Offline
Na Prancheta, por Daniel Charles! (nr. 13)
27/11/2016 20:13 em Futebol

 

 

Balanço Geral da Série B de 2016.

 

A Série B de 2016 terminou, e com ela alguns paradigmas foram quebrados. Além disso, a competição foi marcada por fatos extremamente positivos. Uma das maiores virtudes da Série B deste ano sem dúvida alguma foi o equilíbrio e o alto grau competitividade durante as 38 rodadas.

 

Poder ofensivo em alta! A competição teve 893 gols marcados.

  

A melhor equipe da competição: com sobras, o Atlético/GO fez uma Série B estupenda e merecidamente levantou o caneco da competição. O Dragão do Goiás como é conhecido pelo seu torcedor, venceu 22 partidas, empatou 10 e perdeu apenas 6 vezes, marcou 65 gols e sofreu apenas 35. Números que são indiscutíveis! Além disso, a equipe de Marcelo Cabo taticamente se caracterizou com uma equipe de conceitos muitos bem desenvolvidos. 

O sistema tático 4-2-3-1 teve com uma das suas maiores virtudes o quesito agressividade, além de um sistema defensivo sólido e consistente. Resultado desse excelente trabalho: nada mais nada menos que um título inquestionável!

 

Exemplo de superação: nem o mais otimista torcedor do Leão da ilha (Avaí) poderia esperar uma reação dessa equipe, que se encontrava em uma situação delicada na virada do turno. Porém a equipe mudou da água pro vinho, vindo a fazer um segundo turno com números surpreendentes.

Atribuo muito a reversão de um quadro crítico para uma belíssima campanha principalmente pela chegada de Claudinei Oliveira, que conseguiu desenvolver muito bem sua ideia de jogo. E aos poucos o Avaí foi apresentando um futebol competitivo e muito vistoso de ser assistido, que resultaram com vice-campeonato da equipe, e consequentemente o acesso para Série A de 2017.

 

Acesso e várias dúvidas! O já esperado acesso do Vasco da Gama veio. Porém algumas verdades precisam ser ditas! Apesar de um bom primeiro turno, o Vasco fez um segundo turno para ser esquecido por sua imensa torcida. Ficou nítido o desequilíbrio da equipe da colina em todos os aspectos: Físico! Técnico! Tático e principalmente psicológico! O acesso veio, ok! Porém cheio de desconfiança e com vários pontos de interrogação, que se não forem corrigidos fatalmente irão prejudicar e muito a próxima temporada do gigante da colina.

 

Subida de produção na hora certa! O Bahia, o tricolor da boa terra, cresceu de produção na hora certa. E com méritos está de volta a elite do futebol Brasileiro. Destaco o trabalho do técnico Guto Ferreira que mais uma vez, mostrou ser um treinador extremamente inteligente e competente vindo a fazer mais um grande trabalho. 

 

Surpresa da competição: o Londrina, mais conhecido como o Tubarão, não conseguiu o acesso, mas fez uma campanha de encher os olhos. A equipe do tTécnico Claudio Tencati está mais que de parabéns! Mesmo com uma escassez financeira bem considerável, a equipe conseguiu ser altamente competitiva durante as 38 rodadas, e por pouco não conseguiu o acesso.

 

Joinville e Criciúma: tanto Criciúma como Joinville tinham totais condições de fazerem melhores campanhas. A maior decepção fica por conta do Joinville. O Jec esta rebaixado para Série C do Brasileiro. Erros dentro e fora de campo infelizmente culminaram o descenso da equipe do Norte do Estado. Já a equipe do Carvão, apesar de alguns bons momentos, oscilou muito dentro da Série B, vindo a não conseguir manter um padrão de regularidade principalmente na reta final da competição, fato esse que distanciou o Criciúma da briga pelo G4.   

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!