A partir de quinta-feira, 15, até domingo, 18, São Bento do Sul será a capital do esporte escolar. É que o município sediará neste período a etapa estadual dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc) para estudantes de 15 a 17 anos. Nos quatro dias de disputa cerca de 1.625 estudantes de 65 escolas catarinenses brigarão pelos títulos de atletismo, basquete, badminton, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez e vôlei de praia.
O cerimonial de abertura será nesta quinta-feira às 18h30 na Praça Getúlio Vargas e escadaria da Igreja Matriz Puríssimo Coração de Maria, no centro da cidade.
Atletismo, natação, GR e judô em outros municípios
Por questões de logísticas, o atletismo, natação, ginástica rítmica (GR) e o judô serão em outros municípios.
O atletismo será realizado em Mafra. A competição ocorrerá entre os dias 17 e 18 começando dia 17, às 8h30 na pista da UNC. O cronograma para a chegada dos participantes do atletismo é o dia 16.
A natação será em Florianópolis de 16 a 18 de setembro, na sede do Clube Doze de Agosto, no bairro Coqueiros, juntamente com o torneio da natação dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina. O horário da competição será definido no congresso técnico dia 16 às 16 horas no Clube Doze.
O palco da GR será o Instituto Estadual de Educação, em Florianópolis, no dia 18, a partir da 14 horas.
Já o judô ocorrerá em Camboriú nos dias 23 (pesagem, no final de tarde) e 24 (competição). O local será o ginásio Irineu Bornhausen.
O evento é uma promoção do Governo de Santa Catarina, por meio da Fesporte, em parceria com a Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Mafra, prefeitura de São Bento do Sul e Secretaria Estadual de Educação. As escolas campeãs ganham o direito de participar da delegação de Santa Catarina que disputará a etapa nacional da competição de 10 a 19 de novembro em João Pessoa, na Paraíba.
Em sua mensagem tradicional no boletim oficial da competição o presidente da Fesporte, Milton Cunha, enfatizou que o esporte na escola é instrumento educacional muito importante que visa o desenvolvimento integral das crianças, jovens e adolescentes.
“Gostaríamos que todos se sentissem, desde já, partícipes da construção deste evento e acolhidos em São Bento do Sul, uma cidade parceira e extremamente acolhedora. Aproveitem para participar com intensidade de todas as ações esportivas que os Jesc proporcionam”, destacou o dirigente.
Texto e foto: Antonio Prado/Assessoria de Comunicação Fesporte