Offline
Na Prancheta, por Daniel Charles! (nr. 5)
12/10/2016 19:27 em Futebol

 

 

A Surpreendente Série B de 2016.

 

Nem o mais otimista torcedor poderia imaginar uma Série B tão equilibrada e competitiva, como a que esta acontecendo este ano. Alguns fatos estão sendo marcantes. Confira abaixo:

 

- Nível técnico elevado: Chama-me atenção o bom número de jogos de alto nível técnico;

- Economizar não significa deixa de competir: Outro fato interessante, que quebra o paradigma de que somente com recursos astronômicos se faz equipes competitivas. Atlético-GO, Avaí e principalmente Londrina e Brasil de Pelotas estão fazendo uma série B com uma escassez financeira bem agravante, porém apresentando grandes atuações. 

 

Prognóstico da reta final

- G4: Atlético-GO e Vasco, se não estão matematicamente classificados, mas virtualmente estão garantidos na Série A de 2017. Irão restar oito times lutando por duas vagas. Em meio a esse alto nível de competitividade é difícil você tentar cravar as equipes que irão subir. Mas de uma coisa tenho certeza, a luta pelo acesso vai ser disputada ponto a ponto até o final. Náutico, Avaí, Londrina, Bahia, Criciúma, Brasil de Pelotas, Ceará e CRB tem totais condições de conseguirem o acesso para Serie A de 2017. A equipe que conseguir manter o padrão de regularidade e qualidade até o fim da competição irá conquistar umas das duas vagas.

 

- Taticamente: se podemos assistir grandes partidas, isso se deve ao fato de que o coletivo das equipes está muito bem ajustado. Contextualizando todas essas equipes, entendo eu que apesar de não serem conjuntos brilhantes, ao menos são times competitivos que conseguiram desenvolver ideias de jogo conceituadas interessantes, através de sistemas táticos eficientes. Ao menos os princípios básicos de jogo as equipes estão conseguindo apresentar, que são eles: transições defensivas e ofensivas, e os momentos ofensivos e defensivos. Exemplo claro disso é o esquema de jogo do Atlético-GO, o 4-2-3-1. A equipe da terra do sertanejo está dando aula no quesito criatividade e agressividade, além da consistência defensiva, uma ideia de jogo bem desenvolvida que reflete na tabela de classificação. Resultado disso: liderança e vaga praticamente garantida na Serie A de 2017.

 

- Exemplo a ser seguido: o Londrina, mais conhecido como o Tubarão do norte do Paraná, começou o ano passando por muitos problemas. Mas Claudio Tencatti inteligentemente mostrou critério, discernimento e foco. E fez de uma equipe modesta, uma equipe competitiva.

 

- Z4: Diferentemente do G4 o bloco de baixo do campeonato não traz muitas surpresas, equipes com falta de planejamento, troca constante de técnicos entre outros erros. Foram as causas do mau momento das equipes.

 

- Decepções: Paysandu e Goiás ficaram devendo e muito nesta Série B. 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!