O índice foi obtido durante o Troféu Brasil de Atletismo.
No último fim de semana, o atleta Felipe Vinicius dos Santos, da Associação Atletismo de Blumenau (AABlu), conquistou uma vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio, durante o Troféu Brasil de Atletismo 2020, disputado de 10 a 13 de dezembro, em São Paulo. O atleta de Blumenau alcançou o índice vencendo a modalidade decatlo, no torneio mais importante da América Latina.
Felipe foi destaque da equipe na competição. Ele venceu o decatlo, conjunto de 10 provas, com 8.364 pontos, superando o índice de 8.350 pontos e garantindo qualificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio-2021. O atleta também é recordista Sul-Americano Sub-20, com 7.762 pontos.
Durante a competição do último fim de semana, ele conseguiu dois recordes pessoais: 7,64 m (-1.4) no salto em distância e 2,07 m no salto em altura. Nos últimos anos, o atleta passou por duas cirurgias e ficou praticamente duas temporadas em tratamento. Agora, Felipe vai continuar a preparação para a disputa dos Jogos de Tóquio-2021.
A equipe blumenauense também conquistou o segundo lugar na categoria masculina, terceiro lugar na categoria feminina e levantou ainda o troféu de terceira colocada na classificação geral. Esta colocacão é inédita para os blumenauenses na competicão, a mais importante do Brasil e da América Latina, que contou com a participacão de 79 equipes.
Termo do Centro de Referência Paralímpico de Blumenau é prorrogado até 2024
Espaço foi inaugurado em janeiro deste ano e é uma das 14 unidades distribuídas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) no país.
Blumenau é uma das 14 cidades que abrigam o Centro de Referência Paralímpico que o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) implantou no país. Promovido por meio de uma parceria entre a Prefeitura, FURB, CPB e com o apoio da Associação do Paradesporto de Blumenau (Apesblu), o Centro de Blumenau foi escolhido em janeiro deste ano por apresentar todos os indicadores necessários.
Com o contrato prorrogado até 2024, o Centro é a valorização do trabalho desenvolvido pelo Paradesporto de Blumenau, que mesmo durante o período de pandemia não diminuiu os treinos com os atletas. Somente em 2020, mais de 100 videoaulas foram publicadas na plataforma e centenas de aulas on-line (com transmissões ao vivo) promovidas, bem como a 1ª edição dos Jogos On-line da Apesblu, que contou com a participação de três estados.
“A prorrogação do Centro até 2024 é uma vitória e um reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo Paradesporto, que mesmo em meio à pandemia, manteve as aulas com o escolar e as performances dos atletas do rendimento, além de promover a interação entre os familiares de todos os envolvidos”, comemora a diretora do Programa Paradesporto, Giselle Margot Chirolli.
Assessor de Comunicação: João Vitor Korc
Fotos: Wagner Carmo/CBAt e divulgação (banco de dados)