Offline
Maike defende o Brasil no Pan-Americano Sênior de karate
19/05/2017 08:42 em Artes Marciais

 

 

Atleta da FMD Blumenau/Associação Blumenau de karate, atual líder do ranking nacional da CBK, disputa na categoria Kumitê até 61 quilos. Vanderlei de Oliveira integra a comissão técnica da Seleção Brasileira na competição, que será disputada entre os dias 23 e 27 de maio, em Curaçao

 

A atleta Maike de Oliveira e o treinador Vanderlei de Oliveira, da Associação Blumenau de karate/Ipiranga/Barão/Park Europeu/Promoshirt/Arawaza/FMD Blumenau integram a Seleção Brasileira Sênior de karate, que disputa entre os próximos dias 23 e 27 de maio, em Curaçao, o 31º Campeonato Pan-Americano Sênior de karate 2017. O torneio, considerado a mais importante da modalidade nas Américas, vai reunir karatecas de mais de 20 países e será disputado no World Trader Center Curaçao.

 

Vanderlei, que integra a comissão técnica da Seleção Sênior, espera contribuir para que o Brasil conquiste o título geral do Pan-Americano Sênior. Vale destacar, que o Brasil é atual tricampeão da competição. Em 2016, quando o campeonato foi disputado no Rio de Janeiro, a delegação brasileira conquistou 13 medalhas. “Defender o nosso paós, sempre é uma grande motivação”, comenta o treinador. Ele lembra ainda, que a atleta Beatriz Mafra, também da Associação Blumenau de karate – titular da Seleção no Kumitê até 50 quilos e líder do ranking nacional da CBK, por estar grávida, não vai poder defender o Brasil no campeonato.

 

Confiança

 

O técnico está confiante na participação da Maike no campeonato. Segundo ele, a atleta vem de uma série de bons resultados na atual temporada, tendo conquistado, por exemplo, a medalha de bronze, no Open de Las Vegas, Estados Unidos. “A Maike está bem física e psicologicamente. Está focada no Pan-Americano, que é a competição mais importante neste primeiro semestre de 2017”, comenta Vanderlei.

 

Maike, que viaja nesta quinta-feira, dia 18 de maio, para o período de treino com a Seleção Brasileira, se mostra confiante na sua participação no campeonato. No ano passado, a blumenauense foi ouro no Kumitê Equipe. Maike aponta as representantes do México, Canadá e Venezuela – dentre suas principais adversárias na competição.

 

 

Referência

 

Sobre o Pan-Americano Sênior, Vanderlei destaca que o torneio é o mais forte tecnicamente da modalidade nas Américas, por reunir vários campeões dos Jogos Pan-Americanos. Segundo ele, o campeonato ocorre num momento oportunidade, pelo fato da  modalidade ter se tornado olímpica (O karate fará sua estreia nos Jogos Olímpicos de 2020, em Tóquio, no Japão). “Para quem deseja brigar por uma vaga nas Olimpíadas, o Pan-Americano já será um termômetro do que teremos até 2020”, destaca o treinador.

 

Pelo regulamento da competição, de acordo com o treinador, no kata e Kumitê, ambos por Equipe, cada país tem direito a uma equipe. Nas disputas Individuais, segundo ele, os países têm direito a dois atletas por categoria.

 

Equipe Brasileira

Kata Sênior masculino / Williames Santos, Lucas Santos

Kata Sênior feminino / Nicole Yonamine, Monique Yonamine

Kata Equipe masculino / Williames Santos, Eric Nascimento, Frederico Rocha

Kata Equipe feminino / Nicole Yonamine, Monique Yonamine, Noelle Praxedes

Kumitê Sênior masc. -60kg / Douglas Brose, Gabriel Stankunas

Kumitê Sênior masc. -67kg / Vinícius Figueira, Breno Teixeira

Kumitê Sênior masc. -75kg / Hernani Veríssimo, Luiz Victor Barros

Kumitê Sênior masc. -84kg / Alberto Azevedo, Kaique Rodrigues

Kumitê Sênior masc. +84kg / Wellington Barbosa, Rafael Bernardelli

Kumitê Sênior fem. -50kg / Tamillis Pimenta, Giovanna Feroldi

Kumitê Sênior fem. -55kg / Valéria Kumizaki, Júlia Hort

Kumitê Sênior fem.-61kg / Maike de Oliveira, Érica dos Santos

Kumitê Sênior fem. -68kg / Natália Spigolon, Ana Luiza Silva

Kumitê Sênior fem. +68kg / Isabela Rodrigues, Thamires Sousa

 

Comissão técnica:

Diego Spigolon, Ricardo Aguiar, Simone Yonamine, Vanderlei de Oliveira

  

Diretor técnico da CBK:

William Cardoso

 

Fonte: Vanderlei de Oliveira, técnico das Seleções Brasileira e Catarinense de karate e da FMD Blumenau.

Assessor de Comunicação: Humberto Trindade.

E-mail: humbertoesporte@yahoo.com.br

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!