Atleta da FMD Blumenau/Associação Blumenau de karate, atual líder do ranking nacional da CBK, disputa na categoria Kumitê até 61 quilos. Vanderlei de Oliveira integra a comissão técnica da Seleção Brasileira na competição, que será disputada entre os dias 23 e 27 de maio, em Curaçao
A atleta Maike de Oliveira e o treinador Vanderlei de Oliveira, da Associação Blumenau de karate/Ipiranga/Barão/Park Europeu/Promoshirt/Arawaza/FMD Blumenau integram a Seleção Brasileira Sênior de karate, que disputa entre os próximos dias 23 e 27 de maio, em Curaçao, o 31º Campeonato Pan-Americano Sênior de karate 2017. O torneio, considerado a mais importante da modalidade nas Américas, vai reunir karatecas de mais de 20 países e será disputado no World Trader Center Curaçao.
Vanderlei, que integra a comissão técnica da Seleção Sênior, espera contribuir para que o Brasil conquiste o título geral do Pan-Americano Sênior. Vale destacar, que o Brasil é atual tricampeão da competição. Em 2016, quando o campeonato foi disputado no Rio de Janeiro, a delegação brasileira conquistou 13 medalhas. “Defender o nosso paós, sempre é uma grande motivação”, comenta o treinador. Ele lembra ainda, que a atleta Beatriz Mafra, também da Associação Blumenau de karate – titular da Seleção no Kumitê até 50 quilos e líder do ranking nacional da CBK, por estar grávida, não vai poder defender o Brasil no campeonato.
Confiança
O técnico está confiante na participação da Maike no campeonato. Segundo ele, a atleta vem de uma série de bons resultados na atual temporada, tendo conquistado, por exemplo, a medalha de bronze, no Open de Las Vegas, Estados Unidos. “A Maike está bem física e psicologicamente. Está focada no Pan-Americano, que é a competição mais importante neste primeiro semestre de 2017”, comenta Vanderlei.
Maike, que viaja nesta quinta-feira, dia 18 de maio, para o período de treino com a Seleção Brasileira, se mostra confiante na sua participação no campeonato. No ano passado, a blumenauense foi ouro no Kumitê Equipe. Maike aponta as representantes do México, Canadá e Venezuela – dentre suas principais adversárias na competição.
Referência
Sobre o Pan-Americano Sênior, Vanderlei destaca que o torneio é o mais forte tecnicamente da modalidade nas Américas, por reunir vários campeões dos Jogos Pan-Americanos. Segundo ele, o campeonato ocorre num momento oportunidade, pelo fato da modalidade ter se tornado olímpica (O karate fará sua estreia nos Jogos Olímpicos de 2020, em Tóquio, no Japão). “Para quem deseja brigar por uma vaga nas Olimpíadas, o Pan-Americano já será um termômetro do que teremos até 2020”, destaca o treinador.
Pelo regulamento da competição, de acordo com o treinador, no kata e Kumitê, ambos por Equipe, cada país tem direito a uma equipe. Nas disputas Individuais, segundo ele, os países têm direito a dois atletas por categoria.
Equipe Brasileira
Kata Sênior masculino / Williames Santos, Lucas Santos
Kata Sênior feminino / Nicole Yonamine, Monique Yonamine
Kata Equipe masculino / Williames Santos, Eric Nascimento, Frederico Rocha
Kata Equipe feminino / Nicole Yonamine, Monique Yonamine, Noelle Praxedes
Kumitê Sênior masc. -60kg / Douglas Brose, Gabriel Stankunas
Kumitê Sênior masc. -67kg / Vinícius Figueira, Breno Teixeira
Kumitê Sênior masc. -75kg / Hernani Veríssimo, Luiz Victor Barros
Kumitê Sênior masc. -84kg / Alberto Azevedo, Kaique Rodrigues
Kumitê Sênior masc. +84kg / Wellington Barbosa, Rafael Bernardelli
Kumitê Sênior fem. -50kg / Tamillis Pimenta, Giovanna Feroldi
Kumitê Sênior fem. -55kg / Valéria Kumizaki, Júlia Hort
Kumitê Sênior fem.-61kg / Maike de Oliveira, Érica dos Santos
Kumitê Sênior fem. -68kg / Natália Spigolon, Ana Luiza Silva
Kumitê Sênior fem. +68kg / Isabela Rodrigues, Thamires Sousa
Comissão técnica:
Diego Spigolon, Ricardo Aguiar, Simone Yonamine, Vanderlei de Oliveira
Diretor técnico da CBK:
William Cardoso
Fonte: Vanderlei de Oliveira, técnico das Seleções Brasileira e Catarinense de karate e da FMD Blumenau.
Assessor de Comunicação: Humberto Trindade.
E-mail: humbertoesporte@yahoo.com.br