EQUIPE BRASILEIRA É CAMPEÃ NO CAMPEONATO SUL-AMERICANO DE BADMINTON NO PERU
Depois de ganhar a prata no sub-19 e o ouro no Sub-15, o Brasil mostrou sua força na categoria adulto e subiu ao lugar mais alto do pódio na disputa por equipes no Campeonato Sul-Americano de badminton. O time brasileiro levou a melhor sobre Peru, Chile e Argentina para ficar com a medalha de ouro no torneio que está sendo disputado em Lima.
As disputas começaram no sábado, quando o Brasil passou sem problemas pela Argentina por 5 a 0 e ganhou apertado do Peru por 3 a 2. A confirmação do título veio no domingo com a vitória de 4 a 1 sobre o Chile.
O resultado determinante para a conquista do título sul-americano foi a vitória sobre os donos da casa no sábado. Foram cinco confrontos equilibrados e emocionantes.
O Brasil saiu atrás no confronto ao perder nas duplas mistas. Matheus Voigt e Bianca Lima caíram diante de Diego Mini e Luz María Zornoza por 28/26 e 21/17 e Daniela Macias fez 2 a 0 para o Peru ao vencer a disputa de simples feminina.
O Brasil reagiu com as vitórias de Alisson Vasconcelos sobre José Guevara no simples masculino e nas duplas femininas. A definição ficou para as duplas masculinas e Matheus Voigt e Alison Vasconcelos derrotaram Barrueto e Guevara para levar o Brasil à vitória e à medalha de ouro por equipes do Campeonato Sul-Americano de badminton.
A partir desta segunda-feira começaram as disputas nas categorias individuais no Campeonato Sul-Americano de badminton. O torneio se encerra na quarta-feira em Lima.
BRASIL PERDE FINAL POR EQUIPES SUB-19 E FICA COM A PRATA NO SUL-AMERICANO DE BADMINTON
Depois de vencer os confrontos contra Chile, Argentina e Equador por 5 a 0, o Brasil decidiu o título do torneio por equipes sub-19 do Campeonato Sul-Americano de badminton, que está sendo disputado em Lima, contra o Peru. Os donos da casa levaram a melhor e venceram os cinco confrontos da decisão para ficar com a medalha de ouro, deixando os brasileiros com a prata e os chilenos com o bronze.
Na abertura da final, Manoella Klemz caiu diante da peruana Fernanda Saponara por 21/11 e 21/15. Em seguida, João Moreira também perdeu em sets corridos para Diego Mini. Na disputa por duplas femininas, Saponara/La Torre deram à terceira vitória ao Peru, garantindo o título para o país anfitrião.
Nas duplas masculinas, Batalha/Gori caiu diante de Bruno Barreto/José Guevara e, na última partida, realizada entre duplas mistas, deu mais uma vez Peru que fechou o placar da final em 5 a 0.
BRASIL CONQUISTA SUL-AMERICANO SUB-15 POR EQUIPES DE BADMINTON NO PERU
Após a equipe sub-19 do Brasil ter conquistado o vice-campeonato Sul-Americano de badminton, a garotada do Sub 15 faturou o ouro no torneio internacional ao vencerem a equipe anfitriã, o Peru, para ficar com o título por equipes.
A conquista ocorreu na última sexta-feira com uma vitória sore os donos da casa por 3 matches a 2. “Esta é uma demonstração clara que o Brasil está no caminho certo quando se trata de esporte de equipe. Este resultado fortalece nossa política de incentivo para que outros resultados venham engrandecer ainda mais o badminton, que tanta alegria vem dando para nossa família desportiva. Estamos iniciando um novo ciclo olímpico e essa garotada está demonstrando que resta pronta para os desafios vindouros. A CBBd também está pronta para o porvir, na certeza que talentos temos de sobra”, diz o presidente da CBBd, Francisco Ferraz de Carvalho.
Além da medalha de ouro por equipes no Sub-15, o Brasil ganhou a medalha de prata nas duplas masculinas Sub-19 com Gabriel Morales e Vinícius Gori, nas duplas femininas Sub-19 com Cristiane Bittencout dos Santos e Thamires Gonçalves de Oliveira e nas duplas mistas Sub-19 com Cristiane Bittencout dos Santos e João Marcos da Silva Moreira.
No Sub-17, o Brasil levou duas medalhas de bronze no torneio de duplas masculino com Caio Coutinho e Leonardo Martelli e Isak Pinheiro de Souza Batalha e Lucca Trovarelli, nas duplas femininas com Gabriela Sayuri e Manoela Gori e nas duplas mistas com Luiza Beyer Mogk e Isak Pinheiro de Souza Batalha.
No Sub-19, o Brasil ficou com o bronze com João Marcos da Silva Moreira e Vinícius Gori no torneio de simples masculino e Thamires Gonçalves de Oliveira e Manoella Klemz Koepsel no feminino. Nas duplas, mais três bronzes, Enzo Vinícius Sugiura e Francisco Brandão, além de Lucas Gilisnki da Cunha e Matheus Rodriguez dos Santos no masculino, e a parceria formada por Manoella Klemz Koepsel e Mariana Couto no feminino. Para completar, mais dois bronzes no torneio de duplas mistas com a parceria formada por Mariana Couto e Vinícius Gori e a dupla Gabriel Morales e Thamires Gonçalves de Oliveira.
Textos de Fernando Gavini.
PARTICIPAÇÃO DOS ATLETAS DO BADMINTON BLUMENAU CLUBE/FMD
- As atletas Naira Vier, Bianca Lima, Jaqueline Kempner e Matheus Voigt foram campeões por equipes na categoria adulto no Sul Americano. Os técnicos Rodrigo Ferreira e Gabriel Alcantara foram os responsáveis por treinar a equipe;
- Rodrigo Ferreira (técnico) também foi campeão por equipes no sub15;
- Manoella Koepsel ganhou dois bronzes na categoria Sub-19: Dupla Feminina e Individual;
- Luiza Mogk garantiu o bronze na Dupla Mista Sub-17;
- Manoella, Luiza e Janine Bauler conquistaram com a seleção brasileira o vice campeonato por equipes no Sub-19;
Fonte dos resultados e Fotos: facebook.com/BadmintonBlumenau/