Offline
Na Prancheta, por Daniel Charles e Marco Aurélio da Silva Júnior! (nr. 7)
19/10/2016 09:55 em Futebol

 

 

Análise sobre o jogo Fluminense 1 x 2 São Paulo, feita por Daniel Charles e por Marco Aurélio da Silva Júnior (site esportes Mais). 

 

Análise de Marco Aurélio Da Silva Júnior:

Na noite desta segunda-feira (17), o Fluminense recebeu o São Paulo no Édson Passos na cidade de Mesquita/RJ, em jogo válido pela 31ª rodada do Brasileirão. A partida terminou em Fluminense 1 x 2 São Paulo, Wellington para o mandante, Thiago Mendes e Rodrigo Caio para os visitantes.

 

O Fluminense jogou pra frente, pressionou mais, mas quem fez o resultado foram os visitantes. Com mais objetividade e oportunismo, o São Paulo conquistou os três pontos e se afastou da zona do rebaixamento.

 

No primeiro tempo o Fluminense se mostrou confiante, foi pra cima, mas toda a pressão foi em vão, visto que não obteve nenhuma chance com perigo. O gol saiu com uma enorme ajuda do adversário que entregou a bola no meio-campo e deu o contra-ataque onde Wellington disparou e foi derrubado dentro da área. No pênalti cobrado por ele mesmo, o placar foi aberto. Foi um primeiro tempo de erros, já que as duas melhores chances de gols dos times saíram apenas no erro do adversário na saída de bola.

 

O segundo tempo mostrou que o São Paulo tá fazendo de tudo para evitar ao máximo o rebaixamento. Pressionando muito, chegou ao empate com Thiago Mendes após atrapalhada da defesa do Fluminense. Passando-se 10 minutos, o São Paulo conquistou o resultado tão esperado, Rodrigo Caio fez de cabeça virando o jogo e depois o time apenas controlou a posse e conquistou a vitória.

 

Fluminense

– Se mostrou confiante para ir pra cima do adversário;

– Falta objetividade e oportunismo, faz as jogadas, sobe ao ataque, pressiona a defesa e nada;

– Segunda partida consecutiva onde a defesa falha muito e não traz segurança para o time.

 

DESTAQUES:

Wellington – Vem sendo o jogador mais regular do Fluminense desde que estreou no Brasileiro. Mais uma boa atuação, com direito a mais dribles desconcertantes e uma arrancada da intermediária defensiva do Tricolor que resultou em pênalti. Ele mesmo bateu e fez. Se salvou em nova derrota do time graças à sua raça, vontade e habilidade;

Pierre – Fazia uma boa partida mas como sempre, foi tirado durante a partida e após isso o São Paulo conquistou a virada. Não dá para entender o porque da saída de um jogador que vem se mostrando regular e importante dentro do elenco.

 

DEIXOU A DESEJAR:

Gum – Não trouxe qualquer segurança ao time, foi quem causou a bola na trave de Cueva no primeiro tempo, causou o gol de Thiago Mendes. Digamos que a fase do zagueiro passa longe de ser boa;

Gustavo Scarpa – Faltou criatividade, segurança nos passes, vontade dentro de campo. Longe de ter feito uma boa partida, precisa melhorar e ser mais corajoso dentro de campo da maneira que era.

 

São Paulo

– Demonstrou estar fazendo de tudo para fugir do rebaixamento;

– Foi para cima, pressionou e conquistou o resultado;

– A defesa errou no primeiro tempo causando o gol, mas de resto foi segura, confiante e jogou bem.

 

DESTAQUES:

Thiago Mendes – Criou, finalizou, falhou no primeiro tempo mas recuperou. Uma atuação ótima, bons passes, com objetividade, foi oportunista e soube mostrar seu bom futebol;

Rodrigo Caio – Começou mal mas se recuperou durante a partida. Ajudou a equipe quando precisou na defesa e marcou o gol da vitória. Foi o Rodrigo Caio que muitos esperam, um ótimo zagueiro;

David Neres – Estreou muuuuuuuito bem. Entrou com o placar a favor do Fluminense e mudou o jogo. Foi fundamental para a virada acertando ótimos cruzamentos, criando boas jogadas e levando o time para frente em busca da vitória.

 

DEIXOU A DESEJAR:

Buffarini – O lateral deixou a desejar no aspecto vontade, parecia estar morto dentro de campo, não aparecia, foi uma atuação longe de ser boa;

Chavez – Aparecer para o jogo é essencial para um atacante, Chavez fez tudo menos isso, não lembro de ter escutado o nome dele no jogo.

 

Análises tática de Daniel Charles Schmitt:

A virada e a vitória mais improvável do ano! Nem o mais otimista torcedor São Paulino acreditava que a equipe poderia reagir no segundo tempo, depois de mais um primeiro tempo com um desempenho preocupante. Porém, como no futebol tudo é possível, foi isso que aconteceu em dois lances, o São Paulo teve a competência e a capacidade de empatar e virar a partida.

 

Contexto do jogo: taticamente e tecnicamente foi um jogo bem abaixo do que realmente se esperava para uma partida com tamanha grandeza e importância. Nem tudo que ganha é bom e nem tudo que perde é ruim! Apesar da derrota e de estar passando por uma queda de rendimento nas últimas partidas, o Fluminense por alguns momentos conseguiu executar sua estratégia de jogo, o 4-3-3 em profundidade atacando de forma compacta e defendendo de forma compacta. Já do outro lado, o São Paulo no 4-2-3-1 mais uma vez se mostrou ser um time desorganizado, previsível e monótono, porém desta vez ao menos, a equipe foi eficiente nas poucas chances que teve, vindo a conquistar os 3 pontos importantíssimos e fundamentais na sua luta contra o rebaixamento.

 

Análises e comentários finais: além de ganhar uma sobrevida no cargo, Ricardo Gomes terá um pouco mais de tranquilidade para trabalhar até a próxima partida. Já do outro lado, apesar da derrota e da queda de produção, o Fluminense tem totais condições de se recuperar e de continuar brigando por uma vaga no G6 da competição.”

 

Foto: Globo Esporte.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!