Offline
SC ESTÁ EM 4 FINAIS DOS JOGOS ESCOLARES EM JOÃO PESSOA
29/09/2016 09:34 em Esportes Regionais

 

 

A manhã desta quarta-feira, 28, foi bastante positiva para as escolas de Santa Catarina que disputam os Jogos Escolares da Juventude, 12 a 14 anos, em João Pessoa, na Paraíba. Em três semifinais, três vitórias e vagas para as finais desta quinta-feira, 29, quando se encerram as competições. 

 

O primeiro êxito do dia veio com o futsal feminino sensação do Colégio Rogacionista Pio II, de Criciúma, que construiu uma vitória tranquila diante das meninas do Colégio Santa Madre, do Pará: 5 a 0. Os gols foram marcados por Paulinha (3) e Shaiane (2). O adversário da final só será conhecido após o fim da rodada.

 

Até o momento as meninas estão com uma campanha irretocável: 5 a 0 em São Paulo, 10 a 0 no Rio Grande do Sul, 6 a 1 no Paraná e 5 a 0 agora nas paraenses. “Nosso ponto forte é o toque de bola e a habilidade de minhas jogadoras”, diz Marcelo Just, técnico do time. Ele trabalha com o projeto de futsal desde 2010 e já revelou sete jogadoras para a Seleção Brasileira de base. A última foi a goleira Kemeli, titular da seleção brasileira sub-17 que está na Jordânia para a Copa do Mundo, campeã nos Jogos Escolares da Juventude em Natal 2013.

 

Handebol feminino está na final

O jogo da semifinal das meninas do Handebol feminino da Escola Estadual Claudino Crestani, de Palma Sola, foi mais nervoso e equilibrado. Jogando diante da Escola Jardim Maravilha, do Rio Janeiro, as catarinenses começaram melhor e foram impondo o seu jogo, mas aos poucos as cariocas foram equilibrando as ações.

Um dos momentos que ilustram esta realidade é que com 15 minutos do segundo período Santa Catarina ganhava de 11 a 7 deixou o Rio de Janeiro empatar. Foi necessário a intervenção da treinadora catarinense Rosane Dalle Laste, que pediu tempo. “Neste momento perguntei para minhas atletas se elas queriam ir pra final ou ver o Rio de Janeiro passear em quadra. Aquilo fez com que meu time voltasse para o jogo”, lembra ela. Final 19 a 16 para Santa Catarina. Pega na final, nesta quinta, a Escola Municipal Prof. Licurgo de Oliveira, de Mato Grosso do Sul. 

 

Vôlei feminino garantiu vaga na final

Referendado por uma excelente campanha: três jogos, três vitórias, o time do voleibol feminino da Escola Estadual Sara Castelhano Kleinkauf, de Guaraciaba, entrou em quadra focado em busca da tão sonhada final. E ela veio de forma tranquila diante do Colégio Antares, do Ceará: 3 a 0 com parciais de 25/12, 25/19/12. Agora as catarinenses pegam na final o Centro Educacional Henrique Castri, do Rio do Grande do Norte.

 

E se a rodada da manhã foi cem por cento para Santa Catarina nos Jogos Escolares da Juventude, 12 a 14 anos, em João Pessoa, na Paraíba, a parte da tarde (com duas escolas disputando vagas) foi só de cinquenta por cento de aproveitamento. Mas no final do dia o saldo foi positivo, pois das cinco escolas que disputavam uma vaga na final, quatro conseguiram seus objetivos.

 

O handebol masculino do Colégio Cônsul Carlos Renaux, Brusque, não conseguiu superar a forte equipe da Escola Municipal Altemir Pires, de Mato Grosso: 31 a 14. Agora os catarinenses brigarão pelo terceiro lugar com a Escola Fernando Pessoa, do Pará.

 

Já os meninos do vôlei masculino do Centro Educacional Cultura, de Brusque,  fizeram  3 a 0 sobre  o Colégio Boa Viagem, de Pernambuco, com parciais de 25/16, 25/20 e 25/18. E se garantiram na final.

 

 

Confira todas as finas de SC nesta 5a feira

Handebol feminino

Escola Estadual  Claudino Crestani (Palma Sola)  x (MS) EM Licurgo de Oliveira

Futsal feminino

Colégio Rogacionista Pio II (Criciúma) x (DF) CED Adventista Taguatinga

Vôlei masculino

Centro Educacional Cultura (Brusque)  x  (RJ) Sistema Elite de Ensino Tijuca

Vôlei feminino

Escola Estadual Sara Castelhano Kleinkauf (Guaraciaba) x (RN) Centro Educacional E Henrique Castri (RN) 

Disputa de 3º lugar

Handebol masculino

Colégio Cônsul Carlos Renaux (Brusque)  x  (PA) Escola Fernando Pessoa

 

As escolas de Santa Catarina fecharam a primeira etapa dos Jogos Escolares da Juventude, com 31 medalhas. Nesta fase disputaram atletismo, badminton, ciclismo, judô, natação, ginástica rítmica, tênis de mesa e xadrez. Das 31 medalhas catarinenses até o momento são 8 de ouro, 14 de prata e 9 de bronze. 

 

Texto e foto: Antonio Prado

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!