Campeonato Brasileiro de Barcos Curtos 2020 dá a largada para o ano olímpico no remo
A cidade de São Paulo receberá a abertura da temporada do remo brasileiro, com a realização do Campeonato Brasileiro Interclubes (CBI) de Remo Barcos Curtos 2020, entre os dias 5 e 9 de fevereiro, na Raia Olímpica da USP (Universidade de São Paulo). Estarão em ação 191 atletas representando 24 clubes de dez estados do Brasil.
Nesta competição, que é a mais importante e disputada da modalidade de Remo no Brasil, participam somente dois tipos de barcos: o Single Skiff (um atleta) e o Dois Sem (dois atletas, um remo por atleta), nas categorias Sênior, Sub 23 e Júnior. Ela também serve de seletiva para ingressar na seleção brasileira.
E o Clube Náutico América vai estar lá com João Vítor Threis da Costa e Raphael Luciani, além do treinador Roque Ricardo Zimmermann. Eles embarcaram na última segunda-feira (3) rumo a capital paulista. Ambos os atletas são oriundos do Projeto da Iniciação Esportiva da Secretaria Municipal de Esporte (SME) de Blumenau, que em parceria com o América dão aulas gratuitas para jovens de até 18 anos.
A competição
Entre os dias 5 e 7 de fevereiro acontecerão as eliminatórias, repescagens, quartas de final e semifinal. No dia 8 (sábado), haverá a definição dos vencedores do Troféu Brasil, na qual as disputas são por tipo de barco, sem distinção de idade, definindo os campeões do Single Skiff e Dois Sem, nos dois gêneros.
No dia 9 (domingo), acontecerá a final do CBI de Barcos Curtos, quando os seis barcos mais rápidos, de acordo com os resultados nas fases de qualificação, disputarão as finais por categoria. O clube que vencer o maior número de provas conquistará o título brasileiro.
João Vítor e Raphael remarão no 2-JM (Dois Sem Júnior Masculino). Nesta categoria são 15 os barcos inscritos.
Números do CBI de Barcos Curtos 2020
Total de inscritos: 191 atletas (126 homens e 65 mulheres)
Total na categoria Júnior: 87
Total na categoria Sub 23: 46
Total na categoria Sênior: 58
Clubes: 24, representando Distrito Federal, Espírito Santo, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo
Programação
04/02 (terça-feira) 16h - Congresso Técnico
05/02 (quarta-feira) 8h30 às 13h30 - Eliminatórias e Repescagem
06/02 (quinta-feira) 8h30 às 17h30 - Repescagem e Quartas-de-Final
07/02 (sexta-feira) 8h30 às 13h - Semifinais
08/02 (sábado) 8h30 às 13h - Finais Troféu Brasil
09/02 (domingo) 8h30 às 12h - Finais CBI de Barcos Curtos
Texto: Marcelo Laguna e Roque Zimmermann
Imagens: Confederação Brasileira de Remo e Roque Zimmermann