Offline
ABK/SME Blumenau estabelece marcas internacionais em 2019
23/12/2019 11:11 em Artes Marciais

Técnico e o trio que fez história em Monterrey, no México

 

Associação Blumenau de Karate teve alunos campeões em torneios internacionais representando a Seleção Brasileira, além da conquista de 13 medalhas na etapa final do Campeonato Brasileiro

 

O ano de 2019 termina com muitas conquistas para a Associação Blumenau de Karate/Ipiranga/Barão/Arawaza/Promoshirt/SME Blumenau. A equipe mostrou, por exemplo, a sua força com as 13 medalhas conquistadas na fase final do Campeonato Brasileiro de Karate. De quebra, ainda teve atletas campeões de torneios internacionais; como Youth League e Open de Las Vegas (EUA). A equipe também se sagrou hexacampeã do Campeonato Estadual Ranking A. Além disso, o treinador Vanderlei de Oliveira fez parte da comissão técnica da Seleção Brasileira de Karate – campeã do Pan-Americano Sênior e dos Sul-Americano e Pan-Americano das categorias Sub-14 ao Sub-21.

 

Além das conquistas durante da temporada de 2019, Vanderlei de Oliveira foi finalista ao prêmio Troféu Gustavo Kuerten de Excelência na categoria de melhor técnico. Outro destaque do ano, o treinador fez parte da comissão técnica da Confederação Brasileira de karate em várias etapas da Premier League, como de Tóquio, no Japão; Canadá e Áustria e dos campeonatos Pan-Americano e Sul-Americano.

 

Novos talentos

 

Referência no trabalho de base realizado pela comissão técnica, a Associação teve vários atletas de destaques na temporada, como Diego Pereira, primeiro medalhista brasileiro de ouro no karate 1 Youth League (competição que reúne atletas de base de todo o mundo), em Monterrey, no México, medalha de ouro no Kumitê Cadete + 70 quilos. A equipe blumenauense obteve ainda outras duas medalhas na etapa mexicana da competição, com Sabrina Bernabeu, prata no Kumitê Cadete +54 quilos e Luisa Klettenberg, bronze na mesma categoria. Ainda nesta temporada, no USA Open de Las Vegas (EUA), Sabrina foi campeã e Diego, medalha de bronze.

 

Além do trio, a ABK apresentou para o País novos talentos das categorias de base durante a etapa final do Campeonato Brasileiro de karate, em Uberlândia (MG), em outubro. Eduardo de Oliveira, se sagrou campeão na categoria Sub-12 até 30 quilos e Rafaela Westphal, ouro no Kumitê até 35 quilos Infantil. Teve ainda Nicole Bauchspiess, campeã no Kumitê Júnior até 59 quilos e Eduardo Bittencourt, vice no Kumitê Júnior até 68 quilos.

 

Experiência e parcerias

 

Se na base a Associação Blumenau de karate tem mantido a sequência de revelar novos talentos para o karate nacional, na categoria Sênior, a equipe também está bem representada. Gabriela Camargo, por exemplo, que subiu este ano de categoria, foi vice do Brasileiro no Kumitê até 68 quilos. Márcia Mafra, medalha de bronze, até 55 quilos, manteve a boa freqüência dos últimos quatro anos de subir ao pódio do torneio nacional.

 

Mas as conquistas de 2019 vão além dos tatames. Na temporada, a equipe de Blumenau manteve os seus principais patrocinadores: Escola Barão do Rio Branco, Arawaza e Promoshirt - como também promoveu várias ações durante o ano – dentre as quais, apresentação especial no Neumarkt Shopping e a realização do 5º Open Blumenau/Barão.  “Foi um evento em parceria com a escola, no qual, tivemos a participação de mais de 200 alunos de karate”, destaca Vanderlei. “Apoiamos ainda a Secretaria Municipal de Educação e a SME Blumenau na organização da modalidade karate nos Jogos Estudantis da Primavera, com a presença de mais de 400 alunos das escolas de Blumenau”, lembra o treinador.

 

Seleções de SC e Brasileira

 

A equipe esteve presente em algumas das grandes conquistas da Federação Catarinense de Karate, como o vice-campeonato da etapa final Brasileiro, em Uberlândia (MG), representando Santa Catarina. A Associação também fez parte de alguns dos resultados mais importantes da CBK no decorrer da temporada, com alunos titulares das Seleções em torneios internacionais, como os títulos dos Campeonatos Pan-Americano e Sul-Americano.

 

Eduardo Oliveira, se sagrou campeão brasileiro na categoria Sub-12 Kumitê até 30 quilos

 

Algumas conquistas da equipe

 

INTERNACIONAIS

Aluno campeão da Youth League categoria Cadete acima de 70 kg, Monterrey, México;

Aluna vice-campeã da Youth League categoria Cadete acima de 54 kg, Monterrey, México;

Aluna campeã na categoria Cadete acima de 54 kg, US Open Las Vegas, USA;

Aluno medalha de bronze na categoria Cadete acima de 70 kg, US Open Las Vegas, USA;

Alunas quinta colocada na categoria Sênior até 60 kg, Premier League de Salzburg, Áustria;

11º Lugar na categoria Sênior até 67 kg, Premier League de Montreal, Canadá;

Técnico da Seleção Brasileira Olímpica na Premier League de Tóquio, Japão;

1º lugar no Kumitê Equipe feminino no Campeonato Sul-Americano Sênior, em Santa Cruz, Bolívia;

1º lugar geral do Sul-Americano com a Seleção Brasileira de Karate, em Santa Cruz, Bolívia;

Aluna campeã do Sul-Americano na categoria Cadete acima 54 kg, em Santa Cruz, Bolívia;

Alunas quinta colocada na categoria cadete acima 54 kg, no Campeonato Pan-Americano, em Guayaquil, Equador;

 

NACIONAIS

1º lugar no Campeonato Brasileiro por Equipe Sênior e Sub-21 feminino;

04 alunos titulares da Seleção Brasileira em 2019;

04 medalhas de ouro no Campeonato Brasileiro – Etapas Classificatórias;

19 alunos classificados para final do Campeonato Brasileiro;

06 medalhas de ouro no Campeonato Brasileiro etapa final.

 

ESTADUAIS

1º lugar pela ABK da 1ª etapa do Campeonato Catarinense Ranking “A”;

1º lugar pela ABK da 2ª etapa do Campeonato Catarinense Ranking “A”;

1º lugar pela ABK da 1ª etapa Campeonato Catarinense Série “B”;

1º lugar pela ABK da 2ª etapa Campeonato Catarinense Série “B”;

2º lugar dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) 2019;

2º lugar dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina 2019;

2º lugar da Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc) 2019.

 

Fonte: Vanderlei de Oliveira, técnico das Seleções Brasileira e Catarinense de Karate e da SME Blumenau (99163-9973)

Assessor de Comunicação: Humberto Trindade (99194-0745)

E-mail: humbertoesporte@yahoo.com.br

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!