o Joinville Blackstar, 3º colocado do Campeonato Estadual Adulto Masculino de 2018, confirmou sua presença no Campeonato Brasileiro, torneio organizado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB). Com isso, o Blackstar se torna o quinto time de Santa Catarina nas quatro maiores competições do basquete brasileiro junto com AABJ Joinville, Basquete Feminino Blumenau, APAB Blumenau e A.D. Brusque.

 

Todos os times citados contam com o apoio da Federação Catarinense de Basketball (FCB) e da Trimania e, com isso, dá mais um passo importante na consolidação da modalidade no estado e se torna o segundo estado com mais times nacionais do ano empatado com o Paraná – ambos atrás de São Paulo.

 

Os times da elite

 

O único time que está competindo oficialmente é o Basquete Joinville que disputa o NBB desde outubro e joga sua segunda partida do returno na próxima quinta-feira (24) contra o Flamengo, em casa. Além disso, o dia será de celebração já que o clube vai lançar oficialmente o NBA Basketball School, programa que conta com o método de ensino utilizado na maior liga do mundo.

 

Já na Liga de Basquete Feminino (LBF), o Blumenau, quarto colocado da temporada passada, inicia sua disputa em março. A LBF passou por mudanças em 2019 com o objetivo de atrair mais visibilidade e trazer atletas que disputam outras competições mundiais para o torneio que segue até agosto. O desafio da equipe catarinense é superar o feito de 2018 em uma liga cada vez mais forte e que passou de nove para 11 participantes. Para isso, busca a manutenção da base do time de 2018.

 

Em busca do acesso

 

Além das duas equipes que estão na elite nacional, Santa Catarina conta com mais três times buscando este objetivo, todos no masculino. O Blumenau, atual bicampeão catarinense, disputa mais uma vez a Liga Ouro – que conta com sete equipes – e já está na preparação para a estreia no dia 13 de fevereiro. O time continua sob comando do técnico e presidente do clube Serjão e mantém a base do elenco que levantou o troféu do Campeonato Estadual.

 

Na grande novidade da temporada, o Campeonato Brasileiro da CBB, Brusque e o Blackstar buscam o mesmo objetivo do Blumenau. Assim como a Liga Ouro, o campeão torneio também terá acesso ao NBB. O número de equipes confirmadas até o momento são nove e o torneio inicia no dia 23 de fevereiro.

 

O Brusque, 4º colocado no Estadual passado, já começou os preparativos com contratações e permanências de seu elenco e confirmou a manutenção do técnico Bicudo, campeão estadual em 2016. Já o Blackstar alcança mais um objetivo em seu terceiro ano de basquete masculino adulto e quer surpreender no Campeonato Brasileiro.

 

“Em nosso planejamento sempre buscamos subir pelo menos um degrau no crescimento do projeto, porém neste ano subiremos um andar inteiro. É muito gratificante ver que estamos colhendo tudo que plantamos, sabemos a dificuldade que vamos enfrentar nos deparando com equipes com um investimento expressivo, mas traçamos como meta chegar nas últimas rodadas brigando por uma vaga no Final Four”, falou o presidente do Blackstar, Rodrigo Lima

 

Texto: Assessoria de Comunicação - FCB

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!