Offline
FESPORTE DIVULGA CALENDÁRIO OFICIAL PARA O ANO DE 2021
13/04/2021 20:20 em JASC

 

 

A Fesporte, após homologação do Conselho Estadual de Esporte, divulga oficialmente o calendário oficial de seus eventos esportivos para 2021. A programação começa dia 12 de abril com o prazo inicial de inscrição para a 20ª edição da Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc) e 60ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) e finaliza dia 5 de dezembro com o último dia de competição da 13ª edição dos Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti).

 

De acordo com as gerências de esporte de rendimento, de base e inclusão e gerência de esporte de participação, as sedes das etapas estaduais, homologadas no final do ano passado, permanecem. 

 

Assim, com exceção dos Jasc, cujas tratativas para a sede estão entre São José e Florianópolis, estão definidas as sedes estaduais: dos Jesc (que serão em Timbó), Olesc e Parajesc (Curitibanos) Joguinhos (Videira), Parajasc (Rio do Sul), Moleque Bom de Bola (Luiz Alves) e Jasti (Criciúma). 

 

Segundo o presidente da Fesporte, Kelvin Soares,  por ser um momento atípico que a sociedade vive, buscou-se entregar para a comunidade esportiva um calendário mais enxuto. “Tivemos que mudar nosso formato, se adequar à realidade e conceber um calendário sintetizado em praticamente cinco meses. A Fesporte fez o que foi possível neste momento”, esclareceu Kelvin.

 

Alguns eventos destacados pela redação da RWE:

 

26 a 29/08 - 11º PARAJESC - Etapa Estadual: Timbó

 

13 a 19/09 - 16º PARAJASC - Etapa Estadual: Rio do Sul

 

24 a 26/09 - 38º JESC 12 a 14 anos - Etapa Estadual (Modalidades Individuais): Timbó

27/09 a 1º/10 - 38º JESC 12 a 14 anos - Etapa Estadual (Modalidades Coletivas): Timbó

 

13 a 15/10 - 20ª OLESC - Etapa Estadual(Modalidades Individuais): Curitibanos

16 a 20/10 - 20ª OLESC - Etapa Estadual(Modalidades Coletivas): Curitibanos

 

27/10 a 5/11 - Jogos Escolares Brasileiros–JEBS 12 a 14 anos- ETAPA NACIONAL–Rio de Janeiro

 

5 a 7/11 - 33º JOGUINHOS ABERTOS - Etapa Estadual (Modalidades Individuais): Videira

8 a 12/11 - 33ºJOGUINHOS ABERTOS - Etapa Estadual (Modalidades Coletivas): Videira

 

16/11 a 01/12 - JOGOS DA JUVENTUDE-JEJs DE 15 A 17 ANOS- ETAPA NACIONAL-ARACAJU/SE

 

24 a 30/11 - 60º JASC - Etapa Estadual

 

2 a 5/12 - 13º JASTI - Etapa Estadual: Criciúma

 

Confira na íntegra o calendário oficial:

http://fesporte.sc.gov.br/eventos/geral/item/3992-fesporte-divulga-calendario-oficial-2021

 

 

FESPORTE APRESENTA NOVA DIVISÃO ESPORTIVA PARA 2021

 

A Fesporte está excepcionalmente sob uma nova divisão de microrregiões e regiões esportivas dos seus eventos. O objetivo, segundo a área técnica, é se adequar às restrições sanitárias em tempo de pandemia. As mudanças foram propostas e aprovadas pelo Conselho Estadual de Esporte, após a construção dos ajustes pelos técnicos da Fesporte.

 

No calendário aprovado no final do ano passado, as disputas classificatórias seriam divididas em 18 microrregiões e agora acontecerão em 36. As fases regionais, até então divididas em municípios de seis regiões, agora passam a serem disputadas em nove. 

 

A justificativa ao aumento se dá pela segurança sanitária já que haverá a diminuição de concentração de atletas e pessoas envolvidas nos eventos. O novo formato traz uma mudança significativa. Antes as etapas regionais que, eram disputadas em até cinco dias, agora poderão ser completadas em um dia e meio, mais um ponto positivo para aliviar a pressão do calendário escolar apertado por conta da pandemia. A economia financeira dos municípios, gerada pelas reduções nos deslocamentos, também foi levada em conta para a implantação das mudanças. 

 

Todas as mudanças representarão, também, alterações na fórmula de disputas das competições considerando o número de classificados em cada uma das microrregiões e regiões esportivas. Tais mudanças serão divulgadas em breve, por intermédio de novos regulamentos oficiais no site da Fesporte.

 

Segundo o presidente da Fesporte, Kelvin Soareas, as adequações foram necessárias para que os eventos esportivos fossem realizados com toda segurança e que o setor não parasse. “O esporte catarinense não é apenas o jogo na quadra, o atleta na pista. É toda uma cadeia esportiva e econômica que envolve, atletas,  treinadores, que dependem de bolsa atleta, dos municípios, que precisam se organizar por meio do nosso calendário. Enfim, nos que fazemos o esporte catarinense estamos sensíveis ao momento em que vivemos e temos plena confiança que conseguiremos alcançar todos os objetivos propostos”.

 

Texto: Antonio Prado/Ascom Fesporte

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!