Offline
Blumenau é alternativa para “salvar” JASC 2016
JASC
Publicado em 22/10/2016

 

 

Cidade que já foi 40 vezes campeã dos Jogos Abertos de Santa Catarina aparece como opção para sediar o evento com a desistência de Tubarão.

 

A cidade que já foi vítima de uma grande catástrofe ambiental, a enchente de 1983, que culminou com o cancelamento dos Jogos Abertos de Santa Catarina, aparece entre as favoritas para abraçar a competição em sua versão 2016. O Conselho Estadual de Esporte (CED-SC), por meio de sua presidente, Michele de Souza, trabalha no alinhamento de uma solução para o impasse. “Blumenau está solidária e sinaliza em poder ajudar, pois já passou por situações semelhantes a esta de Tubarão”, afirma Michele.

 

Dirigentes esportivos de Blumenau, que mantivemos contato nas últimas horas, não esboçaram negativa velada quanto a possibilidade, ao contrário de posicionamentos de Itajaí e Criciúma, que já se manifestaram desfavoráveis a ideia de alternativas para substituir Tubarão. Renato Valvassori, presidente da Fundação Municipal de Esportes de Criciúma disse que a competição será sempre bem-vinda em seu município, porém com a falta de tempo hábil à preparação do município a proposta se torna inviável. Itajaí passa por um momento economicamente delicado e descarta a possibilidade.

 

Ao se solidarizar com Tubarão, que há cinco dias desistiu da competição por conta dos prejuízos sofridos com o forte vendaval ocorrido na cidade, a informação de que Blumenau estaria de braços abertos para “salvar” a competição deste ano já foi repassada aos representantes do governo que agora detém a batida do martelo, feito que deve ocorrer até a próxima segunda-feira, conforme manifestação da Secretaria de Esporte, Turismo e Cultura (SOL), por meio de seu secretário Filipe Mello.

 

Certo mesmo é que, se acontecer em Blumenau, o Jasc não será realizado na data que originalmente foi programado: 11 a 18 de novembro. Com infraestrutura praticamente completa, mas com algumas obras de pequeno vulto a serem executadas, especialmente na pista de BMX e no ginásio Galegão, a sugestão de período de disputa fica para a primeira quinzena de dezembro.

 

O grande desafio blumenauense será buscar alternativas de alojamento para acomodar os cerca de 4 mil atletas que vão desembarcar na cidade durante as disputas. Trata-se de um importante período de complemento de ano letivo, quando as escolas devem ficar, em maioria, ocupadas por seus alunos.

Fonte: Júlio Castro (SC 01558 JP)

 

 

 

Blumenau recebe os Jogos Abertos ou evento será cancelado

O Governo do Estado e o Conselho Estadual do Esporte baterão o martelo até segunda-feira sobre a sede que substituirá Tubarão nos Jogos Abertos de Santa Catarina. Haverá uma reunião ordinária do CED em Lages e, segundo a presidente Michele de Souza, a única chance de realização do evento está em levar a sede para Blumenau. "Criciúma, Itajaí e Joaçaba não aceitaram a incumbência e já houve aceitação por parte do prefeito Napoleão Bernardes". O município tem toda a estrutura necessária e mais facilidade para adaptação do calendário escolar para a acomodação dos atletas.

 

Nesse caso o período de realização dos Jogos Abertos passaria para 30 de novembro a 9 de dezembro. De parte do Governo Michele, há uma certa resistência por causa da necessidade de atendimento às cidades e às vítimas das últimas tempestades que atingiram o estado e provocaram a desistência de Tubarão.

 

Ainda assim, de acordo com a expectativa da presidente do Conselho, a liberação dos recursos para Blumenau, apesar da tramitação burocrática, poderia ser apressada junto à Secretaria da Fazenda. A única que não se manifestou neste processo foi a Fundação Catarinense de Esporte - Fesporte -, a responsável pela execução da maior competição esportiva de Santa Catarina. 

Fonte: Mário Medaglia (http://ndonline.com.br/)

 

 

 

ESCLARECIMENTOS

" Diante de algumas informações veiculadas no ND on line envolvendo o meu nome, venho esclarecer que em nenhum momento eu afirmei que a sede dos Jasc estava definida em Blumenau ou em qualquer outro município. Até porque este papel não me cabe e sim ao governo do estado, que está empenhado em encontrar uma sede para o evento . Desta forma, algumas palavras que eu disse foram distorcidas. O que realmente de concreto existe é a desistência do município de Tubarão em sediar o evento por questões já conhecidas, relacionadas ao comprometimento das estruturas esportivas ocasionado por um forte vendaval no último domingo. Desde então, toda a comunidade esportiva tem se questionado se o evento acontecerá ou não em outra sede. Uma das possíveis soluções discutidas seria tentar recorrer a um dos municípios que sediaram as últimas edições. Nos quatro últimos anos, Criciúma, Blumenau, Itajaí e Joaçaba sediaram em 2012, 2013, 2014 e 2015, respectivamente. Em conversas informais com dirigentes municipais, Itajaí, Criciúma e Joaçaba sinalizaram que não teriam condições de sediar o evento. Em consulta, também informal, na tentativa de auxiliar o governo do estado a buscar uma solução para a realização do evento, entramos em contato com os dirigentes esportivos de Blumenau para saber a possibilidade de sediar. O município disse estar de portas abertas para conversar e possivelmente receber a competição, se for do interesse do estado. Se mostrou solidário ao que aconteceu com Tubarão e também disposto a ajudar no que fosse possível. Saliento que nada foi tratado entre o município e o estado. O Conselho Estadual de Esporte, cumprindo o seu papel e comprometido com o futuro de um dos principais eventos esportivos do estado que são os Jogos Abertos, deve discutir este assunto em sua reunião, deixando bem claro a todos os que estão igualmente preocupados, que quem decidirá o futuro do evento é o governo do estado. 

Sobre a data? Sem dúvida alguma qualquer município que venha a sediar o evento só o conseguiria fazer após o final de novembro e avaliação do impacto no calendário escolar. "

 

Michelle de Souza, Presidente do Conselho Estadual de Esporte

https://www.facebook.com/michelesouzasc?fref=nf&pnref=story.unseen-section

 

Fotos: Pablo Gomes e Mauricio Brollo.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!