A maior rivalidade do basquete catarinense disputará a liderança do estadual adulto no sábado, às 15h. Com transmissão da Record News, a 2º colocada APAB / Blumenau recebe a equipe líder, AABJ (Joinville), no ginásio da S.R.E. Ipiranga. Quem vencer assume a 1ª posição a uma rodada do fim da fase classificatória. Este jogo será transmitido pela equipe Camisa 10 da Rádio Web Esportiva!
O duelo é tratado como decisivo pelos treinadores das tradicionais equipes. De um lado, o comandante blumenauense aposta na força de sua casa. "Estamos com a equipe bastante motivada pela sequência de vitórias no estadual. Para conquistarmos mais uma, temos que usar o mando de quadra a nosso favor", diz o técnico Christian Nau.
Do outro lado, o técnico da AABJ George Salles confia na força do grupo que estará desfalcado de Jeferson Socas, defendendo a seleção brasileira 3x3. "Estamos treinando forte, recuperando atletas que vieram de lesão dos JASC", ressalta o atual líder da Chave A.
Até a próxima terça-feira (27), todos os classificados à próxima fase do Campeonato Estadual Adulto Masculino serão conhecidos.
Abrindo a penúltima volta da Chave A, a A.D. Brusque recebe a ADIEE / Avaí na sexta (23), às 20h30, na Arena. Os brusquenses já estão classificados, mas querem vencer para seguirem com chances de alcançar a liderança e levarem a disputa do triangular final para sua casa.
No sábado (24), ainda jogam Independente / São José e ABAVI / Balneário Camboriú, às 16h30, no ginásio do Colégio Forquilhão.
Três equipes disputam uma vaga no Feminino
Três jogos definem a Chave A do Campeonato Estadual Adulto Feminino. Independente / São José, Sociedade Ginástica / FELEJ (Joinville) e Colégio Salesiano (Itajaí) brigam pela segunda vaga, haja vista a classificação antecipada da equipe Vasto Verde / Blumenau.
No sábado, às 15h, acontece o jogo entre Independente / São José e Colégio Salesiano / Itajaí. No dia seguinte, as josefenses recebem a Sociedade Ginástica Joinville / FELEJ, às 14h30. Os dois jogos serão no ginásio Forquilhão.
Na segunda posição, as joinvilenses ainda enfrentam o líder Vasto Verde na segunda-feira, às 20h30, no Ginásio da Sociedade Ginástica de Joinville.
"Caso consigamos a classificação, ela terá um significado muito grande para o clube, pois o basquete feminino está afastado das finais do adulto há algum tempo. A classificação serviria de espelho para as nossas categorias de base", diz o técnico joinvilense, Fabiano Borges.
Quem passar da Chave A, enfrenta o PEB / Rio do Sul e C.B. Chapecó na primeira semana de outubro. O Quadrangular Final (Final Four) decide o campeão estadual feminino 2016.
Confrontos diretos pela classificação na Chave B
Embora a ABLUJHE (Joaçaba) esteja praticamente classificado à próxima fase, outros quatro times brigam por duas vagas na Chave B. E eles irão se enfrentar neste final de semana.
Na sexta-feira (23), às 20h, jogam AVIBA (Videira) e C.B. Xaxim no Ginásio da Unoesc. É o confronto entre o 4º e o 5º colocados. Quem perder está praticamente eliminado. Para o técnico videirense, Fabio Wonzoski, a expectativa é de um grande jogo num celeiro de bons atletas para o basquete. "Estamos com apenas três jogadores que não são da cidade. Além disso, o capitão de Xaxim é o Heitor Atollini que possui uma longa história atuando por Videira".
No dia seguinte (24), outro confronto direto entre o 2º e o 3º colocados pode encaminhar a vaga. No ginásio do SESC, PEB / Rio do Sul recebe o vice-líder ACOB / Concórdia, às 15h.
Também no sábado, às 14h, o líder ABLUJHE (Joaçaba) recebe o C.B. Xaxim com a chance de consolidar a liderança e assim levar um dos triangulares finais para casa. "Será o jogo contra a única equipe que nos venceu nesta etapa: o Clube de Basquete Xaxim. Um desafio enorme para nossos atletas", salienta a direção joaçabense pelas redes sociais.
Se o otimismo da equipe de Joaçaba é grande, o treinador do C.B. Xaxim, Ivan Atollini espera bastante dificuldade. "Vamos confiantes, porém sabemos que são duas grandes equipes e que será difícil conquistar os quatro pontos (duas vitórias) neste final de semana", avalia.
Os outros jogos válidos pela Chave B ainda envolvem: APABLA (Lages) x ACOB (Concórdia), AVIBA (Videira) x ABASMO (São Miguel do Oeste), PEB / Rio do Sul x APABLA e ABLUJHE x ABASMO.
Jogos 4ª rodada do returno - Chave A Masculino
A.D.Brusque x ADIEE / Avaí
Cidade: Brusque - Local: Arena Brusque, 23/09 - Horário: 20:30
APAB/FMD/FURB/Taschibra/Altenburg/INCAPE x AABJ/FELEJ/Embraco/Ciser/Selbetti/Decore/Millium
Cidade: Blumenau - Local: Ginásio da S.R.E. Ipiranga, 24/09 - Horário: 15:00
C.D. Independente / São José x ABAVI / FME / Balneário Camboriú
Cidade: São José - Local: Ginásio Forquilhão, 24/09 - Horário: 16:30
Jogos 4ª rodada do returno - Chave A Feminino
Independente / São José x Sociedade Ginástica Joinville / FELEJ
Cidade: São José - Local: Ginásio Forquilhão, 25/09 - Horário: 14:30
Jogos 5ª rodada do returno - Chave A Feminino
Independente / São José x Colégio Salesiano
Cidade: São José - Local: Ginásio Forquilhão, 24/09 - Horário: 15:00
Sociedade Ginástica Joinville / FELEJ x S.D. Vasto Verde
Cidade: Joinville - Local: Ginásio da Sociedade Ginástica de Joinville, 26/09 - Horário: 20:30
Jogos 3ª rodada do returno - Chave B Masculino
AVIBA / UNOESC / FMEV x C. B. Xaxim / Restaurante do Clube
Cidade: Videira - Local: Ginásio da Unoesc, 23/09 - Horário: 20:00
APABLA / FME Lages x ACOB / SENAC / Passarela / FMEC
Cidade: Lages - Local: Ginásio Jonnes Minosso, 23/09 - Horário: 20:00
Projeto Escola Basquete / FMD Rio do Sul x ACOB / SENAC / Passarela / FMEC
Cidade: Rio do Sul - Local: Ginásio do SESC, 24/09 - Horário: 15:00
AVIBA / UNOESC / FMEV x ABASMO / Pref. Municipal / La Salle Peperi
Cidade: Videira - Local: Ginásio da Unoesc, 24/09 - Horário: 15:00
ABLUJHE / UNOESC x C. B. Xaxim / Restaurante do Clube
Cidade: Joaçaba - Local: Complexo Esportivo da Unoesc, 24/09 - Horário: 15:00
Projeto Escola Basquete / FMD Rio do Sul x APABLA / FME Lages
Cidade: Rio do Sul - Local: Ginásio do SESC, 25/09 - Horário: 10:30
ABLUJHE / UNOESC x ABASMO / Pref. Municipal / La Salle Peperi
Cidade: Joaçaba - Local: Complexo Esportivo da Unoesc, 25/09 - Horário: 10:30
Texto: Henrique Santos