Offline
Santa Catarina e Paraná vencem o Sul Brasileiro de Seleções
23/11/2016 08:51 em Basquete

 

 

Encerrou em Brusque neste domingo (20) o Campeonato Sul Brasileiro de Seleções Sub 15. O evento reuniu as três seleções de basquete do Sul do Brasil e mais uma equipe do Paraguai (Caaguazu) no naipe feminino. Os jogos iniciaram na sexta-feira na Arena Brusque e encerraram no domingo no Sesi, com festa das seleções do Paraná e de Santa Catarina. As duas equipes decidiram a competição tanto no naipe feminino quanto no masculino.

 

O Paraná levou a melhor entre as mulheres ao vencer por 46 a 29. O troco de Santa Catarina veio em duelo emocionante na disputa masculina. O placar final apontou 46 a 44 para os catarinenses (ver abaixo). Santa Catarina ainda finalizou com a terceira colocação com a equipe B, desempenho valorizado pelo presidente da Federação Catarinense de Basketball (FCB), Oscar Archer. “Diria que sempre é bom ganhar de Rio Grande do Sul e Paraná. Essa disputa sempre foi saudável de todas as partes. Foi uma competição que ficou a contento e acredito que fechamos com chave de ouro”, declara.

 

O presidente da FCB destaca que a competição atingiu toda a expectativa projetada, com grandes jogos e promoção de um basquetebol de alto nível. Archer ressalta que mesmo com o basquete brasileiro atravessando um momento delicado, Santa Catarina vive um cenário diferente tanto na formação de talentos quanto na gestão do esporte.

 

Esse cenário fez com que a FCB assumisse para si a responsabilidade de organizar a competição para que os atletas da categoria Sub 15 não ficassem sem calendário. “Essa geração não disputaria o Brasileiro e passaria em branco, sem uma história para contar no futuro. Por isso, com apoio da Trimania, que é quem nos oportuniza tudo isso, conseguimos fazer um grande evento com as demais federações do Sul e gerar também um intercâmbio entre os atletas”,observa.

 

O presidente da FCB lembra que o Sul Brasileiro de Seleções Sub 15 é uma das últimas competições do ano do calendário do basquetebol catarinense. Na próxima quinta-feira inicia, também em Brusque, a disputa da categoria Sub 17. O calendário oficial encerra em 8 de dezembro com o evento onde serão conhecidos os melhores do ano do basquetebol catarinense.

 

Título em jogão

Após as meninas de Santa Catarina serem derrotadas pelas paranaenses, os meninos catarinenses deram o troco em um jogo de tirar o fôlego contra a equipe do estado vizinho. A partida foi equilibrada do início ao fim. Cada time venceu dois períodos, os dois últimos por larga diferença. O primeiro período acabou em 12 a 11 para os catarinenses, já o segundo teve vitória do Paraná pelo mesmo placar e as equipes foram para o intervalo empatadas em 23 a 23.

 

O jogo que já era bom ficou melhor ainda nos dois períodos finais. No terceiro, Santa Catarina dominou a equipe rival, aproveitou os rebotes e fez sonoros 20 a 6 sobre o adversário. Com o placar de 43 a 29, parecia que era somente questão de tempo para a festa do título. Mas não foi bem assim. O jogo ganhou contornos dramáticos no último período.

 

O apagão paranaense desta vez ocorreu na equipe de Santa Catarina, que começou a errar muitos passes e quase entregou o título ao adversário. Aos poucos, o Paraná foi tirando a diferença ponto a ponto até o duelo ficar dramático. A 20 segundos do fim, o placar apontava 45 a 44 para Santa Catarina. Uma lavada paranaense no último período, com placar parcial de 15 a 2.

 

O time visitante chegou a ter a chance de virar o jogo, mas em um erro de passe permitiu que os anfitriões fechassem a partida a oito segundos do fim, após um arremesso de lance livre. O placar final apontou 46 a 44 para Santa Catarina, diante uma grande festa dos atletas dentro do ginásio do Sesi.

 

Para o técnico Cordovan Neto, que teve o brusquense Luiz Gulini, o Luizão, como parceiro no comando do time, os meninos sentiram um pouco o último quarto em razão da idade, mas o mérito foi do time adversário que conseguiu fazer uma marcação diferenciada no período final e neutralizar sua equipe.

 

Ele ressalta, contudo, que o objetivo final foi cumprido, mesmo após muito sofrimento. “Já havia sido assim antes, quando ganhamos de Rio Grande do Sul por um ponto. Mas o que importa é que atingimos o nosso objetivo. Tivemos uma campanha de muito sucesso, com o título do time A e o terceiro lugar com a equipe B”, destaca.

 

Classificação Masculino

1º - Santa Catarina A

2º - Paraná

3º - Santa Catarina B

4º - Rio Grande do Sul

 

 

Classificação Feminino

1º - Paraná

2º - Santa Catarina

3º - Rio Grande do Sul

4º - Paraguai (Caaguazu)

 

 

Cestinha 

Feminino - Maria Freitas (Caaguazu - PAR) - 49 pontos 

Masculino - Pedro Hein (Paraná) - 37 pontos

 

Atleta destaque 

Feminino - Natali Dunka - (Santa Catarina) 

Masculino - Tiago Dias (Rio Grande do Sul)

 

Texto e fotos: Sidney Silva (http://www.esportesc.com/)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!