Torneios na Capital de Minas Gerais vão definir os representantes do Brasil para o Sul-Americano de Base no Equador, os atletas classificados para a etapa final do Brasileiro e terá ainda o Meeting Nacional Sênior
Com três vagas já garantidas na Seleção Brasileira de karate de Base para a temporada de 2018 e outras sete para a final do Campeonato Brasileiro, a Associação Blumenau de Karate/Ipiranga/Barão/Park Europeu/Arawaza/Promoshirt/FMD Blumenau busca ratificar a condição de uma das melhores equipes da modalidade do País. Entre esta quinta-feira, dia 29 de março e domingo, dia 01 de abril, com 20 alunos/atletas (ver tabela) - participa da Seletiva II da Confederação Brasileira de Karate (CBK), em Belo Horizonte (MG) e do Meeting Nacional Sênior.
Dessa vez, em disputa, vagas nas categorias Sub-14, Cadete, Júnior e Sub-21, Kata Equipe 14/17 anos e Equipe Sênior. Só os campeões carimbam o passaporte para representar o Brasil no Campeonato Sul-Americano da modalidade entre os dias 23 e 29 de abril, em Guayaquil, no Equador. Além disso, alunos/atletas da categoria Sub-8 ao Master também disputam vagas (são quatro por categoria) para a etapa final do Campeonato Brasileiro, em Contagem (MG) programada para o período de 16 a 21 de outubro.
Para manter a boa participação e ter bom número de atletas em todas as categorias da Seleção Brasileira, a Associação, realiza desde fevereiro, uma intensa preparação. De acordo com a comissão técnica da equipe, o primeiro passo foi de trabalhar a parte técnica.
“Procuramos aprimorar a qualidade técnica dos alunos. Numa segunda etapa, o foco foi de trabalhar a parte tática, por meio de situações de lutas”, detalha Vanderlei de Oliveira, treinador das Seleções Brasileira e Catarinense de karate e da FMD Blumenau.
Para domingo, dia 01 de abril, a CBK programa Meeting Nacional – Seleção Olímpica, cujas finais serão transmitidas ao vivo pela SporTV a partir das 12h. Nessa competição, a Associação Blumenau de Karate terá como representantes Júlia Krüger, como atual campeã brasileira na categoria Kumitê até 50 quilos e Márcia Mafra, campeã do Pré-Olímpico Nacional. O torneio conta pontos para o ranking especial da CBK, que vai definir uma vaga por categoria para o Campeonato Mundial Sênior 2018 programado para o período de 05 a 11 de novembro, em Madrid, na Espanha.
A equipe:
ATLETA - CATEGORIA/Torneios
Andreza Oesckler - Sênior +68 quilos/Brasileiro
Antony Alvisi - Cadete -52 quilos/Seletiva e Brasileiro
Ariadne Boing - Júnior -53 quilos/Seletiva
Camily Teixeira - Cadete -47 quilos/Seletiva
Diego Pereira - Cadete +70 quilos/Seletiva
Eduardo Bitencourtt - Cadete -63 quilos/Seletiva/Brasileiro
Eduardo de Oliveira - Cadete -30 quilos/Brasileiro
Gabriela Camargo - Júnior -59 quilos/Seletiva/Brasileiro
Jaqueline Luebke - Cadete -54 quilos/Seletiva/Brasileiro
Júlia Krüger - Sub-21 -50 quilos/Seletiva/Brasileiro
Kaylane de Andrade - Sub-14 -42 quilos/Seletiva/Brasileiro
Manoela Waldrick - Cadete Kata/Seletiva
Márcia Mafra - Sênior -55 quilos/Brasieleiro
Nicole Bauchipiess - Cadete -54 quilos/Seletiva
Rafael Bilau - Cadete -52 quilos/Seletiva/Brasileiro
Sabrina Bernabeu - Cadete +54 quilos/Seletiva/Brasileiro
Thiago Schmitt - Júnior -61 quilos/Seletiva/Brasileiro
Vinicius de Souza - Cadete -52 quilos/Seletiva/Brasileiro
Vitor Hessmann - Cadete -57 quilos/Seletiva/Brasileiro
Welton Barbosa - Sub-21 -75 quilos/Seletiva/Brasileiro
Foto: Welton disputa vagas pela Seletiva e Brasileiro na categoria Sub-21 - Artur Moser/Divulgação
Fonte: Vanderlei de Oliveira, técnico das Seleções Brasileira e Catarinense de Karate e da FMD Blumenau.
Assessor de Comunicação: Humberto Trindade, e-mail: humbertoesporte@yahoo.com.br