A Taça Ouro é o equivalente ao Campeonato Estadual da modalidade. O torneio foi encerrado no último domingo, dia 31, e a equipe do Água Verde de Blumenau sagrou-se Vice Campeã! O título ficou com os donos da casa, o Sete de Setembro.
Ao todo 12 equipes estiveram na disputas. Eram os campeões regionais da modalidade:
- Caramuru/Chapecó
- FME Concórdia
- Joaçaba
- 1º de Julho/Lages
- Floresta/Agrolândia
- 16 de Abril/Itaiópolis
- Guarani/São Bento do Sul
- Campo Alegre
- Liberdade/Timbó
- Água Verde/Blumenau
- Baependi/Jaraguá do Sul
- Sete de Setembro/Xanxerê
O Sete de Setembro chegou invicto na passada final e a disputa seguiu equilibrada até a passada do 7º jogador. A equipe da Xanxerê, o Água Verde de Blumenau e o Caramuru de Chapecó estavam praticamente empatados. Quando o 10º (e último atleta) iniciou sua passada, o Sete de Setembro tinha apenas 5 pinos de vantagem sobre Blumenau. Aí o fator casa, tradicional em competições de Bolão, acabou aparecendo. Por estarem mais habituados com as pistas, os locais levam ligeira vantagem sobre os demais. E esse favoritismo prevaleceu, com a equipe Xanxerê conquistando pela 1ª vez na sua história o título da Taça Ouro, a competição mais importante do estado.
Vaga para o Campeonato Brasileiro:
Em princípio, apenas o campeão estaria garantido no certame, que será realizado em Xanxerê no ano que vem. Porém, no final de semana ficou acordado que o município sede entra direto na competição. Ou seja, a vaga foi aberta para o vice. Assim sendo, o Água Verde de Blumenau também disputará o Campeonato Brasileiro em 2017.
Passada final:
Campeão: Sete de Setembro de Xanxerê 1770 pinos derrubados
Vice: Água Verde de Blumenau 1759
Bronze: Caramuru/Chapecó 1754
4º lugar: 1º de Julho/Lages 1752
5º lugar: 16 de Abril/Itaiópolis 1748
Fotos: Luiz Almeida / gbchupetao.blogspot.com.br